Falsários criaram Lista de Furnas para blindar Lula

A revista Veja desta semana aprofunda as revelações que fez há duas semanas, demonstrando que a Polícia Federal descobriu que falsários petistas e bandidos comuns uniram-se para forjar documentos com o objetivo de salvar a cara de Lula, o verdadeiro chefe do Mensalão, que estava na iminência de ser desmascarado. A idéia era implicar líderes tucanos e demonstrar que todos eram farinha do mesmo saco. LEIA:

Em conversa gravada pela Polícia Federal, estelionatário diz que a lista era a salvação do Presidente no escândalo do mensalão.

Gustavo Ribeiro
Fotos: Renato Weil/D.A Press e Madji MohammedD/AP

 Entre os meses de março e maio de 2006, o nível de turbulência política em Brasília atingiu o seu ponto mais crítico desde o impeachment do presidente Fernando Collor, em setembro de 1992. A Comissão Parlamentar de Inquérito que investigava o mensalão havia desbaratado a quadrilha de petistas que atuava no coração do governo, desviando dinheiro público para subornar políticos e financiar as campanhas do partido. A crise ameaçava o mandato do então presidente Lula. Era preciso fazer algo e, conforme demonstrou uma reportagem de VEJA da semana passada, o PT contratou e pagou um estelionatário para fabricar a chamada Lista de Furnas — um documento falso que tentava envolver políticos da oposição com caixa dois eleitoral. . Uma estratégia para nivelar por baixo a classe política e minimizar a gravidade do esquema de pagamento de propina montado pelo partido. A Lista de Furnas, descobre-se agora, tinha um objetivo bem mais ambicioso do que apenas confundir os incautos: ela foi produzida pelos petistas para tentar salvar o presidente Lula.

. A confissão está registrada em um relatório da Polícia Federal anexado ao processo que corre em segredo de Justiça na 2ª Vara Criminal Federal, do Rio de Janeiro. VEJA teve acesso ao conteúdo do documento. Durante o escândalo do mensalão, a PF monitorou por vários meses conversas telefônicas entre o estelionatário Nilton Monteiro, o autor da Lista de Furnas, e seus comparsas — deputados e assessores do PT.

. Os diálogos mostram o grupo combinando os detalhes da farsa (“Nós vamos acabar com eles tudinho”), colhendo as assinaturas que dariam “credibilidade” à trama (“Eu já estou aqui com o José Carlos Aleluia”) e negociando pagamento de honorários, ora em dinheiro, ora em negócios com empresas estatais ligadas ao governo federal (“São aqueles negócios que eu pedi da Caixa e do Banco do Brasil para liberar pra mim...”). Na página 29 do relatório, os investigadores transcrevem o motivo do crime nas palavras do próprio criminoso: “O documento é a salvação de Lula”.

. Em uma confidência à sua mulher, captada pelos policiais, Nilton Monteiro diz que mostrou uma cópia da Lista de Furnas aos petistas, e “o pessoal ficou doido”. O documento, nas palavras do falsário, era uma tábua de salvação para o presidente e os petistas envolvidos no mensalão.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem, inclusive os documentos que comprovam a falsidade e corrupção de falsários comuns e delinquentes políticos do PT.

13 comentários:

Anônimo disse...

Não faltam confissões, provas, e evidências de que a política do PT é baseada em ações e alianças imorais e criminosas.
Fosse o Brasil menos cafajeste, menos inculto e mais exigente, homens como Lula não teriam chegado ao poder.

Anônimo disse...

Não tirem conclusões maldosas.
O Mário Rangel, o Mariano de Santa Maria, e outros "esquerdistas politizados" devem ter boas explicações pra essa imundície toda.
Além do mais, estamos em dezembro e o papai noel ve aí.

Anônimo disse...

Ou, anônimo das 15:59, já estariam presos !

Anônimo disse...

eh O Chefe, eh O Chefe!!!

Anônimo disse...

maldito seja o FHC que ajudou a salvar a cara desse sujeito do impeachment....

o pais esta moralmente degradado?

eticamente esfarrapado?

pois agradeçam ao bom mocismo de FHC, que inventou aquela porcaria do "deixar sangrar" e não pedir o impeachment desse inominável e abominável porque o pais entraria em convulsão...

tem que ser muito tolo pra pensar tamanha asneira...

agora estamos ai, atolados na corrupcao e degradados em todos os valores...

e essa proeza de esculhambar o pais por inteiro o petismo conseguiu em apenas 8 anos...

imaginem se essa gente ficar la por 30 anos...

sera a degradação total e irreversível da sociedade e das instituições...

Anônimo disse...

Se tivessemos um ministerio publico independente e vertical a muito tempo certas praticas politicas e seus participes já estariam fora do cenario politico nacional e nossas cadeias mais superlotadas.

Anônimo disse...

Onde tem PT, tem roubo...!!! tá provado. É público e notório. O povo vota nelles, pq é um povo abestalhado e analfabeto. Merece viver de esmola do bolsa família.

Anônimo disse...

NÃO VAI ACONTECER NADA PORQUE O JUDICIÁRIO NÃO FUNCIONA.

Anônimo disse...

Bueno, + Pizzas, aqui ladrao corrupto è Deus.
Não da nada, o judiciario ta bem Pago, para "fechar" os olhos.

Anônimo disse...

Nosso judiciário é uma múmia paralítica atacada por Alzheimer, mas tem um poder tremendo de fazer.....nada que siga minimamente a constituição, somente o que o governo determina e o que o governo determina é de fazer prostitutas parecerem santas e puras!

Anônimo disse...

Num país sério, a cambada já estaria usando macacão laranja há tempos.

Surfista Prateado disse...

Todo mundo civilizado sabe disso... Grande novidade.

Anônimo disse...

Este país não vale nada!!