Jornal brasileiro, O Estado de S. Paulo, toma decisão surpreendente e diz que apóia Serra

O editorial a seguir é do jornal O Estado de S. Paulo. Ele abriu apoio ao candidato José Serra. O editor não tem notícia de que algum outro jornal brasileiro tenha feito isto, pelo menos depois que o estado democrático de direito foi estabelecido com a configuração de hoje no Brasil, em 1946. A posição do jornal é saudável, corajosa e oxigena o ambiente político de maneira dramática, porque vai obrigar a imprensa brasileira a fazer o mesmo, caso esteja disposta a garantir o respeito da sociedade. Não é mais hora de sustentar a dissimulação quando se trata de definir os destinos do Brasil. Jornais, revistas, rádios e TVs sempre tiveram preferências, mas preferiram tratar seus leitoes, ouvintes e telespectadores como uma raça incapaz de entender a seriedade de definições claras de posições. Abrir apoio a um candidato, como demonstra há muito tempo a imprensa americana, não significa abdicar da busca incessante da verdade, porque este é o maior compromisso dos veículos de comunicação e dos jornalistas. O editor desta página, há muito mais tempo, abriu seu apoio ao candidato a José Serra - e fez isto de modo público. No caso do editor, como por certo no caso do Estado de S. Paulo, nem por um só momento qualquer outro candidato terá seu espaço de notíciário ou manifestação reduzido, escamoteado ou tratado desigualmente.

LEIA o editorial do jornal:


A acusação do presidente da República de que a Imprensa “se comporta como um partido político” é obviamente extensiva a este jornal. Lula, que tem o mau hábito de perder a compostura quando é contrariado, tem também todo o direito de não estar gostando da cobertura que o Estado, como quase todos os órgãos de imprensa, tem dado à escandalosa deterioração moral do governo que presid
E muito menos lhe serão agradáveis as opiniões sobre esse assunto diariamente manifestadas nea página editorial. Mas ele está enganado. Há uma enorme diferença entre “se comportar como um partido político” e tomar partido numa disputa eleitoral em que estão em jogo valores essenciais ao aprimoramento se não à própria sobrevivência da democracia neste país Com todo o peso da responsabilidade à qual nunca se subtraiu em 135 anos de lutas, o Estado apoia a candidatura de José Serra à Presidência da República, e não apenas pelos méritos do candidato, por seu currículo exemplar de homem público e pelo que ele pode representar para a recondução do País ao desenvolvimento econômico e social pautado por valores éticos. O apoio deve-se também à convicção de que o candidato Serra é o que tem melhor possibilidade de evitar um grande mal para o País.
Efetivamente, não bastasse o embuste do “nunca antes”, agora o dono do PT passou a investir pesado na empulhação de que a Imprensa denuncia a corrupção que degrada seu governo por motivos partidários. O presidente Lula tem, como se vê, outro mau hábito: julgar os outros por si. Quem age em função de interesse partidário é quem se transformou de presidente de todos os brasileiros em chefe de uma facção que tanto mais sectária se torna quanto mais se apaixona pelo poder.
É quem é o responsável pela invenção de uma candidata para representá-lo no pleito presidencial e, se eleita, segurar o lugar do chefão e garantir o bem-estar da companheirada. É sobre essa perspectiva tãgrave e ameaçadora que os eleitores precisam refletir O que estará em jogo, no dia 3 de outubro, não é apenas a continuidade de um projeto de crescimento econômico com a distribuição de dividendos sociais. Isso todos os candidatos prometem e têm condições de fazer. O que o eleitor decidirá de mais importante é se deixará a máquina do Estado nas mãos de quem trata o governo e o seu partido como se fossem uma coisa só, submetendo o interesse coletivo aos interesses de sua facção.
Não precisava ser assim. Luiz Inácio Lula da Silva está chegando ao final de seus dois mandatos com níveis de popularidade sem precedentes, alavancados por realizações das quais ele e todos os brasileiros podem se orgulhar, tanto no prosseguimento e aceleração da ingente tarefa – iniciada nos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique – de promover o desenvolvimento econômico quanto na ampliação dos programas que têm permitido a incorporação de milhões de brasileiros a condições materiais de vida minimamente compatíveis com as exigências da dignidade humana
Sob esses aspectos o Brasil evoluiu e é hoje, sem sombra de dúvida, um país melhor. Mas essa é uma obra incompleta. Pior, uma construção que se desenvolveu paralelamente a tentativas quase sempre bem-sucedidas de desconstrução de um edifício institucional democrático historicamente frágil no Brasil, mas indispensável para a consolidação, em qualquer parte, de qualquer processo de desenvolvimento de que o homem seja sujeito e não mero objeto.
Se a política é a arte de aliar meios a fins, Lula e seu entorno primam pela escolha dos piores meios para atingir seu fim precípuo: manter-se no poder. Para isso vale tudo: alianças espúrias, corrupção dos agentes políticos, tráfico de influência, mistificação e, inclusive, o solapamento das instituições sobre as quais repousa a democracia – a começar pelo Congresso E o que dizer da postura nada edificante de um chefe de Estado que despreza a liturgia que sua investidura exige e se entrega descontroladamente ao desmando e à autoglorificação? Este é o “cara”. Esta é a mentalidade que hipnotiza os brasileiros. Este é o grande mau exemplo que permite a qualquer um se perguntar: “Se ele pode ignorar as instituições e atropelar as leis, por que não eu?”.

23 comentários:

Anônimo disse...

Bravo !!!! Bravíssimo !!!! Pelo menos neste jornal, os Homens ainda tem culhões, diferentemente do que ocorre com os da ZH e RBS, TODOS castrados e impotentes ante o PT.

Anônimo disse...

Bravo !!!! Bravíssimo !!!! Pelo menos neste jornal, os Homens ainda tem culhões, diferentemente do que ocorre com os da ZH e RBS, TODOS castrados e impotentes ante o PT.

Anônimo disse...

ESSA DECISÃO SÓ É SURPREENDENTE PARA QUEM NÃO LÊ ESSE "INFORMATIVO DA DITADURA". BASTA VER AS CAPAS DOS ÚLTIMOS TRINTA DIAS.
A ABERTURA DE APOIO A SERRA SÓ DÁ VOTOS À DILMA.
AGORA OS LEITORES SABEM QUE ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO TEM LADO E AS CRÍTICAS AO GOVERNO LULA, DILMA E PT SERÃO VISTAS COMO ATAQUES E NÃO COMO INFORMAÇÕES IMPARCIAIS E VERDADEIRAS.

Anônimo disse...

nenhum jornal pode apoiar serra. só zero hora pode apoiar dilma e trosso genro...

Anônimo disse...

Gol contra...

Anônimo disse...

Denunciar crimes com provas não é atacar, é praticar jornalismo verdadeiro. Se não fossem jornais e revistas, que crimes de Erenice seriam descobertos??????A polícia federal virou uma polícia política, basta ver o período de Tarso Genro como chefe e as denúncias cheias de "provas" de sua filhinha laranja, a Polícia Federal e o Ministério Público fizeram o possível para incriminar a governadora do Estado. Enquanto isto lá em Brasília petistas repartiam o bolo para financiar campanhas, encher bolsos e outras "cossitas más" , porém a polícia federal não via nada. Curioso né, bastou haver provas de crimes petistas e aí é golpismo. O fanatismo religioso laico das esquerdas criou uma geração de cegos, surdos e mudos para seus crimes, porém os mesmos vêem crime até em pirulitos de crianças que não são de esquerda.Simples, verdadeiro e de deixar petistas com úlceras de tão claro, óbvio, porém contrário ao inquisidor mor de nossa imprensa, Lula o "magnífico", mentiroso, dissimulado, artista "global" que nunca soube de nada.Se cinismo matasse, nenhum petista teria nascido.

Anônimo disse...

Vou trocar minha assinatura da ZH pela do estadão

Anônimo disse...

Pactuo do mesmo entendimento de que a imprensa pode declarar seu apoio a determinado candidato, especialmente ao apontar, como fez o Estadão, o tipo de Governo que quer para o Brasil.
Quem tem filhos pequenos, quem ama seus filhos e netos, não vota na Dilma por que ela representa um pulo no escuro, uma incerteza do amanhã.
Quem tem filhos e netos, não vota em Dilma, pois ela é a representação do retrocesso da liberdade de expressão tão arduamente conquistada.
Quem ama seus filhos e netos, não vota em ninguém do PT, especialmente em Tarso Genro, Dilma, Senadores e Deputados Federais, pois o objetivo do partido é aprovar a censura da imprensa, permitir a criação das Farc (com favorecimento do MST com dinheiro público), incentivando a invasão de terras impossibilitando qualquer defesa pelo proprietário.
Quem tem filhos e netos e trabalhou a vida toda para deixar um pouco de patrimônio aos seus, não vota em Dilma, pois estará dando uma procuração em branco para que ela deixe seus herdeiros sem a herança. Ou querem correr o risco de ter que morrer em greve de fome como aconteceu com o venezuelano (veja notícia no blog da Veja.
A escolha do Estadão é pelo único candidato que vai defender nossa Democracia.
ctl

Leandro disse...

Parabéns!!! Finalmente um meio de comunicação teve a coragem de expor a verdade e enfrentar um grupo corrupto que se alocou no poder público, e usa todos os meios para se manter nele... inclusive passar por cima das leis, da moral e da ética!!! Estamos em inicio de uma ditadura disfarçada, onde a democracia virou sinal de deboche por parte dos governantes!!! Temo que o efeito venezuelano esteja por outros meios sendo implementado aqui no Brasil!!!
Devemos, como todos brasileiros que preservam sua liberdade e amam seu país, RESISTIR A ISSO!! Estamos diante de uma nova luta pela DEMOCRACIA, onde não se pega em armas, mas luta-se pela liberdade, privacidade, e manutenção das instituições públicas!!!

Parabéns pelo Editorial!!! Vamos juntos lutar pela preservação da DEMOCRACIA!!! PT NUNCA MAIS!!!

Anônimo disse...

Gostei dessa do Estadão...se aki no estado o grupo RBS dá total apoio ao pt, pq a nível nacional outro jornal não faria o mesmo, apoiando um candidato - essa Hugo Chaves de saias nos levará a uma ditadura. O Estadão deve falar antes que a terrorista assuma o poder. Depois de janeiro virá o garrote vil em cima da imprensa e de jornalistas como o Políbio.

Anônimo disse...

Mas é honesto, o que não ocorre em relação àqueles que têm candidato e não revelam, fazendo campanha disfarçada.

Anônimo disse...

Verdadeiras são as corrupções do pt. E, o sapato 45 da macha.

Deusa disse...

Páre de gritar, petista desesperado!

Tu, anônimo, que postou comentário às 19h37min, não sabes que escrever texto em CAIXA ALTA na Internet é o mesmo que gritar, falar muito alto, perder as estribeiras?

Perdeu, pitbull!!!

Anônimo disse...

Todos o são, mas talves este seja o menos hipócrita.

Anônimo disse...

O meu candidato à presidência não é o mesmo apoiado pelo Estadão, mas também louvo a iniciativa desse jornal. Manifestações como a do Estadão são típicas de jornais de países desenvolvidos e é característica de amadurecimento democrático.
Lembro o editor que já houveram sim, manifestações nesse sentido em outros veículos de comunicação após a redemocratização. A 'Folha de São Paulo' já havia declarado apoio ao candidato José Serra em 2002 e a 'Carta Capital' declarou apoio ao Candidato Lula da Silva em 2006.


Leandro Santos

Alcione Domingues disse...

Brilhante !!! Posição deste jornal foi das melhores já ocorridas na imprensa brasileira. Parabéns.

Anônimo disse...

Acalme-se,por favor,"Anônimo",às 19:37,pois os leitores do ESTADÃO não são assim tão ingênuos,hehe!


IMPORTANTÍSSIMA a decisão do ESTADÃO,pois essa descida do muro chamado de "imparcialidade -refúgio dos fracos ou covardes,além dos espertalhões e vigaristas,os quais ficam no meio do caminho,como ladrões,para assaltar os incautos viajantes -,possibilitará aos eventuais novos leitores saberem de que LADO está o jornal!!!

Espero que os demais jornais sigam o bom exemplo dado agora pelo referido ESTADÃO!

A maioria da população brasileira,católica,direitista,conservadora,etc,tem o direito de saber de que lado estão os jornais,assim não comprará gato por lebre!!!

Aguardemos para ver o que farão os Frias e os Marinhos,parvos e ignaros inocentes úteis do lulo-petismo...


Almirante Kirk

Anônimo disse...

PURA CORAGEM...PARABENS....SÃO AUTENTICOS..AGORA TOMEM CUIDADO POIS ELES SÃO VINGATIVOS....

Anônimo disse...

Realmente muito bem posto!!! Parabéns ao Estadão. Um banho de realidade.

Anônimo disse...

O anônimo das 19:37 (25/out) ainda vive na pré-história. Ainda culpa a ditadura, deve dormir com a bandeira de Cuba e usar camiseta do Che Guevara. Na incapacidade de construir, essa gente toma para si o que outros fizeram. Não conseguem reconhecer méritos nos outros, mas, na falta de idéia melhor, adotaram aquilo que sempre foram contra. Só para lembrar: não assinaram a CF/88, mas a usam até hoje; não gostavam do Plano Real, mas por falta de capacidade de criar algo melhor, vai de Plano Real mesmo; o PT beija os pobres mas dá dinheiro aos banqueiros; na política externa Lula foi visto como um bicho curioso mas passada a curiosidade inicial, só é bem recebido pela escória (o PT acha que é inveja das nações mais desenvolvidas, coitados!). Enfim, é o sonho do fracasso, se sentir no poder para ganhar o direito de comprar mercadorias com prestações a perder de vista e juros estratosféricos. É assim, com os "pobres de espírito" não se faz negócios, damos esmolas, eles não são confiáveis. Acham que está bom assim? Ótimo, os corruptos, o sistema financeiro, grandes empresários com dinheiro farto do BNDES, também estão adorando. No ano de 1500 a frota portuguesa também fez isso, levou riquezas em troca de bijouterias. O futuro vai passar muitas vezes por aqui e não vai parar...

Anônimo disse...

O Povo parece ter esquecido os horrores que passamos com o PT no Governo do RS, bandeira de CUBA na sacada do Piratini, audiência para as FARCs, Secretários de Estado e funcionários públicos do 'GOVERNO DEMOCRÁTICO E POPULAR DO RS' empunhando bandeiras e bonés do MST, tolerância e incentivo às invasões de terras, incentivo à desagregação social, à luta de classes e a discriminação racial. ACORDA RIO GRANDE!

Anônimo disse...

A imprensa tem assumido um papel importante na democracia, no caminho da maturidade democrática que o PT conseguiu demonstrar que estamos longe de alcançar, mas vale colocar que como nos mostra o comentário em caixa alta das 19:37h, os petistas não vão além de sofismas e falácias, desqualificam quem argumenta, como se isso desqualificasse o argumento, a forma mais primária da falácia. Mas o PSDB parece incapaz de demonstrar os problemas que em algumas linhas o editor deixa evidentes, passou 8 anos sem uma oposição consistente, esconde as ações de privatização, enquanto praticamente todos andam de celular por causa dela, não evidenciam a estabilidade, sem a qual seria impossível o desenvolvimento atual.
Politicamente, mesmo que com inspiração em Maquiavel, o PT tem dominado o cenário e neutralizado a oposição.
Alguem precisa assumir com garra o papel de oposição, para que 2014 não vá se tornando pleito ganho para o PT a cada dia a partir de segunda, os editores não podem resolver isso sozinhos.

Anônimo disse...

O que é pior é que grande parte dos brasileiros terminam pensando algo mais ou menos assim: ah se fosse eu (que estivesse lá no poder)!

No fundo cada povo tem o governo que merece.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/