Mídia esconde suicídio do sargento Alexandre Curto. Ele foi enfiado na cadeia pelo juiz Faccini Neto.

Quase toda a mídia gaúcha continua ignorando o suicídio do ex-sargento da Brigada Militar Alexandre Curto dos Santos, condenado pela morte do sem-terra Elton Brum da Silva em 2009, em São Gabriel. Ele foi encontrado morto em sua cela, no Batalhão de Polícia de Guarda (BPG), em Porto Alegre, na manhã deste sábado.

No final de semana, este blog publicou artigo de Marcelo Bagé, contando o que aconteceu.

Em 21 de agosto de 2009, o então sargento Curto dos Santos matou o sem-terra Elton Brum da Silva, de 44 anos, durante reintegração de posse da Fazenda Southal, um latifúndio de cerca de 10 mil hectares localizado em São Gabriel, na Fronteira Oeste.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

35 comentários:

Anônimo disse...

https://blog-airton-dirceu-lemmertz.blogspot.com/2022/03/estigma-e-xenofobia-por-que-muitos-usam.html

Anônimo disse...

Hoje a hipócrita e cínica esquerda estará fazendo festa graças a seus aliados.

Anônimo disse...

O problema do Curto,é que seu crime não foi roubo.
Se tivesse sido preso por roubo,não teria sido condenado.
O que o judiciário fez com este sargento,sim foi o verdadeiro crime.
Desgraçaram sua existência completamente,por motivo exclusivamente funcional.Ele estava cumprindo a lei,num momento tenso,de limpar invasão pelos marginais.
Mas,pra jogar pra plateia.a brigada o expulsou,e juduciário o condenou.
Não aguentou mais tanto sofrimento,e resolveu.Acabou.
Os filhos das putas responsáveis estão mais realizados.

Renato disse...

Bom Polibio lendo toda a reportagem o assunto é esclarecido,no ano de 2009 o presidente da Republica era o Cumpadi Lula,que terminou com a pobreza a miseria e fez todo mundo viajar para a Disney,mas não se empenhou em achar uma solução pacifica para o campo,ou fechou os olhos ou incentivou invasões. Estas reitegrações de posse tem regras e um policial no cumprimento do dever deve cumprir se ele pegou a arma errado assumiu um risco e pelo laudo o sem terra foi morto pelas costas,com um tiro de 12,ou seja não era uma ameaça e nem a vida do policial estava em risco o cara errou feio e pagou pelo seu erro. De forma alguma e nenhuma circunstância podemos aceitar que um agente da lei atire em alguem desarmado e pelas costas,mesmo não entendendo muito de lei isto configura execução,ou seja o policial cometeu um crime foi a Juri popular e o Juiz deu a sentença,fim da historia;

Anônimo disse...

Brum, que tinha 44 anos e deixou esposa e uma filha menor de idade, morreu em consequência de "um tiro de arma calibre 12 disparado pelas costas". Na ação, vários sem-terra ficaram feridos.


Legitima defesa pelas costas, eu hein......

Murilo disse...

Se eu fosse policial no Brasil, andaria no sentido contrário aos dos bandidos...

Anônimo disse...

"colegas de farda, familiares, ruralistas e apoiadores carregaram Curto em carreata até a Sociedade Rural de Bagé, com escolta de três viaturas da Brigada Militar, duas motos e um carro da Polícia Civil. No local, Curto recebeu homenagens com discursos e soltura de fogos de artifício."

O Ode ao assassinato por legitima defesa com tiro de 12 pelas costas.

Detalhe, o policial alegou que pegou uma arma errada, eu hein....

Não há uma possibilidade de a consciência ter pesado? Não.

Anônimo disse...

"A prisão de Alexandre Curto no fim da manhã desta terça-feira (19 janeiro 2021) após 11 anos, em Pelotas, ocorre quatro meses após a condenação ter transitado em julgado. Durante toda batalha judicial, o policial seguiu recebendo salário de R$ 11 mil, mas a família da vítima, o assentado Elton Brum, ainda aguarda indenização.

Apesar de ter sido condenado em todas as instâncias após 11 anos de processo, o policial seguiu recebendo salário integral e continuava solto até 11h desta terça-feira. O mandado de prisão definitivo foi expedido em 10 de dezembro de 2020, mas nem a Polícia Civil e nem a Brigada Militar se movimentaram para cumpri-lo nesse meio tempo.


Melhor contar a verdade do que se apropriar dos fatos para criar narrativa falsa...tenha cuidado polibinho

Anônimo disse...

É lamentável o suícidio do militar.

Não entro do mérito se a condenação foi justa ou não, até porque não tivemos acesso aos autos, mas parece que foi isso que o levou ao suicídio.

Assim como foi lamentável o suicídio do Cancellier por decorrência da Operação Lava Jato.

A diferença é que no caso do reitor não houve condenação, e a mídia também não se interessou.


Anônimo disse...

Ex-PM do POE recebeu sentença de 12 anos em regime fechado e perda do cargo público, mas estava escondido em um quartel da PM e continuava recebendo salários do estado

é pra isso que o Bolsonaro quer liberar a exclusão de ilicitude, se atirar pelas costas, se atirar pela frente, independente em que atirar, o primeiro ato é receber uma medalha e depois abafar o caso......

Acho que o polibinho deve encontrar outro para usar como "martir", esse aí não vai colar.

Anônimo disse...

História da morte do soldado Valdeci (MST incomoda desde sempre, esse episodio é de 1990)

https://amai.org.br/covardido-mst-no-rio-grande-do-sul/

Anônimo disse...

O Promotor do MP que ofereceu a denuncia foi o bolsonarista Eugenio Paz Amorin e o julgamento foi no Tribunal do Juri, ou seja, não foi o Juiz que condenou foram pessoas do povo, o Juiz só prolatou a sentença.

Anônimo disse...

O editor como jornalista deveria saber que suicídios NÃO SÃO DIVULGADOS pela imprensa, qualquer leitor leigo sabe da existência tácita dessa regra...

Anônimo disse...

Policial militar é condenado a 12 anos de prisão por matar sem-terra em São Gabriel:

Crime ocorreu em 2009, durante reintegração de posse na cidade de São Gabriel

22/09/2017 - GZH

O tiro efetuado pelo policial militar Alexandre Curto dos Santos, 46 anos, que atingiu pelas costas e matou o militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Elton Brum da Silva, em 2009, durante desocupação de terra em São Gabriel, na Campanha, foi entendido pelo júri desta quinta-feira (21) como uma ação em que havia intenção de matá-lo. Com isso, o PM foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado por homicídio qualificado.....

PS: Matou pelas "costas", por isso foi condenado. Se o Estado não cuidou bem do brigadiano na prisão é outro departamento.

Anônimo disse...

Policial militar que matou sem terra Elton Brum em 2009 é preso no RS:

Crime aconteceu em 21 de de agosto de 2009, durante reintegração de posse de uma fazenda em São Gabriel, no oeste gaúcho

20 Jan 2021 - Brasil de Fato

Depois de mais de 11 anos, o policial militar Alexandre Curto dos Santos, que assassinou, em 2009, com um tiro pelas costas o sem terra Elton Brum da Silva, foi preso, nesta terça-feira (19) em Pelotas. O Policial Militar foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado e à perda do cargo público, porém o assassino do sem terra estava foragido. Além disso, até a última semana o Estado do Rio Grande do Sul não havia cumprido a determinação judicial sobre a perda do cargo e Alexandre continuava recebendo mais de R$ 10 mil de remuneração do poder público....

Anônimo disse...

PM condenado pelo assassinato de sem-terra é recebido com carreata em Bagé:

05 Out 2017 - REVISTA IHU ON-LINE

O sargento da Brigada Militar Alexandre Curto dos Santos, condenado em primeira instância a 12 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato do sem-terra Elton de Medeiros Brum em São Gabriel, foi libertado no sábado, 30 de setembro, e recebido com festa e carreata na cidade de Bagé, onde mora. Curto foi beneficiado por um habeas corpus concedido pelo desembargador Manuel José Martinez Lucas na sexta-feira, 29, a pedido da defesa. Com a decisão, o PM deverá responder em liberdade ao recurso contra a condenação.

Sargento foi recebido com uma carreata, fogos de artifício e faixas, em Bagé, após ser libertado pela Justiça
Foto: João A. M. Filho/Jornal Folha do Sul

A recepção a Curto foi emblemática: colegas de farda, familiares, ruralistas e apoiadores o levaram em carreata até a Sociedade Rural de Bagé, escoltado por três viaturas da Brigada Militar, duas motos e um carro da Polícia Civil. Lá, foi homenageado com discursos e fogos. Mais de 200 pessoas e aproximadamente 120 veículos aguardavam o PM, segundo relato da reportagem do jornal Folha do Sul.

Curto, que segundo a Justiça matou Elton pelas costas, sem lhe dar chance de defesa, continuou negando a intenção de cometer o crime.

O policial militar foi condenado por um júri popular no último dia 21 de setembro. O crime ocorreu no dia 21 de agosto de 2009, durante a reintegração de posse da Fazenda Southall – um latifúndio em torno de 10 mil hectares localizado em São Gabriel, na Fronteira Oeste. A ação da Brigada Militar contra cerca de 500 famílias do MST resultou em dezenas de feridos e na morte Brum, aos 44 anos de idade. Ele deixou a esposa viúva e uma filha menor de idade.

No despacho, o desembargador reconheceu que a lei de processo penal não prevê possibilidade de habeas corpus para homicídio qualificado, mas considerou que há jurisprudência favorável “quando flagrante a ilegalidade da segregação do paciente, como a meu juízo ocorre no caso”. Lucas justificou que o crime foi cometido “no já remoto ano de 2009” e que, nesse período, o réu respondeu a todo o processo em liberdade, “não havendo nos autos qualquer indicativo de que tenha se envolvido em qualquer outra infração penal”.

Tiro pelas costas com munição letal
O júri confirmou que Elton foi assassinado de forma brutal e sem qualquer possibilidade de defesa, com um tiro de espingarda calibre 12 desferido pelas costas. Na sua defesa, o PM alegou que houve uma troca inadvertida de armamento com um colega que estava usando munição letal. Os jurados não se convenceram da versão e, além da prisão em regime fechado, determinaram a perda imediata do posto....

PS: Quando fizeram fizeram festa pq o PM matou o sem terra pelas costas, estava tudo certo, né?

Anônimo disse...

Nesse caso, a midia leva em consideração a dor da familia protegendo a memoria do Brigadiano .

Anônimo disse...



Ex-PM é herói para ruralistas
Ex-PM é herói para ruralistas
Ex-PM é herói para ruralistas
Ex-PM é herói para ruralistas



Em outubro de 2017, após ser beneficiado com um habeas corpus, o ex-policial militar foi recebido com festa e carreata em Bagé, eventos organizados por ruralistas e ex-colegas de Brigada Militar.

fonte: https://paralelo29.com/2022/03/26/ex-sargento-que-matou-sem-terra-em-sao-gabriel-e-encontrado-morto/

Anônimo disse...






MAS O QUE É QUE A MÍDIA TEM A VER COM ISSO TUDO???



QUREM RESPONSABILIZAR A MÍDIA????







Anônimo disse...

se fosse um petralhoso ladravaz
nada teria acontecido, aliás,
teria sido inaltecido.

Anônimo disse...

Ao comentarista das 15:12 :
Me permita assinar embaixo do seu comentário !
Estamos "atirados" aos ratos, com certeza !
Até me lembrei do brigadiano que teve o pescoço decepado por uma foice a alguns anos atrás !
Aos do MAL, TUDO, aos DE BEM, NADA !
PQP !

MST assassino disse...


Ainda bem que ele matou um terrorista do MST. Estes canalhas gostam mesmo é de chupar e dar o cu para o lula ladrão. MST deveriam ser todos fuzilados.

ZAPELINO B disse...

Se foi o juiz Faccini Neto, então foi bem feito, porque ele é um JUIZ MUITO CORRETO!!!
Tu só não escreve, que este COVARDE suicida matou o sem terra com um tiro de 12, com munição explosiva, PELAS COSTAS!!!
Como alegar legítima defesa se o assassinado estava de costas?
Me explica isso, polibinhus!!!

Anônimo disse...

"... colegas de farda, familiares, ruralistas e apoiadores o levaram em carreata até a Sociedade Rural de Bagé, escoltado por três viaturas da Brigada Militar, duas motos e um carro da Polícia Civil. Lá, foi homenageado com discursos e fogos. Mais de 200 pessoas e aproximadamente 120 veículos aguardavam o PM ..."

Fonte: GZH

Perguntar não ofende:

1) Os mesmos que receberam o Brigadiano em Bagé como herói por ter matado, mesmo que acidentalmente, um sem terra com um tiro nas costas, são os que aqui atacam o Judiciário?
2) Não sabiam que ele foi solto por um HC do mesmo Judiciário, mas que o processo não havia acabado?
3) Não desconfiaram que o HC poderia, e foi revertido?
4) Ou era o deles que não estava na reta?
5) Como é cidadãos "de bem" conseguem festejar a morte de um sem terra com tiro nas costas em vez de se preocuparem com o futuro do brigadiano?
6) Deu no que deu....

Anônimo disse...

Famílias de soldados da Brigada Militar invadem prédio em RS:

03/06/1999 - Diário do Grande ABC

Um grupo de 50 famílias, de mulheres e filhos de soldados da Brigada Militar (BM), invadiu na madrugada desta quinta-feira um prédio abandonado do IPE (Instituto de Previdência do estado), no centro da capital gaúcha. Elas prometem só sair se houver uma soluçao por parte do governo petista de Olívio Dutra aos seus problemas de moradia, antecipando que vao resistir e que só serao despejadas à força.
``O salário médio dos brigadianos é de R$ 316, e estávamos na opçao de ou pagar aluguel ou comer. Os policiais militares nao recebem reajuste salarial há muito tempo e nao existe nenhum plano habitacional. Fica muito difícil sobreviver assim'', reclamou uma das líderes da invasao e presidente da Associaçao de Mulheres de Praças da BM, Claudete Walau.

O prédio de 11 andares do IPE, localizado na avenida Borges de Medeiros, bem no Centro de Porto Alegre e abandonado pelo próprio instituto há 10 anos, foi invadido no início da madrugada. Eles trouxeram colchoes e cobertores, que espalharam pelo chão das inúmeras salas para dormir e ali passar o feriado de Corpus Christi e os próximos dias....

PS: Pensei que só os "sem terra" e os "sem tetos" eram invasores, mas os brigadinos também, a diferença é que os "sem terra e os sem teto" são expulsos a baixo do pau já os brigadianos permanecem na invasão "ad eterno".

Anônimo disse...

Lembrei de outro suicídio na cadeia, o caso Hersog, não é parecido?

Anônimo disse...

O que o tal do cara estava fazendo invadindo propriedade privada? Plantar não foi, talvez este massa de manobra quisesse era dar um gadanhaço no pescoço de algum brigadiano como fizeram com o cabo Valdeci. Vão todos para a PQP com estas conversinhas de coitadismo para bois e esquerdopatas dormirem.

ZAPELINO B disse...

Brum é um duplo assassino!
Matou dois, COVARDEMENTE: o primeiro, PELAS COSTAS e o "segundo", também sem chance de se defender!
E o covarde do polibinhus, ainda querendo jogar o JUIZ às "feras"!
Cuidado polibinhus, não te aconselho provocar o JUIZ, porque tu podes te dar muito mal e acabar teus dias vendo o sol nascer quadrado.
Juízo VÉIO!!!

Anônimo disse...

Pode ser tiro nas costas, na bunds. Membro do MST tem que ser executado até se estiver sentado no meio fio em uma calçada qualquer.

Anônimo disse...


https://blog-airton-dirceu-lemmertz.blogspot.com/search?q=guerra

https://blog-airton-dirceu-lemmertz.blogspot.com/search?q=diplomacia

https://blog-airton-dirceu-lemmertz.blogspot.com/search?q=conflito

https://blog-airton-dirceu-lemmertz.blogspot.com/search?q=armas

https://blog-airton-dirceu-lemmertz.blogspot.com/search?q=estigma

Anônimo disse...

Hoje vemos que muitas autoridades agem por pressão da imprensa controlada pela agência de inteligência do sindicato do crime e pelos políticos esquerdopatas que também é produto dessa agência de inteligência dos coitadinhos terroristas.

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...
Ao comentarista das 15:12 :
Me permita assinar embaixo do seu comentário !
Estamos "atirados" aos ratos, com certeza !
Até me lembrei do brigadiano que teve o pescoço decepado por uma foice a alguns anos atrás !
Aos do MAL, TUDO, aos DE BEM, NADA !
PQP !

28 de março de 2022 18:22

xxxxxxxxxxxx

Memória curta ou seletiva do anônimo, lembra da assassinato do brigadiano e esquece que o sem terra foi preso, condenado e cumpriu pena pelo crime que cometeu?

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...
Pode ser tiro nas costas, na bunds. Membro do MST tem que ser executado até se estiver sentado no meio fio em uma calçada qualquer.

28 de março de 2022 23:11

xxxxxxxxxxxx

Isso, incentiva, igual fizeram com o brigadiano que se suicidou. Foi recebido com fogos de artificio e festa em Bagé depois de ter matado o sem terra pelas costas, depois foi condenado e esquecido por aqueles que o festejaram, acabou preso e se suicidou. O seja, não doe no teu né vagabundo....

Praça indignado disse...

Lamentavél o PM ter ter dado fim a própia vida, infelizmente existem muitos ruralistas que são ambiciosos e com milhares de hectares de terra ociosao vivem da especulação e usam a justiça e a policia como seus jagunços, neste caso o sargento matou uma pessoa com um tiro de calibre 12 pelas costas e foi recebido como herói pelos fazendeiros, e agora quem vai amparar a familia do policial? que perdeu sua aposentadoria e foi condenado entrando em desespero tirou a própia vida.Hoje vivemos uma onda de "bandido bom é Bandido morto" qual bandido? existem policiais bandidos, fazendeiros bandidos, politicos que praticam peculato e são bandidos etc...
O brasil esta caminhandopara a barbarie institucionalizada...

Lori disse...

Vai chegar a hora, que não terá mais candidatos para o concurso da polícia! As leis estão cada vez mais injustas para eles e beneficiam os criminosos! É a inversão de valores, da nova ordem mundial, agenda 29/30! Por isso sou a favor do povo se armar!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/