Artigo, Gaudêncio Torquato - Os dândis do futebol

O futebol está se transformando em gigantesca passarela para exibição de uma coleção de tatuagens, cortes de cabelo, piercings em orelhas e pescoços, na esteira da expansão de uma estética esportiva que embala os competidores, motivando torcedores a endeusar seus ídolos não apenas pela qualidade técnica, mas pela maneira como se apresentam.

O dandismo, maneira afetada de uma pessoa se comportar, se vestir e usar adereços, exercício tradicionalmente restrito ao campo político estende, portanto, seus domínios aos campos de futebol. O poeta Baudelaire dizia que o dândi provoca “o prazer de espantar”. Nesses tempos de espetacularização dos atos cotidianos, pode-se acrescentar: o “prazer de encantar”, ou, no caso do futebol, oferecer algo mais que uma performance esportiva.

Na política, o dandismo teve grandes cultores, como Luis XIV, que passeava nos jardins de Versailles em um cavalo branco coberto de diamantes, ele todo vestido de púrpura.

CLIQUE AQUI para ler mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não é tudo isso não.. A Maica jessica é que exagera no visual...O tecnico do Mexico falou a verdade hoje.. futebol é para homens...enquanto a maioria dos atletas descansa com a namorada ou com a esposa e filhos a maika jessica descansa com os parças, cabelereiros e maquiadores... e a "namorada" está longe...meu amigão Dr. Ricardo acha isso um perigo....um grande perigo !!!!

Ultra 8 disse...

Vagabundos sem cultura, apenas tem atributos psicomotores para correr atrás de uma pelota. para parecerem que são algo mais ,que cães adestrados, só faltam pendurar uma melancia no pescoço, pois na verdade, estes não tem noção de mundo.

Pela falta de patrimônio intelectual, estes "pelotários", se utilizam de adereços de estética duvidosa e também adoram comprar automóveis e outras bugigangas para impressionar as "damas" do mesmo nível deles...

A ostentação material, destes seres vazios de conteúdo intelectual, é a forma que eles acham que se destacam dos outros que tem a vida profissional útil e vital a sociedade.

Desvalidos intelectuais, que são elevados a deuses, por empresas, pela mídia, por governos corruptos, para exploração de um povo hipnotizado pelo lazer institucionalizado.

O país para, para ver 11 desqualificados sociais correndo atrás de uma bola.

Que povo vagabundo...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/