Demarcação de terras indígenas sai da Funai e vai para a Agricultura

O presidente Bolsonaro decidiu por decreto que a Funai não tratará mais da demarcação de terras indígenas.

Irá tudo para o ministério da Agricultura.

8 comentários:

Emmanuel disse...

Yesss .... e é só o primeiro dia!!

Anônimo disse...

Esta FUNAI vem de décadas fazendo piantragem. Nunca prestou pra nada. Está na hora de tirar os índios de cima de terras produtivas. Estamos em 2019. Dá estudo e trabalho pra eles. Índio gosta de ver tv andar de carro...Nos EUA era o Marlon Brandon fazendo protestos em favor dos apaches. Nos filmes ele matava os apaches. Palhaçada. Os tempos vão mudando. Deu desta história de índios e aldeias. Acabou.

Anônimo disse...

Porém, é necessário uma sindicância em todas as reservas indígenas, é preciso saber quem as usa, como, porque, quantos índios têm(realmente índios), e se tem alguma finalidade que ajude os indígena. Os 13% o território, ou seja 1,1 milhões de Km2. para poucas centenas de milhares de índios, é, para dizer o mínimo, uma piada (de muito mal gosto). Após verificar tudo, deverá voltar para a União todas as terras que não são adequadamente utilizadas pelos índios, e todas as ONGS expulsas das terras índigenas (inclusive as ONGS religiosas), e condenadas a pagar indenização ao Povo brasileiro pelos roubos feitos contra a nação brasileira nos últimos períodos bolivariano/petistas.

Cris disse...

Assim não pode ... assim não dá...
Vai começar uma chuva de flexas sobre Brasília...
Por que não manter o bom senso ?
Só para perder apoio ???

Anônimo disse...

Talvez sejam os índios os maiores latifundiários do país. Pergunto: qual a função social têm essas terras? Está na Constituição que toda proprietário terá assegurado o direito à propriedade desde que ela tenha serventia. Ora, sabemos que índios não plantam sequer uma batata para consumo próprio, recebem bolsa família, muitas aldeias mais próximas de centros urbanos recebem até quentinhas com comida pronta. Se eu tiver um prédio desocupado, após um tempo começo a ser penalizado, por exemplo. E os índio? O que acontece com eles? Nada? Senhores, o Brasil tem 200 milhões de bocas para alimentar...por que tem de ter tanta terra improdutiva, com tanta gente passando fome? É necessário rever isso, sim, ou o índio planta, com incentivos governamentais, mas vai ter de pegar na enxada, ou cai fora e dá lugar pra quem quer trabalhar, produzir, sair da rede, enfim, ser útil na vida.

Anônimo disse...

Pois é ,Polibio, tudo o que é relacionado à terra está complicado. É necessário rever certas coisas.Demarcação de terra indígena, até meio ambiente entra nisso. É certo, o problema climático é grave, mas veja nossa situação. Países de 1º mundo, lá atrás. desmataram quase a totalidade de seus recursos naturais, se industrializaram, hoje tem dinheiro para importar alimentos e suprir seus povos. Alguns plantam também, mas por condições climáticas e de solo, são poucos. No entanto, o mundo está de olho no Brasil, e sabe por quê? Porque está ventando e chovendo forte na cabeça deles. Repetindo, a situação é problemática, sim, mas vamos pensar que no Brasil, somando cidades, praias, mangues, etc ocupamos apenas 30% do nosso território. Sobram 70% de mata original. Ora, a carninha que consomem não nasce embalada no mercado, ela vem do Brasil, e como sabemos todos bois não sobem em árvores para pastar, certo? Fizeram a porcaria e nós temos de limpar? É certo, é necessário critério, mas não somos a palmatória do mundo. Aliás, nosso povo passa fome, se plantarmos mais, pela quantidade o preço baixa, mais brasileiros terão acesso à comida. De fato, terra é um assunto muito espinhoso...

Anônimo disse...

Reserva indígena não precisa voltar para a União, ela já é da União, o que querem é permitir a ocupação privada, para agricultura e pecuária. E, se possível, o anônimo das 12:05 poderia indicar algum filme em que o Marlon Brando matava apaches ou outros índios, eu teria a maior curiosidade de ver. Ou ele está confundindo com John Wayne?

Anônimo disse...

Tem caciques de algumas aldeias que são verdadeiros mercenários corruptos, e prendem os demais numa situação horrenda, mas só ele manda e todos que tem de obedecer dentro de uma cultura ultrapassada que mantém principalmente as índias reféns de seus maridos e do cacique, que muitas das vezes é o primeiro a desposar as meninas. Esse regime deles que continua escravizando eles mesmos tem de ser revisto. Eles tem que serem incluídos na sociedade. Não é correto o governo seguir mantendo e subsidiando eles em ocas primitivas. Deem casas com infraestrutura básica, com banheiro, fogão, geladeira e uma cama, no lugar de redes, e coloquem as crianças nas escolas. É normal vermos nos centros urbanos as crianças indígenas enfileiradas de pés descalços cantando e pedindo moeda. Algo bom tem que acontecer para que essa escravidão cultural acabe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/