Eis o que informou ao editor o secretário de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre, o vereador Newton Braga Rosa, ao atualizar as informações sobre os dois Institutos Federais de Educação Tecnológica que virão para a Capital:
- Na Restinga as obras começaram e ficarão prontas em um ano. Estão sendo investidos R$ 15 milhões. Serão 4 mil alunos. Dali sairão tecnólogos. Os cursos de dois anos equivalerão a terceiro grau.
- O caso do Partenon é mais complicado. A prefeitura doou 27 hectares ao governo federal, diante do Carrefour, mas apenas ¼ da área poderá ser usada, já que os restantes 2/3 são de proteção ambiental.
. As duas escolas sairão com recursos do MEC e a ele ficarão subordinadas. A prefeitura cedeu os terrenos e ofereceu amparo logístico e político.
. A procura por cursos profissionalizantes cresceu 86% em dez anos e fechará 2010 com 1 milhão de alunos. Há dez anos, o número de alunos era de 462 mil, algo como 5% dos 8,3 milhões de alunos no nível médio regular. Em 2009 pulou para 861,1 mil, 10% das taxas de matrículas. Os dados são do INPE.
. Nesta terça-feira, o ex-ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, que é secretário da Educação de Serra, disponibilizou informações relevantes sobre o ensino técnico profissionalizante. Souza está irritado com o que chama de “mentiras” de Dilma Roussef. Ele listou dados que mostram que entre 2003 e 2009, enquanto as matrículas nas escolas técnicas federais avançou 9%, as de São Paulo cresceram 58%.
CLIQUE AQUI para ler “O dever de falar a verdade”, Estadão, página A2, terça-feira, 2 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário