Veja diz que em 1999 Garcia procurou o governo FHC em nome das Farc.

A reportagem a seguir de Fernando Mello é inédita e exclusiva de Veja, que a disponibilizou no seu site nesta quarta-feira a tarde. O material revela uma informação explosiva: o gaúcho Marco Aurélio Garcia, que na juventude militou no PCB do RS e é agora assessor especial de Lula para assuntos exteriores, procurou o Itamaraty em 1999, em pleno governo FHC, para servir de "ponte" entre o Brasil e as Farc. O chanceler da época, Luiz Felipe Lampréia, recebeu Garcia e repeliu a oferta, porque na época, como hoje, as Farc combatiam o governo constitucional da Colômbia e já eram um grupo armado narcoterrorista. Garcia procurou o governo porque falava em nome das Farc, como enviado para estabelecer uma relação entre os bandidos e o governo FHC. O chanceler Lampréia confirmou tudo para Veja. Leia a seguir.

Garcia se ofereceu como “ponte” entre Brasil e Farc.
Fernando Mello.

O encontro ocorreu no gabinete do então ministro, Luiz Felipe Lampreia, que relatou ter recusado a oferta.

No final de 1999, o hoje assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia pediu uma audiência oficial no Ministério das Relações Exteriores. O encontro ocorreu no gabinete do então ministro, Luiz Felipe Lampreia. Garcia se ofereceu ao governo brasileiro para atuar como “ponte” com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Nos últimos dois dias, VEJA.com colheu relatos sobre o encontro.

Nesta quarta-feira, procurou o ex-ministro Lampreia, que confirmou a audiência. Servidor de carreira, com mais de 40 anos de Itamaraty, o ex-ministro não tem filiação partidária. “A proposta era de promover um encontro, uma relação, uma conversa”, afirmou.

Na última semana, o candidato a vice na chapa do tucano José Serra, Indio da Costa (DEM-RJ), provocou reações do PT ao dizer que o partido tem ligações com as Farc. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, chamou Indio de “desqualificado” e “medíocre”.

Em 1999, Garcia era o responsável pela área de assuntos internacionais do PT. Lampreia confirmou a conversa. “Ele pediu uma hora oficialmente, está na agenda”, relata. “Ele me fez essa oferta. Eu agradeci o espírito com que ele fez a oferta, um espírito respeitoso. Mas disse que não aceitava. Como chanceler não tinha nenhum interesse em ter contatos com representantes das Farc. A organização estava combatendo um governo constitucional, amigo do Brasil.”

Lampreia disse a VEJA.com que, recusada a oferta, Garcia não apresentou mais detalhes, nem disse qual seria o representante das Farc escalado para falar com o governo brasileiro. Naquele ano, as Farc tinham muito mais força do que hoje. Seus guerrilheiros se aproximavam da capital, Bogotá, e tinham chances de tomar o poder.

5 comentários:

Unknown disse...

Polí
bio

Uma matéria muito interessante no Blog Alerta Total

http://www.alertatotal.net/

“O inédito caso do Dossiê Gemini”

Dilma nas entranhas desse escândalo…

Anônimo disse...

O PT encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral representação pedindo direito de resposta contra a revista Veja. Uma boa ideia, a Veja devia se adiantar oferecendo publicar a resposta do petezéu às informações “injuriosas” que fez sobre a ligação do partido com os terroristas das Farc.

Porque até agora, Dilma e todos os petistas que se incomodaram, só falam que o assunto é baixaria de campanha. Será? Poderiam, assim, discorrer nas páginas do maior semanário do país sobre o que acham dos terroristas das Farc. Coisa que até agora não fizeram. Esclarecer, definitivamente, se consideram mesmo as Farc um movimento social, assim tipo MST, ou um grupo terrorista. Qual dos dois? Então. A oportunidade está aí.

Anônimo disse...

Evidenciada, então, mais uma faceta desse "valente". Aliás, julgamentos sumários é com ele mesmo e foi um dos que mais se revoltaram quando enfiaram uma bomba no Reyes.

Anônimo disse...

Para saber mais sobre o "FORO DE SÃO PAULO",sugiro o famoso site MIDIASEMMASCARA:


http://www.midiasemmascara.org/arquivo/atas-do-foro-de-sao-paulo/7.html


Almirante Kirk

Anônimo disse...

CRIME DE LESA PÁTRIA!

Mistério no ar -



Ao que parece, o assunto Farc deverá provocar muitas dores de cabeça à cúpula petista e ao núcleo duro da campanha de Dilma Rousseff, onde estão aninhados os mais aguerridos simpatizantes da narco-guerrilha colombiana.



Por decisão do Palácio do Planalto, nenhum integrante do governo federal, da Agência Brasileira de Inteligência, da Polícia Federal, das Forças Armadas e os setores amestrados da mídia nacional estão autorizados a emitir qualquer comentário sobre a tentativa de criação de um estado indígena independente em Roraima. O movimento dissidente tem se valido da força para, com violência e requintes de crueldade, invadir residências, efetuar prisões e praticar homicídios, tudo sob a orquestração de uma milícia que se autodenomina “Polícia Indígena do Alto Solimões (Piasol)”.



Destacamentos do Exército e agentes da Abin e da Polícia Federal já investigam uma suposta conexão dos indígenas com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, que têm alimentado a troca de farpas entre os staffs de campanha dos presidenciáveis José Serra e Dilma Rousseff, acerca da ligação do Partido dos Trabalhadores com os narco-guerrileiros colombianos, relação que se estreita através do Foro de São Paulo.



No entorno do presidente Luiz Inácio da Silva a ordem disparada para o Ministério da Defesa e o comando do Exército é que o Comando Militar da Amazônia não entre no caso. O que mostra mais uma vez que a relação PT-Farc está cada vez mais próxima da xifopagia. Em outras palavras, não há como dizer que é mentira uma verdade comprovada dia após dia.

do blog do Ucho

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/