Depois de impulsionado pela pressão popular, o projeto Ficha Limpa, que veda a candidatura de políticos com condenações na Justiça, ganhou velocidade e deve ser votado hoje no plenário da Câmara dos Deputados.
. O plenário da Casa promete analisar tanto a urgência da proposta como o mérito. Em seguida, a matéria será encaminhada ao Senado, onde se fala em análise rápida. Em ano eleitoral, há senadores que defendem a aprovação sumária do projeto para livrar a Casa da marca de corporativista.
. Para valer nas eleições de outubro próximo, o texto tem de encerrar sua tramitação no Congresso e receber sanção presidencial até 6 de junho, antes do início das convenções partidárias.
3 comentários:
Ficha limpa! E se o eleitor quiser votar em um ficha suja? O problema não é quem se candidata, mas sim que se elege e como se elege.
Não. O eleitor não tem escolha por quê os partidos é que decidem a nominata. Esse papo que o parlamento é uma representação da sociedade só seria verdade se as eleições fossem realizadas de forma ideal. E muitas vezes não tem sequer eleição dentro do partido, as opções que o eleitor vai ter é decidido pela cúpula partidária.
Na prática voce não tem opção. Voce tem opção dentro das que eles lhe oferecem...
E tem mais, depois de eleita a chapa, os correligionários muitas vezes são pretelados para assumir cargos e surgem para=quedistas ( provavelmente que garantem as arrecadações de campanha ) que assumem os cargos públicos, indicados pela aquela mesma cúpula.
Vamos mobilizar para aprovar o projeto.
Quem sabe os partidos não vão ter que reorganizar a lista de candidatos e colocar aqueles que vão realmente trabalhar em prol da cidadania e não só em benefício próprio...
Postar um comentário