Prefeitos de Cachoeirinha e Gravataí protestam contra proposta de mais pedágios e prorrogação da concessão da freeway

Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou proposta de construção de um segundo acesso para os moradores de Cachoeirinha e Gravataí na freeway com instalação de duas novas praças de pedágio próximas à atual. Com isso, seriam três pedágios numa faixa de menos de 5 quilômetros em Gravataí.

. Os planos da ANTT foram rechaçados pelos dois municípios, que cobraram uma alternativa para desafogar o tráfego de ligação com Porto Alegre, sem mais prejuízo ao bolso da população. Hoje, são 160 mil motoristas nas duas cidades com apenas uma ligação com a capital, pelo centro de Cachoeirinha, o que vem causando transtornos à economia local. A ANTT levou quase um ano discutindo seis cenários para o novo acesso, todas elas pedagiando Gravataí e Cachoeirinha.

. O secretário de Trânsito e Transporte, Renato Sparremberger, saiu indignado da reunião. Segundo ele, a cidade esperava ouvir uma sugestão diferente da agência, pois os congestionamentos em Cachoeirinha são causados pela fuga do pedágio da Concepa, cuja praça foi instalada antes da entrada de Gravataí, obrigando Cachoeirinha a servir a de porta de entrada e saída para a cidade vizinha. “O problema é que a frota das duas cidades triplicou em 10 anos e a estrutura é a mesma”, definiu.

- A gerente de Projetos Especiais do Gabinete do Prefeito, Loreny Bitencourt, também protestou. Ela disse que nunca foi a favor do pedágio na Free Way e que é contra a prorrogação do contrato, que vence em 2017. “O pedágio é um imposto caro no bolso do morador da nossa região e resultou nesse gargalo de mobilidade urbana. É inadmissível que mais de 400 mil moradores não tenham direito de acessar uma rodovia pública como a BR-290, que foi construída com o dinheiro de todos nós”, concluiu.Os deputados Miki Breier e José Stédile, vereadores e líderes políticos de Cachoeirinha e de toda a região metropolitana também participaram da reunião, comandada pelo superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Mário Mondolfo.

4 comentários:

Anônimo disse...

A concessionária pagou pela concessão ou ganhou de graça. Se pagou, não há o que reclamar.

altemir_PINHEIRO@HOTMAIL.COM disse...

"detale, chamo atenção para o estado do asfalto entre gravataí,poasomente remendos são feitos,agora já existe presença até de buracos,seria este uma represária com há não prorrogação? E ainda vamos para o litoral desviando de buracos."

Anônimo disse...

Estes prefeitos querem que o resto da população pague para eles transitarem em uma autoestrada construida para servir o transito estadual e interestadual.

Com tanto acesso, já faz tempo que deixou de ser "freeway", agora querem que ela seja uma intermunicipal.

Vão chupar limão !

Anônimo disse...

Uma pergunta que não quer
calar: por que somente no sul e sudeste tem pedágio? Brasília, por exemplo, onde a dependência de carros e existe um fluxo imenso de carros, que exige muitos investimentos (dinheiro público) em acessos para as cidades satélites não tem pedágio. Alguém já se perguntou por que o governo ainda não implantou pedágio por lá? Seria pela mesma razão que em outros Estados a exigência de responsabilidade das calçadas é do morador e não do setor público?

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