Vai custar R$ 196 milhões a obra de dragagem que começou domingo em Rio Grande. Odebrecht e Jan de Nul tocam a obra. A idéia é tornar Rio Grande um Hub Port (porto concentrador de cargas). Navios Panamax poderão operar a plena carga. Rio Grande também atrairá cargas da Bacia do Prata.
. A obra conta com investimento de R$ 196 milhões, sendo R$ 147, 5 milhões por parte do Governo Federal e R$ 48,5 milhões por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Os trabalhos iniciaram no trecho quatro, da raiz até o final dos Molhes da Barra, onde a profundidade passará dos 14 para 18 metros. Além desse trecho, também será dragado o canal externo (fora dos molhes da Barra) que passará a ter profundidade de 18 metros. Outra área que será dragada é a compreendida entre o píer petroleiro e a raiz dos Molhes da Barra (Superporto), onde a profundidade passará dos 14 para 16 metros.
. A draga Juan Sebastián de Elcano, que está executando a dragagem de aprofundamento, chegou a Rio Grande no dia 17.
2 comentários:
Só assim poderá este magnifica cidade ser o maior porto da América do Sul e um grande polo naval, com construções de casco de navios e plataformas. Está na hora de uma missão da Yeda ir até a Coréia do Sul, buscar a Hyundai como parceira, pois possui o maior estaleiro do mundo, e colocar Rio Grande no mapa mundi, como polo naval. Outro projeto que o governo deverá correr atrás é a linha de trem entre Guaiba e Rio Grande, por ser uma região plana é possível fazer duas pistas, com bitola de 2,0 m de largura, visando cargas muito grande.
E lá vamos nós, rumo ao progresso, apesar dos pesares e das rasteiras que deram em Yeda.
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