Ajuda ao agro do RS

 O senador Luis Carlos Heinze, PP do RS, pediu, ontem, que o Senado convoque o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para prestar esclarecimentos na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. Após ser protocolado, o requerimento precisa ser pautado pela presidência da comissão e aprovado pelo colegiado. 

Heinze afirma que, em 17 de março, políticos e representantes do agronegócio enviaram à Fazenda uma carta com sugestões para mitigar os impactos enfrentados pelos produtores rurais. O documento foi elaborado durante um painel da Expodireto, uma das maiores feiras do setor. Mais de três semanas depois, segundo o senador, não houve resposta nem manifestação por parte do ministério. A carta pede, entre outros pontos, apoio à discussão do Projeto de Lei nº 320/2025, que trata da securitização das operações de crédito rural contratadas até 30 de junho de 2025. O grupo também solicita: aumento do prazo para pagamento e redução dos juros que permitam a amortização das dívidas em até 20 anos; Inclusão de operações judicializadas para garantir que produtores que enfrentam disputas judiciais possam aderir ao programa de securitização; Estabelecimento de uma linha especial de crédito pelo BNDES para a recuperação do solo e projetos de irrigação frente às adversidades climáticas. A crise no setor, segundo a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), resultou em perdas de mais de 40 milhões de toneladas de grãos entre 2020 e 2024 — um prejuízo direto de R$ 117 bilhões e impacto de R$ 319 bilhões na economia nacional, o equivalente a 49% do PIB gaúcho.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/