Prefeito petista é cassado e é condenado por improbidade em Pinheiro Machado

* Clipping Diário Popular, Pelotas
Por: Juliana Sanches
juliana@diariopopular.com.br

O Prefeito cassado de Pinheiro Machado, Luiz Fernando Leivas (PT) sofreu uma nova derrota perante a Justiça. Após ter o pedido de liminar negado pelo Judiciário de Pinheiro Machado para retornar ao cargo, no último dia 24, nesta sexta-feira (11) o petista foi condenado por atos de improbidade administrativa em duas ações judiciais diferentes. As iniciais foram movidas pela Promotoria de Pinheiro Machado e as decisões são do poder Judiciário local, mas ainda cabem recursos.

O primeiro caso envolve a contratação ilegal de professores sem a qualificação necessária exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O segundo episódio diz respeito a não implementação de Plano Diretor no município.

Conforme o Promotor de Justiça, Rudimar Soares, as contratações que geraram a condenação foram feitas mesmo após o Prefeito cassado ter sido avisado pessoalmente de que não deveria repetir contratações ilegais, já feitas anteriormente. A ilegalidade consistia em contratar professores com formação em nível médio quando a lei exigia nível superior.

Além disso, no mesmo processo, apurou-se que o petista fazia publicidade de seu próprio nome nos editais referentes aos processos seletivos, à custa do dinheiro público. O Prefeito cassado foi condenado a pagar aos cofres públicos valor equivalente a seis vezes os seus vencimentos mensais. O MP ainda apelou buscando a suspensão dos direitos políticos do réu.

Com informações do MP/RS.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ele teve as contas da gestão 2009 reprovadas pelo TCE.

Anônimo disse...

O atual secretário da agricultura e ex-prefeito de Bagé Luiz Fernando Mianardi foi denunciado pelo MP no Tribunal Pleno por ter usado mais de 2 milhões (valor não atualizado) para promover sua imagem na TV e no rádio. O processo já passou pela fase instrutória e aguarda julgamento. Se seguir a lógica...

Anônimo disse...

Os prefeitos petistas de bagé, candiota, pinheiro machado e são lourenço do sul, utilizam verbas públicas para que a TV Nativa faça programa sobre estas cidades, nos quais sempre os prefeitos aparecem para contar suas façanhas frente à prefeitura.
O prefeito de bagé aparece até mesmo nas chamadas dos programas.

Anônimo disse...

Lembro que o ex-prefeito de Pelotas Anselmo Rodrigues, foi condenado por que mandou imprimir um jornal (pago pela Prefeitura) com realizações de seu governo, afrontando o princípio da "impessoalidade". Esse esquema da Nativa com os prefeitos petistas é escandalosamente pior!

Anônimo disse...

O prefeito de Uruguaiana gasta com radio - entrada no ar a qualquer momento,quatro radios a RS 3.000,00 e uma RS 6.500,00 + uma hora semanal em cadeia de radio "Uruguaiana Vencerá" um total de RS 33,750,00/mês,RS 405.000,00/ano + TV mais que na rádio.Programa em que se promove e detrata os que lhe contrariam.E o TC? e a Câmara de Veraedores?

Anônimo disse...

O esquema da tn nativa com o pt é tão ridículo, mas teve dois momentos especiais:
Um programa sobre candiota, no qual, após fazer um balanço de todas as aquisições da prefeitura, a apresentadora terminou o programa dizendo: "Certamente, a atual administração seguirá com novas conquistas nos próximos anos", ou seja: ou seja "certamente será reeleita".

O segundo, foi quando uma concessionária de veículos de Bagé foi premiada pela fábrica como um das melhores concessionárias do país. Mas quem apareceu na reportagem para falar não foi o dono, gerente ou funcionários da concessionária, mas sim, o prefeito de Bagé.


Aliás, para quem não sabe, a irmã do deputado/secretário augusto lara era vereadora pelo PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/