PIB do primeiro trimestre foi 9% maior. Previsão para o ano é de 6%.

Foi de 9% o crescimento do PIB no primeiro trimestre. A comparação é com igual período do ano passado. Sobre o trimestre anterior, o avanço foi bem menor, de apenas 2,7%.

. Os números, os maiores desde 1995, são do IBGE e saíram nesta terça-feira.

. Fatiando o bolo do PIB, os 2,7% sobre o último trimestre do ano passado oferecem a seguinte formatação:
indústria, 42%
agropecuária, 2,7%
serviços, 1,9%

. Serviços, como tem peso significativamente maior no bolo, puxou a média para baixo.

. O IBGE também comparou os números sobre a balança comercial. Sobre igual período do ano passado:
- Exportações, mais 14,5%.
- Importações, mais 39,5%.

. Os números sobre o PIB gaúcho ainda não são conhecidos, porque a FEE não divulga este tipo de índice para trimestres, mas a forte expansão industrial, as vendas aquecidas do comércio e a nova supersafra, levam a crer em números equivalentes a 9%.

. Como se percebe pelo resultado da comparação com o último trimestre do ano passado, a atividade econômica perdeu o caráter explosivo que registrava, mantendo as expectativas de que o PIB deste ano ficará mesmo em 6%.

Um comentário:

Anônimo disse...

Conversa fiada. Eu quero ver e a analise do PIB do Brasil linearizada nos 08 anos de governo petista. A patuleia ira se assustar pois "O Pais" do cara nao passou dos 3% na media anual, enquanto a India e a China deram de relho com medias acima dos 8% ao ano!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/