Porto Alegre precisa mandar para fora seu aeroporto e sua rodoviária.

Nesta terça-feira a noite, o editor desembarcou no Aeroporto Salgado Filho, depois de conhecer os maiores aeroportos do mundo.

. A pista acanhada e as novas instalações aeroportuárias mal dimensionadas, inviabilizaram tudo, até mesmo a ampliação das pistas.

. A opinião do editor é a mesma que anunciou ontem Daniel Kieling, o presidente da Associação dos Moradores do Lindóia, bairro limítrofe de classe média.

. A Infraero e seu controlador, o governo federal, não podem continuar submetendo Porto Alegre ao suplício do Salgado Filho.

. Tal como a atual rodoviária, o atual aeroporto é coisa de gente atrasada, incapaz de pensar grande e de agir com determinação.

. Nada funciona direito no Salgado Filho, embora o prédio seja muito bom e os serviços internos são ótimos.

. E não é só a curta pista que impede pousos e decolagens de aviões de grande porte.

. As aterrissagens e decolagens por instrumentos, simplesmente não são feitas por falta de equipamentos.

. Além disto, qualquer dia, a qualquer hora, já não existem vagas disponíveis no estacionamento coberto do Aeroporto Salgado Filho. E em lugar nenhum do aeroporto.

. Além do que nenhuma providência tomou a Infraero para eliminar o gap.

. E a Copa 2014 nem começou.

. Nada é melhor nas vias de chegada e de fuga para o aeroporto. Na terça-feira a tardinha, o editor perdeu uma hora de carro para sair do aeroporto e alcançar o bairro Petrópolis, quase o mesmo tempo que levou o vôo São Paulo/Porto Alegre, abrilhantando por um lanche de 4 bolachinhas Parati pela Gol. No dia anterior, sob chuva, no horário de pique, o editor gastou o mesmo tempo para sair do centro de Manhattan até JFK, além do Queens.

. As autoridades que poderiam agir, deslocam-se para o aeroporto de helicóptero ou com batedores abrindo caminho a bala.

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10 comentários:

Hugo disse...

Caro Políbio:A Rodoviária de Porto Alegre precisa é de espaço.Vejo dois elefantes brancos que poderiam ser demolidos e transformados em novos box pra rodoviária:os edifícios governamentais onde ficava a velha RFFSA e o imenso templo religioso que ocupa quase uma quadra.Se estes dois elefantes brancos fossem demolidos e os boxes construídos haveria um alívio na situação.Agora a idéia que alguns defendem de puxar a rodoviária ou parte dela pra perto do Salgado Filho só iria causar um colapso vergonhoso de ambas as atividades de transporte.Se com poucos aviões o Salgado filho já dá sinais de insuficiência imagine se colarem a rodoviária nele.Será o caos.

Hugo disse...

Outra saída é construir boxes em um segundo andar que seria acima dos atuais boxes.A rodoviária tem jeito.É só equalizar melhor o uso do espaço ao redor dela.Ela a rodoviária sempre é citada por seus usuários pela ótima localização-pertinho do centro- e pelos diversos modos de sair dela.Porto Alegre tem uma rara rodoviária muito bem localizada mas nada faz para manter isto e é mais fácil para alguns obtusos colocar a rodoviária lá longe do centro em um bairro afastado.Se para os usuários de ônibus já é uma luta comprar a passagem que está muito cara imagine o que vai acontecer quando se encarecer demais o acesso à rodoviária.

Arno Edgar Kaplan disse...

Como pensamos pequeno! Não me admiro de termos tantos comunas.

Isa disse...

Aaaaah... Se o problema da Copa de 2014 fosse só o Salgado Filho (e só Porto Alegre)

Anônimo disse...

CASO DO AEROPORTO
Como sempre, o problema nao é de mais recurso (espaco, dinheiro) nem solucao magica.O problema é que resolver o problema incomoda. Tradicionalmente, parece que politicos nacionais preferem acomodar do que incomodar.

Espaco para o aeroporto já tem de sobra, basta olhar no google maps: da para aumentar esta pista em 30% e colocar DUAS novas pistas em perpendicular com a atual tendo cada uma delas o DOBRO do comprimento da pista atual. O terreno para as duas novas pistas está 90% vazio. Pistas se cruzando em L sao comuns em outros aeroportos.

Ponto. É isto. O resto é desculpa.

Duas pistas com o dobro da extensão da atual atenderia POA por mais 3 decadas, desde que também façam terminais novos e garagens.

Mas no fundo, isto nao vai acontecer ate ser tarde demais. Voce sabe que em se tratando de politica, é mais confortável ninguém fazer nada, pois tudo é de todos e ninguém é responsabilizado, pois ha varios envolvidos e é mais facil alegar que o problema é 'complexo'.

Você falou sobre os EUA: o Brasileiro parece ser muito mais individualista do que os EUA. Cada governante/politico brasileiro cuida do seu e o coletivo que se dane. Partidos poderiam ser responsabilizados, mas eles são quase camisetas, trocados sempre que a responsabilidade por inaçao começa a apertar.

Quando as questões centrais sao ditas e deixadas claras a poltica fica simples. O resto são desculpas sofisticadas para justificar inação nao responsabilizada.

Anônimo disse...

SOBRE O ACESSO DO AEROPORTO PARA O CENTRO

Novos viadutos bem bolados na perimetral (e até novas perimetrais) resolvem. Mas isto incomoda. É mais fácil acomodar.

É tudo uma questao de custo. Enquanto for mais fácil para o político acomodar do que incomodar, ele vai ficar na sombra. Por isto que teu blog é importante. Ele incomoda. Pena que a maior parte dos jornais é só fogo de palha. Eles tem memória curta.. seria bom se eles pegassem promessas antigas e problemas antigos e seguissem incomodando por anos a fio, mostrando que partidos acomodaram. Mas é mais fácil fazer barulho na edição de domigo, depois acomodar de acordo com as pressões dos envolvidos...

Yamil }Dutra, Gramado disse...

Concordo contigo e genero e numero sobre as mudanças do aeroporto e da rodoviaria. Esta ultima eh uma vergonha sem paralelos. A atual concessao deveria passar por uma profunda revisao. Os usuarios sao tratados pior do que no interior da Africa!

Anônimo disse...

-> Quanto ao Salgado Filho:

Há um imenso terreno livre em POA, paralelo à Free-Way, no trecho entre o Makro e a Coca-Cola/Vonpar (leia-se, entre a Avendida dos Estados e a Avenida Assis Brasil), que acredito pertencer à Prefeitura ou ao Estado.

Aquele terreno é alagadiço, mas não é difícil de se construir uma pista ali, pois em Osaka/Japão construíram um aeroporto inteiro numa ilha artificial construída no meio do mar, onde não havia sequer um grão-de-areia, exclusivamente para essa finalidade. No caso do terreno de POA, bastaria simplesmente elevar um pouco o nível do terreno, o que não custaria nem perto da exorbitância gasta no Japão.

A vantagem da construção de uma pista ali é que ela seria exatamente no mesmo sentido paralelo à pista atual, o que permitiria a operação simultânea de pousos e decolagens nas duas pistas, pois as mesmas não se cruzariam. E para ligar a nova pista bastaria a construção de uma taxi-way ligando à mesma ao atual terminal.

Isso inclusive possibilitaria futuramente a construção de novos terminais de passageiros lá naquele terreno, bem à margem da free-way.

Tal solução evitaria a necessidade da construção de um novo aeroporto mais distante e fora de POA. Afinal, todo mundo prefere utilizar Congonhas do que Guarulhos, Santos Dumont do que Galeão, Pampulha do que Confins, Aeroparque do que Ezeiza, La Guardia do que JFK. A construção de um novo aeroporto fora de POA, mesmo que num município vizinho, tornaria esse novo aeroporto mais um elefante branco, pois as pessoas continuariam preferindo e superlotando o Salgado Filho, que é muito mais central. Sendo assim, é muito melhor ampliá-lo e melhorá-lo do que construir um outro totalmente novo.

Com a construção de mais uma nova pista e de um novo terminal paralelo à free-way e de viadutos de acesso à ele na Free-Way, chegar-se-ia ao centro de POA e aos municípios vizinhos em poucos minutos.

Anônimo disse...

A Rodoviária deve permanecer ali mesmo, que é um lugar central.

O que deveria ser feito é a sua transferência temporária para algum outro lugar apenas para fazer ali uma total reforma nela, deixando-a com uma "cara de aeroporto", mais confortável, ampla, bonita e segura.

Deveriam tornar aquele trecho do Trensurb entre o Mercado Central e a Rodoviária subterrâneo e expandir a Rodoviária para o outro lado, junto ao cais do porto. Daria para fazer ali uma nova rodoviária verdadeiramente digna de ser mais um ponto turístico e um novo cartão postal da cidade, com uma ótima vista para o Guaíba.

Falta ousadia para POA e para o RS! Políticos medíocres!

Anônimo disse...

Meus Caros

As idéias de construção de nova pista paralelo a free-way ou em diagonal já foram sugeridas pela AMAL, Assoc. Moradores do Lindóia, a mais de 2 anos atrás, mas os militares do V Comar rechaçaram a idéia por interferir na zona de aproximação da Base Aérea de Canoas, o fato é um só, o Salgado Filho vai sofrer intervenção do M.P.F. em razão das operações noturnas, interferindo no descanso dos Portoalegrenses moradores da Zona Norte, em razão disto, sera um aeroporto limitado no que tange o horario de operações, como hoje aconteçe com Congonhas, tal fato quando ocorrer vai obrigar o poder público a fazer outro aeroporto fora da cidade, a quantidade de dinheiro que sera investida neste aeroporto vai para o lixo, a provavel nova àrea do novo sitio aeroportuario sera em Nova Santa Rita e tera acesso pela futura rodovia do Parque ficando a 16 KMs do centro de Poa.

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