Assembléia votará no escuro o pacote de 18 projetos de novas gastanças públicas no RS

A Assembléia do RS votará no escuro o pacote de 18 projetos que o governo Tarso Genro encaminhou há um mês com pedido de urgência.

. O pedido obriga os deputados a votar tudo em 30 dias.

. Raramente a Assembléia recebeu um pacote tão grande e tão complexo de projetos para examinar e votar em tão pouco tempo.

. A velocidade foi tamanha que nem mesmo a Comissão de Constituição e Justiça conseguiu nomear relatores para todos os projetos e sequer conseguiu examinar os relatórios que lhe foram entregues pelos relatores escolhidos.

. Isto sem falar nas 32 emendas protocoladas.

. O que ocorre é que os deputados terão apenas um dia para fazer o que não fizeram em 30 dias.

. O deputado Jorge Pozzebom, que relatou a maioria dos projetos, avisou ao editor que 90% deles são inconstitucionais. O pacote cria mais gastança pública e só em casos pontuais regra mudanças meramente administrativas. Não há um só projeto que implique em redução de despesas, o que é notável para um governo que se queixa de falta de dinheiro.

. Os casos mais graves são os que prevêm a criação de 413 cargos, quase todos de livre nomeação (CCs), sem provisão alguma de fonte de recursos para suportar as novas despesas, o que bate frontalmente com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Dependendo de quem faz as contas, o governo gastará R$ 30 milhões ou R$ 50 milhões por ano apenas com este acréscimo na Folha. A maior parte dos nomeados de livre escolha, contribuirão para os cofres dos seus Partidos, com ênfase para o PT.

. Não são as únicas novas despesas. O governo gastará mais, até para garantir que os 85 conselheiros do Conselhão compareçam às reuniões (art. 7o do projeto 28/2011).

. O projeto que cria o Plano de Empregos na Fundergs (Projeto 33/2011)é outro trenzinho da alegria. A Fundergs já deveria ter sido extinta há muito tempo.

. Existe pelo menos um projeto, o que leva o número 42/2011, que trata de mudanças de procedimentos tributários, que só entrará em vigor no ano que vem, o que demonstra que faltou critério para a exigência de regime de urgência.

. Nessa terça de manhã, a oposição buscará um rumo comum para se comportar em plenário, mas não pretende abandonar o plenário, reduzindo o quorum, o que seria o mais sensato a fazer, porque de outro modo estará votando completamente no escuro.

. Votar no escuro é total irresponsabilidade parlamentar.

CLIQUE no vídeo ao lado para examinar como o editor analisa o brete em que Tarso meteu a Assembléia.

5 comentários:

Anônimo disse...

A oposição nem deveria apreciar, este monte de porcarias do Tarso Genro.
Deveria jogar na lata do lixo e mandar o Governador plantar batatas !!
É Fácil gastar o Dinheiro dos outros, não é Seu Tarso.
04 Anos perdidos aqui no RS, por causa de um bando de idiotas que votaram no tipinho.

Roberto Sterling disse...

Apoiado Anônimo das 14:29, assino embaixo !

Anônimo disse...

mas que luzes falam, é a penumbra e as trevas do nosso Estado esta Assembleia.

Anônimo disse...

A Assembléia Legislativa bem que podia fechar as portas pelos próximos quatro anos.
Seria uma baita economia nas contas de água, luz, telefone, cafezinho,material de limpeza, de escritório, etc.
Daria para reforçar a merenda de muitas crianças com este dinheiro.
O ideal seria, além de fechar as portas, dar um chute no traseiro de todo mundo, mas isso, infelizmente, só nos meus sonhos.

Anônimo disse...

Continua acreditando que os nossos Legislativos são uma perda de dinheiro público e tempo.
Se fossem substituidos por uma equipe de gestores sérios e competentes, os seriços à sociedade seriam infinitamente melhores e mais baratos.
Temos que ter uma reforma política de imediato. Só os políticos não a querem. Por quê será???
D. Vargas

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/