Análise - Rumo a uma colisão: a economia global mudou e não vai ajudar o Brasil

CLIQUE AQUI para ler a análise na íntegra.

O artigo do economista Daniel Larriqueta, publicado no jornal La Nación, Buenos Aires, no dia 22, demonstra que a economia global está mudando para rumos que não ajudarão Países como Argentina e Brasil. É um jogo diferente. Leia o resumo a seguir, com tradução do ex-prefeito Cesar Maia, publicadono seu blog de hoje (acima, link com a íntegra do artigo, conforme captura do editor):

As condições internacionais que cobriram os últimos oito anos estão mudando. O longo ciclo de preços favoráveis de nossas principais exportações e as baixas taxas de juro nos mercados financeiros estão se esgotando. A crise financeira mundial que começou em 2008 e pareceu ter seu ponto mais baixo em 2009, transforma-se passo a passo em uma crise econômica com fôlego maior. E isso tem impacto em aspectos sensíveis da nossa economia. Os três principais polos da dinâmica econômica mundial estão desacelerando, o que deve impactar, com o atraso que sempre têm eventos econômicos, na prosperidade dos nossos mercados de exportação.

2. Europa, EUA e China reduzem o passo e se esforçam para manter ou melhorar o seu desempenho no comércio, o que significará menos compras e, se possível, o aumento das vendas desses poderosos agentes. As notícias de "ajustes" de diferentes conteúdos e intensidades que vêm destes três grupos não nos devem deixar insensíveis. Os duros planos de austeridade que se generalizam na Europa, a decisão da China de controlar seu crescimento e a guerra contra o déficit anunciada por Washington, são projetadas sobre duas variáveis: os preços das commodities e as taxas de juros.

3. Ao mesmo tempo, os países centrais começam a ajustar as taxas de juros para cima, como já fez a Europa e como está sugerindo os Estados Unidos. Se esse movimento se generaliza, os capitais especulativos que podem estar sustentando os mercados de matérias-primas vão escolher, provavelmente, outras colocações, o que irá contribuir para a desvalorização do que exportamos.

Cozinha contemporânea gaúcha, Bah
Somente R$ 25,00 (entrada, prato principal e sobremesa), exclusivamente no almoço (com taça de vinho, R$ 29,00). À noite e finais de semana, cardápio da cozinha contemporânea gaúcha. O melhor, segundo Veja.
BarraShoppingSul, fone (51) 3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

Um comentário:

Anônimo disse...

Também acho que o Brasil está diante de um caos; porém economista argentino e planejador socialista não passam de bravatadores de bar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/