A serviço do governo, Marco Maia (PT) manobra e barra CPIs na Câmara

Sem alarde, o presidente da Câmara, o gaúcho Marco Maia (PT-RS), tem tomado decisões, em seus nove meses do mandato, que esvaziam o poder constitucional dos deputados de fiscalizar as ações do governo. Ele não permitiu a instalação de nenhuma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e vem dificultando as iniciativas de investigação das comissões e a busca de informações dos parlamentares junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, ao retirar prerrogativas dos parlamentares, Maia beneficia diretamente o governo. As CPIs são instrumentos de investigação parlamentar com poderes de quebrar sigilos fiscais, telefônicos e convocar qualquer pessoa. Por isso, o Executivo, que nem sempre consegue controlar os trabalhos das comissões, sempre viu as CPIs com desconfiança, como uma “arma perigosa” nas mãos dos parlamentares.

. A estratégia de Maia levou a um significativo recorde na história do Legislativo: esta é a primeira vez, nos últimos 36 anos, que não há uma única CPI funcionando na Câmara no início de um período legislativo.

4 comentários:

Anônimo disse...

A unica explicação : o pt é muito bom e a oposição é muito ruim .

Anônimo disse...

NA próxima eleição o Marco Maia vai estar em Canoas pedindo votos ...

Ricardo disse...

A outra explicação, anônimo das 10:24, é que o Sr. Maia é mais um peixe mandado do PT que faz de tudo para encobrir as falcatruas do partidão et caterva !

Anônimo disse...

Quando Maia se apresentar para pedir votos (afinal deputados DEVERIAM defender interesses dos eleitores) vamos lembrá-lo que se quer alguma coisa que peça para o governo já que foi SÓ isso que ele soube fazer: ser pau mandado e não defender os interesses dos brasileiros.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/