O Conselhão aconselha Lula a radicalizar diante da crise global

Ninguém com a cabeça no lugar pode criticar o governo Lula por operar mal neste momento de crise econômica global.

. Afinal de contas, diante de problemões de verdade, os governos americano, europeus e asiáticos, demoraram a agir e começaram a fazer isto de maneira errática.

. O Brasil nem de longe enfrenta problemões parecidos, mas com certeza já enfrenta problemas sérios.

. É só ler os jornais.

. Nesta quarta-feira, o Conselho (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) terá um encontro, as 10h, com Lula. O comitê gestor do Conselhão (cinco personalidades) entregarão uma moção de quatro pontos. Na verdade, o governo age sobre todos os quatro pontos, mas o Conselhão pede que sejam radicalizadas as ações atuais.

1) imposição de normas que obriguem os bancos a liberar dinheiro para financiamentos, mas sobretudo a definição de setores mais desprotegidos.

2) Utilização mais farta de mecanismos oficiais que conduzam à estabilização do dólar, sem eliminação do sistema de câmbio flutuante.

3) Proibição de aumento da taxa Selic e até sua redução. O Copom tem reunião na semana que vem para examinar a nova taxa básica de juros.

4) Manutenção dos atuais níveis de investimentos públicos.

. O governo Lula está fazendo – e bem – a sua parte, mas de fato precisa radicalizar para que o crédito flua. Os bancos estão assustados. São veias que se fecham no momento errado.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/