Análise, Paulo G.M. de Moura - Vitória de Bolsonaro no primeiro turno está na linha do horizonte.

- O autor é gaúcho. Ele é cientista político e trabalha em SP.

A vitória no primeiro turno saiu do radar e ingressou na linha do horizonte, constata o autor.

Quem se der ao trabalho de ler a sequência dos meus últimos artigos aqui no site verá que a linha de análise que venho adotando está se confirmando. Afirmei, entre outras coisas, que essa é uma eleição disruptiva que escapa aos padrões tradicionais desse período recente da política brasileira que há um divórcio entre o eleitor de direita e o PSDB que poderia ocorrer um fenômeno que denominei “efeito capote”, que levaria um grande contingente de eleitores a se deslocar rapidamente em direção a um escolhido levando-o à vitória que se Bolsonaro acerta seu posicionamento após sofrer o atentado isso poderia ampliar sua penetração eleitoral que, a rejeição a Bolsonaro junto ao eleitorado feminino é uma fabricação midiática artificialmente inflada e tendente a não se confirmar nas urnas e que o antipetismo é o maior partido do Brasil, de modo que a polarização Bolsonaro versus Haddad tenderia a reforçar o crescimento de Bolsonaro e finalmente, que, a possibilidade de vitória de Bolsonaro no primeiro turno tinha se tornado uma possibilidade real.

Os dois fatos relevantes que acentuam essa tendência são, respectivamente a primeira live de Bolsonaro direto do hospital e a confirmação da ascensão de Haddad nas pesquisas, alçado à segunda posição por todos os institutos.

Protegido pelo escudo da falsa candidatura de Lula, Haddad, então desconhecido, não carregava a carga da rejeição ao petismo.

CLIQUE AQUI para ler muito mais. O editor leu tudo com atenção e recomenda para valer.

14 comentários:

Anônimo disse...

Isso nao eh analise, isso eh torcida! Sao coisas diferentes.

Anônimo disse...

Bah um cientista politico q se presta a achar q uma live de um moribundo pode fazer alguem ganhar em 1 turno e consegue enxergar q o Bolsonaro tem om dobro do restante realmente é um profissional a ser demitido pa simplesmente é tiete de candidato e nao cientista.

Anônimo disse...

É verdade , as urnas sorriem para BOLSONARO. O candidato com um tempo mínimo na TV, sem coligações, e no HOSPITAL, entubado. É a vitória da verdade contra a mentira. O horizonte mostra B17 no Primeiro Turno .!!!
Tia Glória.

Anônimo disse...

A fanpage Mulheres contra o Bolsonaro: Quem comprou? Quanto pagaram???Quem alterou o nome e quantos seguidores perdeu????

Anônimo disse...

Combinaram com os Russos?

Anônimo disse...

Vídeo de 2015 foi editado para parecer ato de apoio a Bolsonaro:

18 set 2018 - DCM

Vídeo foi gravado em 2015 (Foto: Reprodução)
Do UOL Confere

É falso o vídeo publicado no Facebook pela página “Bolsonaro Presidente Sudeste” que alega que um milhão de pessoas fizeram um “coro de arrepiar” na Esplanada dos Ministérios em defesa de Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL. A gravação original foi publicada no YouTube em 15 de março de 2015 em um ato pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). O canto da multidão não tem, portanto, relação com a eleição de 2018.

Para encontrar o conteúdo original, o projeto Comprova fez uma análise do vídeo. Em uma cena da gravação, há uma pessoa com um cartaz escrito “Fora Dilma”, bastante difundido durante os protestos contra o segundo governo da petista, entre 2015 e 2016.

A partir disso, foi realizada uma busca no Google Vídeos com as seguintes palavras-chaves: “fora” “Dilma” “manifestação” “Brasília”. Na primeira página dessa busca foi possível encontrar o vídeo em questão.

A gravação original foi publicada no YouTube por Mairon Oliveira, advogado e morador do Distrito Federal. Ao Comprova, ele confirmou a autoria do vídeo. “Isso foi em 2015 na manifestação ‘fora Dilma’. Não tem nada a ver com o Bolsonaro”, disse.

Além disso, de acordo com reportagem da “Folha de S.Paulo”, publicada em 15 de março de 2015, a Polícia Militar do Distrito Federal estimou que a manifestação pelo impeachment reuniu 40 mil pessoas e não um milhão como diz a descrição do vídeo enganoso. Já os organizadores do protesto, na época, diziam que cerca de 100 mil foram à Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

(…)

Anônimo disse...

EXCELENTE ANÁLISE!

E JÁ SINALIZA ESSA POLARIZAÇÃO, PARA UM FATO CLARO: A REFORMA POLÍTICA E CONSTITUCIONAL DEVERÁ CONTEMPLAR DOIS GRANDES PARTIDOS, NO MÁXIMO TRÊS. O IDEAL SERIAM DOIS, PARA NÃO HAVER CONCHAVOS! MAS SENDO REGIME PARLAMENTARISTA, NÃO HAVERÁ PROBLEMA!

Anônimo disse...

Esquece, editor, as urnas eletrônicas é que vão dizer quem ganhou.
Toffoli ou Tiririca dizerem que a urna eletrônica é confiável, dá no mesmo.

Anônimo disse...

Os eleitores BAN (brancos/ausentes/nulos) das últimas eleições presidenciais elegerão JAIR BOLSONARO 17 no PRIMEIRO TURNO. Essas pessoas votavam assim porque não havia um candidato que se ajustasse a suas expectativas como eleitores. Agora esse candidato existe e é JAIR BOLSONARO 17. Que Deus proteja BOLSONARO e o BRASIL!!!

Anônimo disse...

Torcida, petralhas???? Vocês são deficientes visuais ou cegos ou só burrinhos mesmo???Acharam que as multidões nas ruas apoiando Bolsonaro foram apenas meia dúzia de gaiatos que foram cobrar suas mortadelas pelos "serviços prestados"????

Anônimo disse...

"... a rejeição a Bolsonaro junto ao eleitorado feminino é uma fabricação midiática artificialmente inflada" pela grelo duro Maria do Ossário.

Anônimo disse...

Os adversários do Bolsonaro "subiram no telhado"! (Esta é a primeira das cartas que o português em Portugal escreveu para seu amigo português no Brasil sobre o estado dos adversarios de Bolsonaro!

Anônimo disse...

Embora o resultado final será o mesmo! Presidente Bolsonaro.

Anônimo disse...

Ninguém aguenta mais vocês bolsominions chamando qualquer um ou uma que não diz amém a esse bullying de petralhas! Um bando de homem jeca mal resolvido na vida isso sim que saco isso. Odeio o PT mas não gosto de homem machista babaca dizendo o jeito que tenho que votar. Vão estudar mais, aprender a escrever direito, respeitar os outros e parar de fazer bullying. Aliás vocês sabem soletrar B-U-L-L-Y-I-N-G?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/