Brasil passa Reino Unido, mas só terá renda igual em 20 anos

O Brasil conquistou o posto de sexta maior economia do mundo, ultrapassando o Reino Unido, de acordo com estudo do Centro de Pesquisa para Economia e Negócios (CEBR, na sigla em inglês) publicado ontem pelos principais jornais londrinos. É a primeira vez que os britânicos ficam atrás de um sul-americano nesse tipo de ranking. Apesar de superar o Reino Unido no tamanho da economia, o Brasil continua longe de proporcionar à população um padrão de renda parecido com o dos europeus.

. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos brasileiros, por exemplo, deve encerrar o ano em US$12.916, menos de um terço dos US$39.604 dos britânicos. Num cenário otimista, que pressupõe crescimento populacional de 1% e de 6,5% da economia ao ano, o Brasil só atingiria o patamar do PIB per capita dos britânicos em 2028, segundo simulação feita pela Austin Rating. Com a mesma taxa de expansão populacional, mas com a economia crescendo a 5% ao ano, o PIB per capita brasileiro alcançaria o atual britânico só em 2032.

. Ao comentar a ascensão ao posto de sexta maior economia do mundo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu ontem que a melhoria do padrão de vida dos brasileiros continua sendo um desafio. E que o Brasil deve levar de dez a 20 anos para fazer com que os seus cidadãos tenham o padrão de vida europeu.

19 comentários:

Nélio disse...

Não foi o Brasil-il-il! que ultrapassou o Reino Unido; foi a economia do Reino Unido que despencou absurdamente. A dupla Mantega/Tombini não possui cacife para tanto. Afinal, eles estão mirando a história como os que devolveram a inflação ao país...

Anônimo disse...

Quanto despeito pelo sucesso atual da economia que os tucanos jamais sonharam em alcançar.

Sergio Oliveira disse...

Ia comentar, mas o Nélio já o fez. Correto, mas os pestistas estão tendo orgasmos.

Anônimo disse...

O que você prefere? Morar na sexta economia do mundo, estar cercado por miseráveis sem água e esgoto tratado, sem segurança para sair de casa, sem escola descente para os filhos, pagar 1 salario minimo de plano de saúde particular e mesmo assim não estar garantido? Ou morar na Nova Zelândia (53º no ranking) e não ter o Lula como seu representante?

Anônimo disse...

Isso acontece por causa concentração de renda gerada pelo estatismo arraigado no Brasil.
O estado espolia metade da renda do setor produtivo para concentrar em burocracia e privilégios para as corporações estatais.

Anônimo disse...

Os ingleses tiveram prosperidade as custas dos indianos, africanos, chineses e mais outros povos.

Aqui,agora, da mesma forma, são os brasileiros explorando brasileiros em esfera estatal, pois na privada tem fiscal do estado e advogado trabalhista por toda a parte.

Paulo Rocha, Eldorado do Sul disse...

Sou obrigado a concordar com o anônimo das 11:19. Creio que os tucanos jamais sonharam que o Plano Real alcançasse o sucesso que alcançou, propiciando tirar milhões de brasileiros da miséria.

Parabéns ao saudoso Itamar Franco, à Fernando Henrique Cardoso, e até por que não citar Lulla, que evitando fazer qualquer alteração na política econômica de FHC, não mergulhou o pais nas trevas... Falo da economia evidentemente.

Anônimo disse...

Políbio, avise seus comentaristas lobotomizados do PT que nada disto teria ocorrido se Lula não tivesse seguido o Plano Real tal como FHC e sua equipe idealizaram. Se deixasse um petista meter a mão, hoje estaríamos na frente só da Somália...

Anônimo disse...

prefiro morar na Dinamarca, que esta la pelo meio da tabela do tal ranking...

ou na Noruega...

ou na Holanda...

a China figura la em cima da tabela de PIBoes...

quem quer morar la?

a India também caminha para números vistosos, e sabemos que sao apenas números...

quem quer morar la?

esse papo eh so para enganar idiotas, e obviamente o que não falta nessepaiz são eleitores idiotas...

comemorem o 6 lugar morrendo nas esquinas dessepaiz, sendo impedidos de parar nos semáforos durante a noite, ficando nas intermináveis filas do SUS, sendo assaltado dentro da própria casa a qualquer hora do dia, sendo sequestrado ao chegar em casa ou ao sair do banco e por ai vai...

bando de otários, nem em 50 anos da pra chegar no mesmo nível do desenvolvimento europeu, que significa muito mais do que ter grana no bolso...

Anônimo disse...

o anonimo das 13:13 h tenho uma amiga que foi morar e trabalhar na nova zelandia(colher kivi) acabou casando e não troca o país pelo Brasil de jeito algum. edus

Anônimo disse...

os ingleses tiveram prosperidade a custa dos chineses?

kkkkkkk...

valha-me Deus...

Anônimo disse...

Sim, também as custas de chineses, sr.anonimo das 16:18. Basta saber um pouco de história e geografia. Com uma simples pesquisa na Barsa, verás a localização e história de Hong Kong, então irás aprender uma pouco mais.

Anônimo disse...

Já notaram? a fala dos comunistas é sempre no futuro - será um mundo melhor... blá blá blá...

O prazo de mais esta engaNação é de 20 anos...

Anônimo disse...

Os tucanos não só sonharam, como realizaram e deram de mão-beijada para os petebas tocarem. Os feitos foram tantos e tão significativos que o ex passou os 2 mandatos "desconstruindo" tudo o que FHC fizera - até mesmo o dinheiro impresso à época está sendo substituído, com o intuito de apagar qualquer vestígio da memória da população atual, enquanto se "prepara" as gerações futuras. E, claro que neste futuro estarão os vendidos de sempre que, enquanto porão seus concidadãos para produzir de verdade, ganharão uma merreca a mais, enrolando em algum carguinho do governo, mesmo tendo que lamber a bota do tirano...

Anônimo disse...

LKEMBREM que no item pagamento de impostos já estamos emparelhados com os britânicos há muito tempo, embora os serviços e produtos tenham qualidade de 4o.mundo...

Anônimo disse...

Anonimo das 16:18! Dê uma olhada na Barsa, por exemplo, e verifiques onde fica Hong Kong. História e geografia se apresente até aqui também.

Oswald disse...

Hong Kong era a região mais próspera da China e e um dos lugares mais desenvolvidos do mundo em mãos dos ingleses. Depois foi devolvida para a China. Não sei como estará agora. Se for o caso que os ingleses usufriaram das suas colonias, estas ganharam muito também: Vejam Estados Unidos, Canadá, Australia, Nova Zelandia. As ilhas Falklands, não querem saber de ficar sob o domínio dos argentinos. A própria India está se desenvolvendo graças as bases criadas pelos ingleses.
Agora os paises colonizados pelos espanhois e portugueses...

Anônimo disse...

Crescimento contínuo de 6,5 % ao ano, tá, pode parar a análise por aí, é mais uma piada. Ora, se a média, sem crise mundial, tem sido de 3 / 4 % ao ano, como chegaremos a 6,5 % ? Como tem chutador profissional por aí !

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Quanto despeito pelo sucesso atual da economia que os tucanos jamais sonharam em alcançar.

27 de dezembro de 2011 11:19

O sucesso é dos tucanos - só que, colocado no tempo, foi colhido pelos atuais. Deu para entender agora?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/