Opinião - Médicos formados em Cuba

Pelo menos 6 mil médicos já se formaram ou estão se graduando em medicina fora do País, mas apenas 600 voltam anualmente para o Brasil, onde enfrentam problemas terríveis para revalidar seus diplomas. Os que estão em pior situação são os brasileiros graduados em Cuba, porque quase todos são reprovados. Acontece que Cuba é o único País que matricula sem vestibular, desde que algum comunista faça a indicação para o curso.

CLIQUE AQUI para ler o artigo do Estadão de hoje, porque ele revela que o governo procura desesperadamente resolver o impasse, presssionado pelas organizações de esquerda.

18 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer, então, que Lula chegou a enviar ao Congresso um projeto de lei que previa a equivalência dos diplomas de medicina expedidos no Brasil e em Cuba?
E ainda tem gente que acha que é maldade a gente querer que Lula faça o tratamento pelo SUS ou vá pra Cuba.

Anônimo disse...

No que tiverem seus diplomas válidos, esses "médicos" vão dar uma banana para o sistema que os pariu e cobrar bem caro por uma consulta.

Anônimo disse...

Quem sabe o Lula não trata a sua doença com médicos formados em Cuba. A prova de revalidação de título para médicos formados no exterior não pode privilegiar "cubanos". Que absurdo esse país!!

Anônimo disse...

A esquerda é a maior fonte de incompetência, burrice e ignorância que existe no mundo ocidental, mas são extremamente competentes quando o assunto é corrupção, são essencialmente corru..PT..os.

Mordaz disse...

Mas estes médicos eram apenas para atender os pobres, não eram para saber medicina mesmo.

Anônimo disse...

Caro Políbio, boa tarde.
Não sou da área médica, mas solicito ao amigo que esclareça, a mim pelo menos, o nível de formação técnica dessa Faculdade de Medicina e quais são as especialidades oferecida ao corpo docente.
Segundo informação recebida, parece que o curso de Medicina Sanitária é o carro-chefe delles.
Talvez algum comentarista possa adicionar detalhes sobre o tema. Aliás, se a memória não me trair, essa será a 4ª tentativa (oficial) de invasão-branca cubana.
Espero que o CRM, mais uma vez, expulse tal idéia comunista!
Abraço.
PILINCHO

Anônimo disse...

Esse governador está mais perdido que cachorro que caiu do caminhão da mudança.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:


É mais uma canalhice dos brasileiros politizados ou esquerdistas canalhas e corruPTos.
Na ilha do fidel,o único comunista no mundo que tem uma ilha e seus habitantes,o curso de medicina forma excelentes enfermeiros.

Saudações

Ps outro socialista que tem uma ilha e seus habitantes é o sarney amigo dos canalhs petralhas

Anônimo disse...

Formados em Cuba, bons pro IML.

Anônimo disse...

Os médicos cubanos devem ser uma espécie de assistentes sociais, praticando uma medicina preventiva, jamais podem ser equiparados a um médico formado na escola tradicional de medicina. Já na cabeça de alguns devem ser ótimos profissionais ... para tratar os outros.

NAPALM disse...

Atrevo-me a declarar que medicina cubana não é seria.
Este mito existe devido à forte propaganda do regime ditatorial daquele país (inferninho, seria melhor dizer, pois ninguém se lança ao alto mar - por distância de 150 km, equivalente ao trajeto Poa-litoral - até a Flórida, com jangadas improvisadas e em meio a tubarões e tempestades, se vivesse no paraíso).
Eu sempre disse, durante minha faculdade de medicina e perante meus professores da disciplina de medicina social, que, quando a família Castro caísse, veríamos a velha história da URSS, que se jactava de não ter nenhum caso de tuberculose mas, ao desabar a "cortina de ferro comunista", mostrou vários casos de pessoas com bacilo de Koch (tuberculose, para leigos)...
Cuba trata vitiligo (uma doença que causa destruição de melanócitos, células que sintetizam pigmento que dá tom mais escuro à pele) com placenta, coisa que não é feita em lugar nenhum do mundo. Cuba trata retinose pigmentar, doença que causa cegueira e que não tem tratamento em nenhum lugar do mundo. Cuba trata câncer com cartilagem de tubarão (pois a "base científica" disto é que este peixe é um dos poucos animais na natureza que dificilmente tem câncer). Convenhamos, se o tratamento dessas doenças pudesse ser feito de forma simplória e ainda eficaz, grandes empresas farmacêuticas não gastariam centenas de milhões (sob o risco até de quebrarem) de dólares na pesquisa de um composto químico adequado, pois, de outro modo, qualquer laboratório "shing ling" concorrente utilizaria essa "ciência cubana" e disponibilizaria um produto no mercado praticamente sem custo algum.
Uma pergunta pertinente. Por quê Fidel Castro, ao tropeçar e quebrar o joelho, foi tratado por um traumato-ortopedista francês? Por quê Fidel Castro, ao ter uma diverticulite, foi tratado por um cirurgião espanhol? Certamente foi por motivos bem mais importantes que aqueles que levaram o Lula e a Dilma ao Hospital Sírio-Libanês, pois em Cuba sequer existe algum centro de referência como o Hospital das Clínicas da USP ou o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, para citar alguns locais públicos no Brasil. Aliás, o rituximab que a Dilma usou no Sírio-Libanês só é fornecido pelo SUS nos 2 locais supra-citados e às custas daquelas instituições .
Lula e Dilma podem se tratar onde quiserem, até no Anderson Cancer Center (para onde foi o falecido vice-presidente José Alencar), conquanto parem de falar lorotas e bravatas sobre a saúde pública brasileira e comecem a levá-la a sério, com controle informatizado de aplicação dos recursos financeiros e emprego de tecnocratas em substituição aos "companheiros" no comando dos grandes hospitais públicos (caso típico daquela corja comunista do grupo hospitalar Conceição em Poa, mal de que não padece o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, cujo regime trabalhista é CLT).
Diplomas estrangeiros de qualquer área podem ser validados sim, mediante prova objetiva, algo que representa uma catástrofe para a medicina cubana, cujas faculdades ensinam "Comunismo I" na grade curricular para deixar a verdadeira ciência de lado. No último teste de validação nacional de diplomas médicos estrangeiros (que incluía um universo de egressos de Cuba, Bolívia...), somente 1 ou 2 pessoas, no universo de mais de 600, lograram êxito, se não estou enganado.
Agora, se o argumento é de que faltam médicos para atender a população pobre e vale tudo diante da necessidade, até o emprego de "cirurgiões-barbeiros medievais", que valorizem o produto nacional, como nossos pajés índios, cujo xamamismo utiliza o mesmo princípio da fitoterapia (alcunha de "medicina natural") destas pseudo-faculdades estrangeiras.
Parodiando Caetano e Gil, o Haiti, Serra Leoa e Etiópia ainda não são aqui, mas os comunistas de araque deste país (exceção seja feita ao Aldo Rabelo, que ao menos sabe que milho e grãos não surgem em supermercado ou indústria) fazem força para provar o contrário.
Napalm neles!!!
Um abraço,
N4P4LM

Anônimo disse...

Tenho um amigo em Poa que se formou na Bolivia e foi a Brasilia fazer o teste com mais de cem candidatos a médico, ele e uma moça formada na Argentina passaram, deve ser muito dificil, pelo que sei o curso de medicina é o mais caro, não tem como trabalhar de graça, estuda 5 anos, mais curso de especialização e se for psiquiatria mais 5 anos, querem que o cara trabalhe por miséria, ha vão tomar chá e orar. edus

Anônimo disse...

NAPALM, de 17 de novembro de 2011 01:21, obrigado pelos esclarecimentos sobre a dolorosa Medicina revolucionária cubano-castrista.
Se sacremenada a decisão absurda deste desgoverno lulopetista, será o início da tomada do território brasileiro - como sempre, começando pelo interior da nação - e a subjugação do povo pelo Partido.
A invasão de acessores cubanos "especialistas" na Venezuela e na Bolívia iniciou assim. É a ditadura totalitarista saindo do ovo da serpente...
Abraço.


PILINCHO

Maria disse...

Sabe lendo tu isso me deixa muito triste até porque quem perde é a população principalmente os pobres, pois é com muita honrra que minha filha é MEDICA FORMADA em CUBA SIM,o Brasil não quer mas toda EUROPA quer, minha filha tem reválidado seu titulo em BARCELONA e agora na ITÁLIA,pense e vejá a saúde que temos aqui,em Cuba os Medicos cuidam das pessoas desde que estão no ventre,depois são acompanhados por medicos de familia se não vão a consulta marcada o medico vai na casa, aqui se não tem dinheiro morre nas filas dos hospitais públicos, eu lamento pois os ricos não se tratam pelo sus mas os pobres,aqui as crianças morrem com vasilina e leite ingetado na veia, será que cuba aconteçe isso????? duvido.

NAPALM disse...

Não, sua filha não é necessariamente uma boa médica por ter validado o diploma na Espanha e na Itália. Eu também validei o meu na Europa e sabe do que precisei para tanto? Apenas comprovar documentação e de dinheiro (para pagar taxas e comparecer pessoalmente lá).
Bom é mesmo a validação nos EUA (que aceitam inclusive candidatos ao teste formados em faculdade cubana , vide link da notícia do Polibio Braga em 26/outubro/2011). O problema é que são 3 etapas de testes, as 2 primeiras com 7 baterias de questões com tempo de 1 hora cada e a última um teste prático exigindo a descrição de história, exame físico e hipótese diagnóstica após cada exame (10 ao todo) de atores simulando queixas clínicas. Lá, 75% dos médicos formados em Cuba são reprovados, assim como a grande maioria dos formados em Cuba é no teste brasileiro (por sinal, muito mais fácil do que o teste americano). Aliás, os americanos só aceitam candidatos de faculdades de medicina já existentes há algum tempo (eu sei de gente da ULBRA que sequer pôde se inscrever). Se sua filha falha no teste de revalidação do diploma no Brasil, competente ela não é (ou deve sofrer de colapso psíquico quando pressionada).
Uma indagação. Por que sua filha não foi viver na Europa, trabalhando como médica? Na Europa (e principalmente nos EUA) eu sei que a lei funciona para tudo, inclusive para erro profissional...
Lamento pelo seu raciocínio deturpado, que inventa uma "solução" para pobreza do País envolvendo curiosamente ganho (vantagem) pessoal, no caso, um emprego para sua filha. Já disse e repito que, se for para dar assistência médica a todo custo (mesmo que acarrete mortes), que liberem pajés índios - e também os médicos veterinários - para atender a população. Aliás, corrigindo seu argumento deturpado (para não dizer falacioso), quem colocou vaselina na veia de paciente foi uma técnica/auxiliar de enfermagem e não médico brasileiro, viu?
Saudações ao ao editor, que sempre fornece democraticamente espaço a manifestações (ainda que as desses petistas/comunistas sejam calcadas em pensamento surreal/kafkaniano)
N4P4LM

PS: o Brasil é um dos poucos lugares no mundo onde os petistas/comunistas/esquerdistas (enfim, toda essa laia de oportunistas), sob a alegação de "justiça social", tentam reinventar a roda sob a forma de quadrado e insistir que isto funciona. Contudo, como dizem os americanos, "two wrongs don't make a right one".

Andrigo Zimermann disse...

Governo bancará curso para médicos formados em Cuba (ESTADÃO).

O governo vai bancar uma espécie de cursinho para que médicos formados em Cuba possam atuar no Brasil. A idéia é facilitar a revalidação dos diplomas oferecendo para esses profissionais, de graça, reforço em universidades brasileiras com assuntos que não foram abordados na graduação cubana, como noções do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso seria dado antes da prova para reconhecimento de diploma.

. Este ano, dos 677 inscritos no Revalida, 65 foram aprovados. Em 2010, quando a prova foi lançada, os resultados foram muito mais baixos: dos 628 candidatos, apenas 2 tiveram permissão para trabalhar no Brasil.(o que nos mostra como esses estudantes são disciplinados e dedicados a medicina,como eles gostam de disser “nós não passamos porque a prova é feita para nos deixar de fora”,o que não falam é que lá as aula são por vídeos aulas ao estilo TELE-CURSO,seus livros são defasados o de ANATOMIA do PRIVES data de 1938 com atualização 1979,e as festas vão de quintas a domingo na ELAM,onde a maioria é do MST e o restante PCdoB,PT,…e tudo que puder ser de esquerda no mundo)

. A Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, já prepara os detalhes do curso. Além das aulas teóricas e práticas, os formados receberiam, no período de 10 meses do curso, uma espécie de bolsa de ajuda de custo, no valor de R$ 1.240,00. (Vão beneficiar somente os estudantes da ELAM Cuba,os outros que se formam no estrangeiro USA,Canadá,Alemanha,Espanha,Japão,Argentina e Bolívia não receberão tais benesses.Os brasileiros que estudaram muito sejam ricos ou pobres e conseguiram o direito e respeito da CLASSE MÉDICA de entrar numa universidade pública ,não recebem um tostão do governo federal..!!!) Noticia do ESTADÃO.

É triste saber que a saúde esta em frangalhos e nosso país insiste em deixá-la pior, com médicos mal formados atuando ilegalmente em sua maioria nos estados do Norte e Centro Oeste, ou legalmente depois de muito MEDCURSO (cursinho preparatório para residência), mas não deixando de ser os mais medíocres estudantes que o país conseguiu produzir,…ha sim já ia esquecendo “eles não são medíocres…eles são pobres e nunca conseguiram entrar em uma universidade pública”…como alguns “pobres dedicados e competentes” que ESTUDAM muito e conquistam o direito e o RESPEITO da classe médica,estudando com abastados também muito COMPETENTES, para provar tamanha incapacidade desses estudantes, está o número excessivos de óbitos causados por negligencia ou má atuação em casos clínicos de simples diagnóstico nos interiores do Nordeste,Norte e Centro Oeste, os políticos dessas regiões os defendem com unhas e dentes ,pois ganham muitos votos com médicos(enfermeiros,pois pra médicos falta muito) onde antes não havia.Quem sempre perde(geralmente a vida ou nas melhores hipóteses uma disfunção grave) é a população mais simples ,que é enganada por políticos e falsos profissionais. Querem uma prova da eficiência dos médicos estrangeiros (principalmente Venezuelanos e Cubanos) formados em países miseráveis, entrem nesse endereço: http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=107119
E quando enfim, conseguirem a tão sonhada validação do diploma, é lógico que não permanecerão nas entranhas do Brasil,acontecerá como TODOS os médicos formados em países miseráveis,eles migrarão para as maiores cidades em busca de maior conforto e dinheiro ,nem um médico que tenha revalidado permaneceu no meio da floresta atendendo índios e ribeirinhos ,sendo devorado por mosquitos.
O PT e seu sonho de tornar a classe médica refém da sua ideologia guerrilheira e hipócrita.
Está na hora da classe médica intervir,pois se continuar o PT irá conseguir deixar o país um verdadeiro paraíso para estudantes e profissionais incapazes e preguiçosos, que buscam a todo custo ganhar dinheiro tentando assim compensar anos de vadiagem e incapacidade mental e laboral,que tiveram na ILHA do DITADOR.

Anônimo disse...

todos os comentários q vejo aqui são PRECONCEITUOSOS, não tem nada a ver relacionar o tema de revalidação de diploma com a política cubana. Nosso país necessita de médicos que estejam dispostos a trabalhar e defender o SUS, e que tenham para isso formação técnica e científica de ponta. Eu sou estudante de medicina de Cuba e meu hospital universitálio que se chama "Calixto García" é referência mundial e reconhecido pela OMS como instituição de ensino de qualidade, ninguém pode me dizer que eu não estou me preparando muito bem para exercer a medicina no meu país só pq eu não prestei um vestibular com provas elitistas. De verdade opiniões como essa não me importam, o que me importa de verdade é saber que eu estou sendo muito bem preparada pra atuar no meu país e atender a população que realmente necessita sem me preocupar com dinheiro como fazem muitos médicos no Brasil. Vcs deveriam era se envergonhar de fazerem comentários tão preconceituosos e tendenciosos. Se querem realmente ter uma opinião formada sobre o assunto, venham para Cuba e vejam com seus prorpios olhos a qualidade da carreira de medicina aqui. O CFM tem é medo dos medicos cubanos, tem medo pq pensam que nós vamos competir com os medicos formados aí. MENTIRA!!! Nós queremos trabalhar aonde quase nenhum medico formado no Brasil estpá disposto a trabalhar. É muita injustiça saber que nós que estamos dispostos a lutar pela saúde pública e a salvar vidas no nosso país, estamos sendo esmagados por opiniões tão sem fundamento e com tantas mentiras a respeito da nossas formação.

Anônimo disse...

é claro que vc não vai postar meu último comentario verdade? vc só deve estar aprovando comentarios que falam mal da formação do medico formado em cuba, isso se chama tendencionismo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/