O PT tenta decifrar e devorar Fogaça.

O deputado Luiz Fernando Zacchia, presidente do PMDB de Porto Alegre, tentou devolver a racionalidade política ao ambiente de negociações destinadas a enfiar a ministra Dilma Roussef goela abaixo do prefeito José Fogaça. A entrevista que ele concedeu ao editor, enuncia a impossibilidade de qualquer acordo estadual entre PMDB e PT. Não é nem questão de ideologia ou de malquerenças, mas de espaço político e eleitoral, porque os dois corpos não podem mesmo ocupar o mesmo lugar.

. Experiente, o deputado Zacchia teme que a incoerência do PMDB e do PT beneficie Yeda, que pode exibir coerência.

. O prefeito José Fogaça, que se movimenta no ambiente político com a desenvoltura do maestro acostumado a acompanhar a partitura sem lê-la, conhece as manhas do jogo. Na visão fogaciana, enquanto o imbróglio não se resolve por si mesmo ou alguém que não seja ele faça isto, cada protagonista poderá desfrutar momentos de frugaz tertúlias políticas com o prefeito, mas não de intimidade política verdadeira, esta reservada a muitos poucos eleitos.

. O PT do RS não está tão acostumado quanto o PMDB nesse jogo de aparências e por isto rumina entre dentes o descontentamento evidente que lhe causa o cerco montado sobre Fogaça por Dilma, Lula e o PT nacional. O PT tenta decifrar e devorar Fogaça, porque teme que o enigma petista já desvendado pelo prefeito, acabe por inflingir-lhe nova derrota nas urnas. Isolado sem parceiro, o ministro Tarso Genro perde até o discurso contra seu adversário principal, o PMDB.

- Neste final de semana foi possível examinar Fogaça na sua melhor forma:

1) Ele recebeu Lula e Dilma no aeroporto, fez as honras da casa, mas não foi com eles a São Leopoldo.

2) Mais tarde, recebeu Dilma no seu gabinete, mas encheu a sala de convidados, para tornar público o caráter institucional da visita.

3) No sábado, agradeceu o apoio do PDT, que queria brindá-lo na reunião eleitoreira de Dilma na Assembléia, mas preferiu deixar-se representar pelo vice, José Fortunatti, que já apóia a ministra. Permitiu que Dilma, Lula e o PT avançassem o sinal, mas ele mesmo não avançou o sinal em nenhum momento.

6 comentários:

Anônimo disse...

Se estes dois apoiarem a Dilma,a Yeda será reeleita. Nisso o Záchia está certo.

Luiza disse...

O Fogaça sabe ser um candidato. Sabe honrar os postos políticos que teve, e tem uma trajetória marcante. Por agir assim é que tem um passado repleto de vitórias. Sua calma, faz com que não meta os pés pelas mãos. Assim com seguidamente faz o Tarso, e por ser tão afoito e desejar tanto poder, subirá sozinho no palanque (sem aliados e sem o Lula). A arrogâncias do Tarso só afunda ele...Mas não vou dar dicas, deixa que o PT se enforque em sua própria corda.

Sofia disse...

Como sempre Fogaça sabe manter postura de bom articulador político. Ele sabe exatamente o que está fazendo e a hora certa para fazer qualquer tipo de manifestação. Não se deixa enganar por pouco, principalmente pelo nosso Sr. presidente pinguço e seu papagaio de pirata, a sra Dilma.

ATENTO disse...

VÃO ELEGER YEDA

NO TEATRO NÃO SE MOSTRA O BASTIDOR;OS ELEITORES ESTÃO DE OLHO NAS NEGOCIATAS ,CONCHAVOS DOS PETRALHAS COM O PMDB ,QUE NÃO CHEIRA COISA BOA,E VÃO DAR O TROCO NAS URNAS.

YEDA MERECE

Anônimo disse...

O Fogaça está certo, o desespero é da Diloma e do Lula.

O Lula é maquiavelico ( semk saber o que significa a palavra) e a sua corte ( empregados em Brasilia)vão rifar o TARSO ( PARA O BEM DO RIO GRANDE)

RoyMustang disse...

A "inteligencia" política é um enigma para mim. Com candidato próprio, pq diabos o PT nacional figa adulando Fogaça?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/