A novidade mais recente sobre o projeto Portais da Cidade que o prefeito José Fogaça conseguiu desamarrar das garras da Cofiex,obtendo o aval do governo federal para contratar US$ 100 milhões com a Cooperação Andina de Fomento, é a adesão da ATP e da ATM. A Cofiex aprovou a operação há três semanas.
. Os dois consórcios (ATP, Porto Alegre; ATM, região metropolitana) que ainda não conseguiram falar na questão da passagem integrada de ônibus, já totalmente implantada, parecem ter retirado o setor da inércia quando se trata de tocar mega-projetos como os Portais da Cidade e até como o metrô de Porto Alegre. ATP e ATM apresentaram um ambicioso estudo sobre os Buss Rapid Transit, que é o caso, com detalhamento da experiência e projetos em vários Países.
. Num longo café da manhã para o qual foi convidado com insistência pelo editor (o secretário cancelou o encontro duas vezes seguidas), o secretário Clóvis Magalhães disse que os Portais da Cidade custarão US$ 220 milhões, US$ 100 milhões dos quais bancados pela prefeitura.
. Até dezembro será assinado o contrato de financiamento com a Cooperação Andina de Fomento e em seguida começarão as obras. Francisco Wuff, diretor de Infra da CAF, esteve na semana passada em Porto Alegre para iniciar as negociações.
. Os Portais, chamado com despeito de “estações de baldeação” pela deputada Maria do Rosário, interceptarão os ônibus para que ocorram transbordos para a zona central. Eles sairão no Beira Rio, Cairu, Triângulo da Assis Brasil, Azenha e Protásio com Carlos Gomes.
. Investidores privados já se candidataram. ATP e ATM estão de olho.
- Clóvis Magalhães disse ao editor que a prefeitura não morre de amores pelo modelo que conjuga no caso atividades comerciais privadas (nas estações, verdadeiros shoppings centers). O ministério das Cidades acena com a possibilidade de bancar o empreendimento, usando recursos do PAC.
Um comentário:
Pena: uniram-se contra o Povo. Isso é a baldeação. Só que MUITO mais cara.
Postar um comentário