BRDE, Badesul e Uergs podem entrar na lista de extinções

A lista de secretarias e estatais que foram incluídas nas propostas de reorganização administrativa estadual pode crescer durante o ano, mesmo que os deputados rejeiem a PEC que amite as privatizações da CRM, Sulgás e CEEE.

É que o governo estadual avalia se não chegou a hora de acabar também com Badesul, BRDE  e Uergs.

No caso das secretrias, o caso mais exemplar é o da secretaria de Obras, que só não acabou por pressão do PDT, que prometeu votos que não tem concedido na Assembléia.

36 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

É para ontem.

Nenhum deles fará falta. São apenas máquinas de torrar dinheiro do contribuinte.

JulioK

Anônimo disse...

Já deveria acontecido , pelegada improdutiva......

Anônimo disse...

SÃO TOTALMENTE INCOMPETENTES, A UNICA SERVENTIA É PAGAR SALARIOS E SERVIR PARA ACOMODAR DIRETORES FILIADOS AOS PARTIDOS DE OCASIÃO...

MAS O PIOR DE TUDO É QUANDO FOR UM BARNABÉ CONCURSADO, LEVA NA INATIVIDADE(aposentadoria integral) É ESSE ITEM O CÂNCER FINANCEIRO DO ESTADO...

Magno disse...

Essa UERGS é uma universidade comunista... muito me admiro de ainda existir!!!

Anônimo disse...

Demorou, tem que extinguir com urgência.

Anônimo disse...

Vamos Sartori, corta logo estes devoradores de verba pública.

Anônimo disse...

Pô GRINGÃO acaba com estes cabides e entra para a história!

Anônimo disse...

INFELIZMENTE JÁ DEMONSTRARAM QUE MESMO QUE FAÇAM ISSO NADA MUDARÁ AS FINANÇAS DO ESTADO, JÁ APROVAM NOVOS GASTOS E COM CERTEZA JÁ TEM EM ANDAMENTO OUTROS.

Anônimo disse...

Querem privatizar e vender tudo o que se sustenta e ainda gera lucro para o Estado com essa mentira deslavada que dá despesa.
Abram os olhos... alguém consegue vender o que não presta??? Alguém compra o que não presta, que não gera lucro?
O povo pode ter memória curta (nem todos é claro) mas certamente não é burro!!!

Anônimo disse...

E o IRGA, quando vai para o saco. Chega de sustentar essas figuras representativa do arroz, um setor que pode muito bem se manter com o que já cobram dos produtores....Sartori venda as propriedades do IRGA e injete do caixa do governo.....

Unknown disse...

A gente sabe que o camarada é um bom jornalista quando ele divulga esse tipo de nota: 1- O BRDE não pode ser simplesmente extinto, existem 3 estados para dar o aval e o capital do estado t de ser devolvido é isso também precisa do aval dos membros, o que dificulta e muito uma provável extensão. 2 -pra extinguir o Badesul tem devolver o empréstimo do Banco Mundial que foi concedido ao estado com a condição de que criasse uma agência de fomento. Resumo da ópera: vai verificar direitinho o que cada uma das instituições tem de regramento antes de fazer alarde.

Anônimo disse...

Faltou a EGR na lista.

Anônimo disse...

Uergs ainda existe. Coisa só falo cinza.

Anônimo disse...

Alguém aí lembra quais foram as medidas positivas no governo do Exterminador do Futuro - olívio dutra...??? dirão alguns...ora, o olívio criou a UERGS; por acaso está faltando universidade no Rio Grande, que o estado falido tenha que bancar uma nova universidade...??? A UERGS do olívio, custou apenas um pouco de tinta de uma caneta bic e uma folha de papel. Pois ela só dá despesa para o estado. São milhões por ano gastos com salários e funcionários, nem prédios ela tem. DEMAGOGO E INCOMPETENTE...!!!

Perguntando novamente...: o que o governo do atraso genro deixou de positivo para o estado...??? não lembra, né...?...deixou o estado irrediavelmente falido. Assim agem os incompetentes políticos desse partido, isso considerando, como já está demonstrado pelo mensalão e petróleo, que são políticos honestíssimos e éticos.

Anônimo disse...

UERGS CRIAÇÃO DO SENHOR DO PASSADO CHAMADO OLÍVIO QUE NÃO SERVE PARA NADA E A TAL EGR CRIAÇÃO DO TARSO QUE É SOMENTE CABIDE DE EMPREGOS,SÓ TEM PETISTA LÁ DENTRO,ATÉ GENTE CEDIDA DE FUNDAÇÕES COMO A FDRH, E OS OUTROS DOIS COM ROMBOS PELA AÇÃO DOS PETISTAS.ONDE DEU PARA OS PETISTAS SE ALIMENTAREM,NÃO FIZERAM BOQUINHA,FORAM COM UMA FOME DE LEÃO.

Anônimo disse...

Não sei porque já não entrarem na lista antes. E o que esse gringo está esperando para convocar um plebiscito para se desfazer desses encalhes todos?

Anônimo disse...

Urgs...quem oferece curso superior e a uniao, o estado nao consegue oferecer segundo grau e quer se meter cim curso superior...acabemcom essa uergs ninho de comunistas

Anônimo disse...

E ai bando de burros!
Se fosse o PMDB deste gringo burro e acéfalo que estaria nestas seceetatias, não privatizariam nem o cafezinho da assembleia, isto se o servente votasse neles.
Fato: privatizam para tirar os socialistas e petistas de lá, que se eternizaram no poder.
Pior de tudo que eu apoio.
Mas que o gringo burro e mal assessorado é... só tem uva tomando decisão por nós.
Lamento

Romulo disse...

O Irga não recebe nada do governo.....ele é mantido por parte do arroz vendido pelo produtor de arroz no RS

Romulo disse...

O Irga não recebe nada do governo.....ele é mantido por parte do arroz vendido pelo produtor de arroz no RS

Anônimo disse...

É muita balela, o que precisa ser extinto de verdade é a secretaria da segurança e da educação. O estado ja mostra a anos que é incompetente para gerir estes dois, afinal quando mais precisamos só contamos com educação e segurança privada. É de quebra, reduz o custo da máquina pública sem ter que pagar policiais, brigadiamos e professores.
Além da redução dos impostos que o governo rouba do contribuinte mensalmente a título de educação e segurança com retorno zero.

Todo mu do paga educação privada e cercas, alarmes e grades para segurança mesmo. Chega de sustentar educação e segurança pública!

Anônimo disse...

O BRDE não recebe nenhum dinheiro do governo. O pagamento de despesas administrativas (incluindo salários dos funcionários) vem das suas aplicações.

Anônimo disse...

UERGS que foi fundada pela pelegada do PT forma os chamados analfabetos funcionais. Não fará falta nenhuma, somente contribuirá para evitar mais dinheiro público saindo pelo ralo. Tornando o Estado cada vez mais falido. Esse é outro cabidão de empregos dos partidos.

Unknown disse...

O Badesul não recebe dinheiro do governo do estado, muito pelo contrário. Se o Gringo pagasse o que deve o Badesul estaria no azul. O Badesul é o único órgão que investe na estrutura dos municípios atualmente, se fechar o Badesul os investimentos em irrigação, transporte escolar, asfalto de ruas vão pro vinagre. Boa sorte porque o gringo não dá um puto pila pra investimento desde que entrou no governo. Se os órgãos de desenvolvimento não fizerem a maioria dos leitores teria de tapar os buracos dá própria rua e levar as crianças pra escola no lombo de burro. E não comecem com a lenga-lenga de tem 3 bancos, até porque Agência de Fomento não é banco. O BRDE pertence a três estados, o Banrisul é banco comercial (e tem capitalização de investidores particulares) e a agência de fomento tem como objetivo praticar as políticas de investimento do governo estadual sem intenção de lucro ( a intenção é fomentar o desenvolvimento).

Anônimo disse...

É fácil perceber que o governador e demais políticos desconhecem a atuação do BRDE, seus atos constitutivos, o volume de financiamentos criteriosos captados pelo banco que chegam até as empresas e agricultores desses estados, gerando empregos e impostos. A instituição se sustenta com a sua própria atividade e beneficia enormemente os 3 estados do Sul há décadas!

Anônimo disse...

E preciso verificar que o BRDE é autônomo em relação ao orçamento do Estado (alias, dos estados - PR,SC e RS), ou seja, não consomem verba do mesmo. Está saudável economicamente e é o 2o. colocado em financiamento agrícola na região Sul (só perde para o BB). Ele ainda é estratégico para o governo.

Anônimo disse...

BRDE não é do RS.
O máximo que o RS pode fazer é simplesmente pedir sua quota-parte na instituição e assim se desvincular do banco.

Anônimo disse...

Caro Políbio e demais,

Convido-os que tenham qualquer dúvida em relação a Uergs a conhecer as 24 unidades, seu papel perante a sociedade e principalmente a importância de se ter uma universidade para o desenvolvimento do estado.
http://www.uergs.edu.br/inicial
Há 24 unidades para se conhecer. Mesmo com uma baixíssimo orçamento sempre figura entre as primeiras universidades do país, com cursos como o de Automação Industrial como o MELHOR do Brasil.
Aposto que se quem tem qualquer coisa contra ou que são gastos que consideram irrelevantes para uma universidade, conhecendo-a mudarão de ideia com certeza.
Caso o senhor queira se esclarecer sobre tal instituição que hoje é totalmente apartidária terei o prazer de apresentar a instituição.

Atenciosamente,

Anônimo disse...

Vai extinguir universidade, certamente pagamentos menos impostos...

Anônimo disse...

Extingue o banco, aí ninguém precisa pagar o financiamento. O banco existe enquanto estiver regando dinheiro, agora que é hora de receber... melhor fechar.

Anônimo disse...

Meu caro,
O BRDE não recebe um tostão do governo do estado. É impedido disso por estatuto.

Unknown disse...

Nos estados e, principalmente no nosso estado, muitas fundações, autarquias, instituições, economias mistas, etc. foram criadas única e exclusivamente para acomodar companheiros políticos que não lograram êxito em eleições ou para proporcionar uma renda gorda para os amigos do peito. Essas três entram para a história por não terem em momento algum contribuído para o desenvolvimento pleno. O portal transparência mostra vultuosos vencimentos para uma infinidade de pessoas ligadas à Uergs e que não produzem pois é uma instituição que já esteve diversas vezes para ser extinta só permanecendo pela graça de conchavos políticos.

Unknown disse...

O BRDE e uma instituição que não dependo dos governo, portanto caros leitores quem não conhece o BRDE , procura saber como funciona esta instituição, antes de fazer seu comentário, o BRDE é dos estados parana, santa catarina e rio grande do sul. faz todo o desenvolvimento e o crescimento da região sul.
Fazendo sempre sua parte para melhorar a agricultura grandes medias e pequenas empresas. só para entender o desenvolvimento do BRDE.

Unknown disse...

Juliok, aconselho a teres uma visão mais aprofundada dos números e função social das instituições. Podes ter uma surpresa e mudar seu pensamento. Respeitosamente CharlesD

Marcello Morientes disse...

Caro Anonimo, tem coisas que não adianta vc tentar explicar, pois essas pessoas que estão aplaudindo o fim das fundações e incentivando o estado mínimo, são as mesmas que pensam que leite dá em caixinha no supermercado. Quero dizer com isso que elas nem sabem do que estão falando.

Estudante da UERGS disse...

Ao ler alguns dos comentários eu puder perceber que muitos não sabem nada sobre a UERGS ou não aprovam os gastos com a educação.Porém esta universidade possui um grande diferencial das demais. Ela não é centralizada pois os seus campus são espalhados por diversas cidades do Rio Grande do Sul. Pode passar despercebido, mas o motivo disto é dar oportunidade de um ensino superior público de qualidade para estudantes que não moram nos grandes centros urbanos do estado.

Aos que afirmam que na UERGS só existe petista e que não gera lucro nenhum para o estado: venham conhecer esta instituição e perceber a dedicação tanto dos alunos quanto dos professores da UERGS, as quais compensam a falta de infraestrutura da universidade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/