Artigo, Fernando Schuller, Época - Nós que amamos tanto o estado

Reformar, privatizar, melhorar o ambiente de negócios. Em vários países, direita e esquerda se encarregaram dessa missão. No Brasil, direita e esquerda adoram o Estado. Qual a razão?

Mistério dos mistérios, no Brasil, é esse nosso amor pelo Estado. Dizem que tudo vem de nossas raízes portuguesas. Curioso pensar que o mais estatizante de nossos presidentes foi o mais alemão de todos, Ernesto Geisel. E quem mais caminhou na trilha inversa e buscou dar ao país uma racionalidade de mercado foi um Cardoso, filho e neto de generais. Brincadeira com sobrenomes. Tenho certa implicância com nossa mania de botar sempre a culpa na herança lusitana. Eles que nem bons vinhos nos ensinaram a fazer.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por isso o Brasil não consegue sair do socialismo, por abobados metidos a intelectuais como esse Fernando Schuller, que adora puxar o saco de FHC e nunca denunciou o Foro de São Paulo, ou o Pacto de Princeton (PT e PSDB).

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar:
Por que "empresários" que detestam o Estado pulam de alegria quando podem ser " sócios" deste mesmo Estado...
Seria porque os "empresários" brasileiros detestam correr riscos?!?
Seria por que ao se associarem ao Estado "herdariam" a tecnocracia que jamais conseguiriam contratar com seu "charme pessoal" e "capacidade gerencial"????

Anônimo disse...

Portugal foi o pior colonizador do mundo. Angola, colônia portuguesa, depois de mais de 4 séculos de domínio português, deixaram 93% de angolanos analfabetos. Antes da chegada de Dom João VI, Portugal proibia a construção de escolas e fábricas na colônia Brasil. Qdo foi proclamada a república, em 1889, existia menos de 10% de brasileiros alfabetizados.

- Os EE.UU, no século XVII colônia da Inglaterra, inaugurou a universidade de Harvad em 1636.
- Austrália colônia inglesa, começou a ser povoada em 1750 só por prisioneiros saídos das prisões inglesas, pouco mais de cem anos depois, o australiano tinha o melhor PADRÃO DE VIDA DO MUNDO.

- Em comparação com a colonização inglesa, a colonização portuguesa foi o de pior que poderia ter acontecido nestas terras tupiniquins.

- Vejam só a qualidade dos nossos políticos. Todos ricos, e um povo inculto, mal sabe ler, mal sabe escrever, vota em políticos da qualidade de um lula, uma dilma, renan, Eduardo cunha, é bom nem citar o resto. Triste Brasil ...!!!

Anônimo disse...

O artigo faz uma referência aos militares, lembrando que criaram cerca de uma centena de estatais nos anos 70. É um estatismo de fazer inveja a qualquer comunista de carteirinha. Mas não se pode esquecer que também fecharam o país às importações e criaram infames reservas de mercado, como a de informática, que provocou um atraso de no mínimo dez anos no setor. E não se pode esquecer as regulamentações perversas, como aquelas que fecham determinadas áreas do mercado de trabalho para o cidadão comum, favorecendo espertalhões graduados e reduzindo severamente a mobilidade e a possibilidade de ascensão social.
.
Um pequeno empresário carioca comentou certa vez que o brasileiro tem três saídas: Trabalho, o Galeão ou Cumbica. No Brasil, o estado está fazendo de tudo para fechar a primeira delas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/