Áudios sob segredo de justiça (Marco Alba) são liberados pela RBS

Do enviado especial à CPI do PT, Antonio Calixto

Como se esperava, não demoraria muito para que vazassem diretamente para a RBS, com exclusividade, os quatro áudios apresentados em reunião "sigilosa" conduzida pela deputada Stela Farias, do PT, segunda-feira, na reunião da CPI.

. Todos os demais jornais, rádios, TVs e conteúdos de Web são excluídos do vazamento, que da mesma forma que os grampos liberados, são selecionados a dedo para atacar exclusivamente adversários do PT. A deputada do PT e a RBS continuam protegendo com zelo todos os grampos que de alguma forma possam irritar a própria RBS, o senador Sérgio Zambiasi, as admininistrações do PT e os grandes empresários.

. Ouça os áudios reproduzidos nesta quinta de manhã pela Rádio Gaúcha, porque são os mesmos apresentados pela deputada Stela Farias na CPI do PT. Deveriam estar todos sob segredo de justiça, mas o próprio TRF, provocado pela maioria dos deputados da CPI, negou pedido de liminar para impedir o vazamento.

. Os áudios vazaram hoje no Chamada Geral: http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=85532&channel=232

O texto do clipping a segui, foi capturado pelo enviado especial Antonio Calixto, na Assembléia do RS:

Apresentação: Antônio Carlos Macedo

11h04 – Apresentador Antônio Carlos Macedo: Gravações mostram relação próxima do secretário de Habitação com empreiteiro investigado na Operação Solidária. Marco Alba, que segue sendo investigado pela Polícia Federal, nega irregularidades e diz que está tranquilo.

Repórter Guilherme Gomes: A reportagem da Rádio Gaúcha teve acesso a interceptações telefônicas inéditas, realizada pela Polícia Federal com autorização judicial, durante as investigações da Operação Solidária. Os trechos mostram a relação do secretário de Habitação, Marco Alba, com suspeitos de articularem as fraudes em obras públicas no Estado. O peemedebista foi flagrado em conversas com Chico Fraga, ex-secretário de Governo de Canoas e réu na ação criminal da Rodin e da fraude da merenda escolar, e com o empresário Marco Antônio Camino, proprietário da empreiteira Mac Engenharia e suspeito de pagar propinas a agentes políticos. A existência destes grampos já havia sido noticiada por Zero Hora. Neste primeiro diálogo que vamos reproduzir, ocorrido no dia 19 de fevereiro do ano passado, Alba avisa Camino que iria enviar alguém na sede da empresa.

Reprodução de conversa entre o secretário Marco Alba e o empresário Marco Antônio Camino.

Repórter Guilherme Gomes: Pouco mais de duas horas depois, o empresário avisa o seu funcionário Hudson Martins que Juvir Costela, chefe de Gabinete do secretário de Habitação, iria passar na empresa.

Reprodução de conversa entre o empresário Marco Antônio Camino e o funcionário Hudson Martins.

Repórter Guilherme Gomes: Para a PF, esta seria a conclusão da negociação de propina. Uma situação semelhante foi flagrada no dia 28 de maio também de 2008. Em uma conversa com Marco Antônio Camino, novamente Juvir Costela diz que devia pegar um CD.

Reprodução de conversa entre o empresário Antônio Camino e o assessor Juvir Costela.

Repórter Guilherme Gomes: Em seguida, Hudson pergunta em uma ligação a Camino se são 50 quilos de costela.

Reprodução de conversa entre o funcionário Hudson Martins e o empresário Antônio Camino.

Repórter Guilherme Gomes: O chefe de Gabinete do secretário, Juvir Costela, chegou a ser interrogado pela PF, mas não consta como investigado. Os policiais do Departamento de Repressão a Crimes Fazendários suspeitaram que CD e costela seriam códigos para dinheiro. O advogado de Marco Antônio Camino, da Mac Engenharia, tem dito que todos esses esclarecimentos serão prestados no âmbito adequado. Já o secretário Alba se diz tranquilo e afirma que as gravações são insuficientes para comprovar qualquer ilicitude.

Sonora com o secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba: Essas ligações não representam elementos de prova suficientes para me relacionar a qualquer ato ilícito. Tanto é verdade que a própria PF solicitou ao Tribunal Regional Federal a quebra do meu sigilo bancário, fiscal, enfim, e o TR decidiu e negou, fruto desta interpretação de que as conversas não denotam qualquer conduta ou conteúdo de ato ilícito.

Repórter Guilherme Gomes: A Mac Engenharia é responsável por obras de saneamento em duas cidades aqui da região metropolitana.

Apresentador Antônio Carlos Macedo: Que mania é essa da imprensa, da Polícia, do MP, de desconfiar das pessoas. CD do Edson e Hudson, não conhece? Dupla sertaneja. CD do Edson e Hudson. Costela, é uma churrascada. Nunca comeu uma churrascada? Costela é a carne preferida do gaúcho para churrasco, meu amigo, é isso. E a proximidade é coisa de amigo. Nada ver com um ser secretário e político e atuar eventualmente em áreas que liberam recursos através de licitações, e o outro sendo um empresário que é beneficiado por isso. É apenas amizade. Poxa vida, que mania essa gente tem de desconfiar das pessoas.


Merchandising
Bier Markt, Castro Alvews 442, fone para reservas 30132300.
42 marcas globais de chopes e cervejas artesanais.
Nesta sexta volta HB, chope de Munique, mais chope Rasen, de Gramado.

Um comentário:

Alfredo disse...

Cadê a Adriana Irion, tão prestimosa jornalista que apresentava furos para a RBS e agora sumiu do mapa. Onde foi parar ela? Será que é casada com um da PF ou do MPF? Ou estou enganado?
Alfredo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/