Artigo, Geraldo Samor, Brazil Journal - Em busca do bandido perfeito

O caso das distribuidoras de combustível.

A ilustração é do Brazil Journal.

Na semana passada, a Polícia Civil do Paraná prendeu oito funcionários das três maiores distribuidoras de combustível do País sob a acusação de formarem uma organização criminosa.

A Operação Margem Controlada rendeu manchetes nacionais e fez o brasileiro acreditar que mais um setor da economia está envolvido na podridão que tanto aflige o País.

Mas uma leitura do calhamaço do processo sugere que, onde as autoridades enxergam atividade criminosa, há apenas o funcionamento normal do mercado de combustíveis — um negócio de margem de lucro líquido média de 3%, no qual as empresas dependem de precificação dinâmica, investimento em marca e um relacionamento mutuamente benéfico com os donos dos postos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

aparecido disse...

O Autor devia explicar como as distribuidoras dobraram os lucros com o botijão de gás...O gás custava dez na refinaria e 40 ao consumidor.. Agora custa 20 na refinaria e 80 ao consumidor.... o governo com os impostos e os distribuidores com o cartel dobraram seu faturamento em uma inflação de 3% ao ano.. o autor acha isso uma economia de mercado ???? Se o senhor defende os patrões, o consumidor precisa ter alguém que os defenda.... e isso é feito com a plena concorrencia...Esse negócio de preço "borracha", que estica e encolhe , que fazem só serve para enganar o consumidor....

Anônimo disse...

BOLSONARO VAI TRAZER PELO MENOS 5 PETROLÍFERAS PARA O BRASIL:

1 - PARA EXPLORAR NOVOS POÇOS E COLOCAR EM OPERAÇÃO;

2 - IMPORTAR PETRÓLEO E GÁS LIVREMENTE;

3 - IMPLANTAR NOVAS REFINARIAS NO BRASIL COM CUSTOS BAIXOS E COMPETITIVOS DESTAS NOVAS PETROLÍFERAS;

4 - PARA DISTRIBUIR E VENDER COMBUSTÍVEIS LIVREMENTE, INCLUSIVE ÁLCCOL.


bOLSONARO REDUZIRÁ IMPOSTOS NO SETOR.

Unknown disse...

Gostaria que os leitores lembrassem
desta mensagem em 2020 " O Povo brasileiro fora enganado mais uma vez,a primeira com o PT do Lula, agora novamente com o Bolsonaro usando a imagem dos Militares.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/