Jornalista da Folha erra quando compara laranjas com bananas

DataFolha, 2 de outubro  (pesquisa sobre hipotético segundo turno)
Dilma Roussef, 52%
José Serra, 40%
- Diferença pró Dilma: 12%

DataFolha, 9 de outubro (pesquisa sobre a foto do dia e não sobre a expectativa do eleitor para a eleição do dia 31)
Dilma Roussef, 48%
JoséSerra, 41%
- Diferença pró Dilma: 7%

. E o jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, neste domingo, avisa que Dilma caiu um"pouquinho", mas que José Serra não ganhou nada, e que por isto continua tudo mais ou menos como estava. Ele compara laranjas com bananas, já que seus pontos de exame são pesquisas do dia 2, sobre um hipotético segundo turno que poderia ocorrer, e pesquisa do dia 9, já no segundo turno, mas desta vez com o retrato do dia e não sobre a expectativa do eleitor relativamente às eleições do dia 31. Ainda assim, como o jornalista da Folha não exibe nenhum argumento que sustente sua tese, basta examinar aritmeticamente os números e verificar que Dilma perdeu 4 pontos em relação ao total que possuía na pesquisa do dia 2, enquanto que Serra ampliou sua margem em 1%. A diferença entre ambos, que era de 12 pontos (eventual segundo turno e o retrato do dia 9) , caiu para 7 pontos, fora de qualquer margem de erro.

. A verdadeira comparação só pode ser feita entre equações montadasa de modos semelhantes, embora com datas diferentes. Não é possível comparar equações formuladas com fatores totalmente diversos.

. Assim, a comparação que o jornalista Fernando Rodrigues não fez e deveria ter feito, é a que mede a última pesquisa de intenções de votos do DataFolha, antes do pleito, comparativamente a esta pesquisa do dia 9.

- Não dá para forçar a barra, porque sem dúvida alguma Dilma abriu o segundo turno em claro viés de baixa, enquanto ocorre o contrário com Serra. Se é para usar equações montadas de modo diferente, o editor prefere ficar com os 32,6% de Serra e os 46,8% de Serra e Dilma nas eleições do dia 3, comparando-os com os 46% e 54% de votos válidos atribuídos a ambos pela pesquisa de sábado do DataFolha.

4 comentários:

Leo disse...

é como diz um amigo meu: eu não sei quem vai ganhar, mas é bem provável que, se o Serra ganhar, a gente leia em alguma manchete "Dilma perdeu, mas Serra não ganhou".

Sueli disse...

O inteligente compara dados de uma pesquisa anterior à eleição, sendo que teria à mão os dados da própria eleição. Serra tinha 32%, portanto. Isso recebeu nas urnas e não nas pesquisas. Da mesma forma, Dilma nas urnas teve 46, quase 47%.
Ou seja, ela cresceu um pontinho e Serra cresceu 9.

Anônimo disse...

Realmente, o debate está dizendo o que estão constatando os PTRALHAS, sua representande está caindo nas pesquisas.

Anônimo disse...

Os jornais estão indo a falência por causa destas figuras ,dessas aberrações que se dizem jornalistas,e se acham os sábios entre os burros.Acho ate que os poucos que sobrevivem,devem isso as colunas sociais,que os caras compram para se verem ,porque leitura mesmo,nao é possivel,diante de textos tão ridiculos.
ABRAÇOS FRATERNOS

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/