João Resende, presidente da Anatel, disse que a era da internet ilimitada acabou

A Anatel já previa desde 2012 que as operadoras seriam levadas a impor limites de banda em seus planos de internet fixa, porque os usuários estão cada vez mais utilizando recursos e não há mais outros meios para gerar lucro que não essa estratégia, e disse ainda que não iria impedir esse plano. Agora a agência reforça sua postura de que as operadoras precisam acabar com a internet limitada para sobreviverem.
A preocupação da agência é quanto ao modo como as operadoras vão alertar os usuários de que seu pacote de dados atingiu o limite, e pediu que as empresas apresentem um plano de comunicação.
De acordo com a Anatel, o principal motivo que leva as operadoras a precisar recorrer ao novo modelo é a transmissão de vídeos no YouTube e Netflix, além de jogos online. Para ele, a internet ilimitada "acabou educando mal" os usuários.

A oferta tem que ser aderente à realidade. Nem todos os modelos cabem a ilimitação total do serviço, porque a rede não suporta.


Já o Ministério da Comunicação exigiu que a Anatel estabeleça meios para que as operadoras cumpram o contrato firmado com seus usuários. O secretário do Ministério explica que isso veio em um momento em que os usuários receberam a notícia, porém sem informações o suficiente de como a aplicação de franquias seria realizada. Os usuários assinaram uma petição online, mas a Anatel afirma que não tem nenhum levantamento sobre quantos clientes já registraram reclamações sobre descumprimento de contrato.

48 comentários:

Anônimo disse...

As operadoras querem vender TV por assinatura, as TV's abertas estão assustadas com a perda de dinheiro e relevância e os partidos, especialmente, os de esquerda, tem medo da internet. Depois da internet, diminuiu muito o tempo que vejo TV aberta e por assinatura não tenho mais - não vale a pena.
É uma forma de censura não-explícita.

Anônimo disse...

"Anatel afirma que não tem nenhum levantamento sobre quantos clientes já registraram reclamações sobre descumprimento de contrato." - O consumidor brasileiro já é absolutamente esfolado vivo e massacrado pelos seguintes serviços: planos de saúde; companhias aéreas; operadoras de telefonia celular; operadoras de televisão a cabo; em qualquer um desses, caso você quera reclamar irá cair numa empresa terceirizada de call-center que vai tratar de te enrolar!
Agora a cereja no bolo... o território da internet está liberado para as empresas fazerem o que bem entendem.
Quanto ao papel da ANATEL, não custa repetir novamente a frase lapidar do artigo de Políbio Braga:
"Anatel afirma que não tem nenhum levantamento sobre quantos clientes já registraram reclamações sobre descumprimento de contrato."

Luiz Vargas disse...

E a ANATEL querendo beneficiar o CARTEL.
Abram o mercado e tragam empresas norte americanas que em breve os preços baixarão e a qualidade aumentará.
Mas como estamos no país do bando quadrilheiro PeTralha, quanto menor a oferta, maior a procura e maior ainda a propina que entra nos bolsos de gente canalha.
Fechando estaa tais de ANATEL, ANEEL e ANAC daria para economizar alguns bilhões, já que não servem para nada a não ser para ferrar como o povo e como cabidão de empregos para PolíTicos corruPTos e seus apaniguados.
Estas agências poderiam muito bem virar secretarias dentro dos ministérios aos quais são vinculadas.

Anônimo disse...

E as Teles cumprirem sua parte que é entregar internet com velocidade prometida ninguém fala. É um escárnio a ANATEL concordar com que elas entreguem somente 40% da velocidade. É o país do abuso contra o consumidor.

Anônimo disse...

Isso é um absurdo! Uma reação rídicula das operadoras a difusão do WhatsApp e do Netflix...se isso realmente ocorrer será um retrocesso e um absurdo!

Anônimo disse...

Que tal deixar a economia de mercado funcionar? Com mais empresas disputando o mercado teremos uma concorrência saudável que irá nos trazer internet ilimitada por menores preços. Atualmente contamos com DOIS supergrupos que controlam todas as telecomunicações. Não é nem um pouco estranho elas dizerem que não tem como dar conta. Este é apenas mais um passo do finado governo do PT para controlar os meios de produção, telecomunicações envolvidas. Finalmente o pesadelo está chegando ao fim, e assim esperamos que o novo governo abra o mercado para a concorrência.

Anônimo disse...

Acabou a mamata, quem tiver dinheiro pagará por mais banda. Como em vários países existe a prática isso significa que estamos ferrados, pagaremos mais e teremos o mesmo serviço porcaria.

Anônimo disse...

Muito interessante a questão levantada pelo anônimo de 19 de abril de 2016 09:55

Entregar só 40% da velocidade pode, mas não pode usar à vontade porque a rede não suporta?? Olha, eu trabalho na área, as redes suportam sim!

Quem esta pensando em trocar de provedor deve prestar atenção, pois muitos pegam rede de uma das grandes e só redistribuem.

O impacto da aprovação desta medida vai levar muitas empresas pequenas e até médias à bancarrota ou no mínimo a demitir para compensar o extraordinário aumento de custos. Empresas de web design e propaganda, por exemplo, usam por mês bem mais que os 130GB, já pagando uma pequena fortuna por 40% do que deveriam receber.

A sociedade precisa se mobilizar, independente de ideologia, afinal, esquerdistas também usam a internet e em todos, mesmo os empregados das estatais, terão condições de arcar com os novos custos.

Anônimo disse...

AINDA iremos ver nas PÁGINAS POLICIAIS estes diretores de AGENCIAS "REGULADORAS" denunciados por receberem propinas!

Anônimo disse...

Anônimo das 09,41. Análise perfeita. Concordo com que escrevestes. Aí tem de tudo, como dissestes, as operadoras de telefonia, as operadoras de TV a cabo e as teles, todos estão apavoradas, com a migração dos clientes para o ZAP-ZAP e o Netflix. Sem contar com os políticos, apavorados, com o povo com acesso ilimitado da internet, no facebook e em todas as redes sociais.

- RESUMINDO...: " ISSO É CENSURA A INTERNET"...!!!

Anônimo disse...

Povo esta cansando, vai aos poucos literalmente se 'atirar nas cordas', produção vai baixar, qualidade vai baixar, consumo diminuir ao máximo.

Arrecadação de imposto diminuirá em muito.

Anônimo disse...

Quantos empresários encerraram suas atividades, e preferem ficar em dinheiro depositado lá fora ? Cada vez aumenta mais esta opção.

Anônimo disse...

AINDA NÃO SOMOS LIVRES!!!!!!!!!!!!!!!

LIBERDADE, LIBERDADE, JÁ!

Anônimo disse...

Políbio,

A ANATEL quer proteger as operados de formação de cartel e falta de investimento.

Tem "cheiro" ruim.

JulioK

Anônimo disse...

e quando e' o contrario? o cidadao ser lesado pela empresa, dai a anatel nada faz, nem as multas q ela cobra das empresas sao reveritdas em beneficio dos cidadaos, vergonha
esse mercado de telefonia e' um cartel e vergonhosamente a anatel dice amem para a fusao VIVO-GVT
ACONSELHO OS USUARIOS A USAREM APENAS WIFI PUBLICO E SAIREM EM MASSA DESSAS EMPRESAS, NA EUROPA EXISTEM PELO MENOS 10 TECNOLOGIAS DIFERENTES PARA TRANSMISSAO DE INTERTNET, NO BR APENAS O CABO OU O TELEFONE, 3G, 4G, NAO CONTA POIS SAO MUITO RUINS

Anônimo disse...

Odeio os carteis no Brasil que não são pucos. Mas uma coisa o pessoal tem de convir comigo, cadê a infraestrutura desse lugar primitivo?
Trazer mais empresas estrangeiras para o lugar primitivo é encorpar o cartel e não resolver nada. Vai governo e vem governo novo e não vai adiantar nada.
Qual é o político que gostaria de ver o povo pensando?
Gostaria sinceramente que alguém me apontasse esse corrupto.
Sou contra o PT desde que surgiu, mas vamos trocar uns ladrões por outros.
Esse lugar primitivo não tem solução.

Anônimo disse...

Esta cara esta louco e mal informado. Dizer uma coisa destas é muita incompetência e só pode estar vendido as operadoras. Claro é mais um petralha que precisa ser impichado. a Anate foi criada para regular e fiscalizar em nome dos usuários mas o que faz é defender as operadoras.
Temos que apoiar o IDEC contra este absurdo. esta botando a culpa nos usuários. É muita canalhice.

Joel

Anônimo disse...

Taxistas fedorentos e mal educados se unem contra o Uber.
OPeradoras gordas e inchadas se unem contra whatsup e Netflix.
Brasileiros honestos se unem em favor do impeachment e pelo fim do PT.

Tudo a mesma coisa. Incompentencia e safadeza uma hora cansa.

Anônimo disse...

Agencias reguladoras aparelhadas pelos petralhas estao acabando com o consumidor brasileiro. A internet no Brasil e cara e ruim. Uso muito internet pois a tv aberta e um lixo. Espero que o Temer nomeie tecnicos honestos para cuidar das agencias. A esperanca e a ultima que morre.

Anônimo disse...

O novo governo vai deixar isso acontecer?

Anônimo disse...

Isso é impossível.
Quando o mundo segue adiante, o Brasil retrocede a passos largos.
Realmente, uma notícia boa vem sempre acompanhada de dez ruins.

Anônimo disse...

Portal Ijuí.com fecha e vai para Chapecó, tentem acessar qualquer notícia aparece a nota. http://www.ijui.com/meio-ambiente/34014-veja-imagens-do-rio-uruguai-secado-pela-retencao-das-aguas-pelas-hidroeletricas.html

Anônimo disse...

É o fim da várzea! Estamos chegando na Venezuela e em Cuba, "sejam todos bem vindos"!

Como dizia a ex-Presidente Dilma: "Esse projeto não pára em pé!". Isso é um grande balão de ensaio para ver até onde vai nossa capacidade de indignação. Quando essas empresas venceram os leilões para explorar esse mercado promissor e milionário da internet, os bobinhos não sabiam no que estavam entrando? Ora, contem outra, prá cima de mim não.

Como isso funciona no países desenvolvidos do mundo? Lá existe esse limite que estão tentando impor aqui? Se alguém souber me avisa.

Vou contar uma historinha prá vocês : Quando falta energia elétrica em nossas casas todos imediatamente percebemos, nos irritamos e xingamos a distribuidora de energia elétrica. No nosso litoral, Capão da Canoa por exemplo, que deve ter uma população fixa em torno de 50 mil pessoas, no verão (Natal, Ano Novo e Carnaval) essa população passa repentinamente para um valor em torno de 1 milhão de pessoas. Ou seja, todo mundo tomando banho quente, cerveja gelada, ar condicionado ligado, etc, etc, etc. Quem lembra do último apagão nessa praia, nessas datas? Eu não lembro! Por quê? Porque a CEEE transmissora e a CEEE distribuidora fizeram os investimentos necessários, previstos em legislação específica para atender a sazonalidade do seu mercado. Traduzindo, instalaram milhões de reais em equipamentos para atender uma carga de poucas horas em poucos dias e depois ficarem inativos ao longo de todo o ano. Tudo para que a energia não desapareça com a chegada da população no verão.

Agora eu pergunto: E as centenas, milhares de apagões que ocorrem a todo instante com as operadores de internet por que ninguém reclama? Em Capão, no verão não tem internet móvel, por quê? Porque as maledetas das operadoras não fizeram o raio dos investimentos necessários. E nós ficamos xingando nosso celular, a vó do badanha, menos os responsáveis por isso, que são as distribuidoras de internet e, principalmente, a ANATEL, que faz vistas grossas. Acho que isso deveria ser seriamente investigado. Espero que o Temer quando assumir de fato mande essas operadoras fazerem os investimentos necessários ou que caiam fora daqui e vão explorar internet nos países comunistas e bolivarianos.

Alexandre Sampaio disse...

São Paulo, 19 de abril de 2.016

Prezado Sr. Braga,

Veja só a que ponto chegamos: A ANATEL, que deveria ter por escopo, garantir serviços decentes das operadoras, está preocupada com o LUCRO das mesmas! Danem-se os milhões de usuários da operadoras de telefonia e internet que formam um dos maiores CARTÉIS DO MUNDO na área de atuação, com serviços nojentos e preços extorsivos! Estamos nas mãos de BANDIDOS COMUNISTAS, que devido as movimentações populares contra essa DITADURA ASQUEROSA em que vivemos, resolveram aniquilar a Internet para os tapuias, única arma para enfrentar esses MANÍACOS PSICÓTICOS COMUNISTAS! Reza a lenda, que a TIM, não vai "FERRAR" com seus clientes, limitando o tráfego de dados. O Problema é que a TIM não atende a todas as regiões, para que os usuários dessas empresas CANALHAS que vão limitar a utilização do serviço de banda larga, possa migrar para a TIM. Parabéns, PT. Vocês conseguiram mandar o país de volta para a Idade Média!

Paulo disse...

Bah, estamos mesmo mal de operadoras e representantes. Olhando o site de uma operadora de Portugal, por 54 euros, tem tv por assinatura, internet de 100Mbps com tráfego ilimitado, um plano de voz e mais um plano de celular. Essa era que o cara da Anatel falou não deve ter chegado por lá.

Anônimo disse...

Secretaria e outros do governo estão diminuindo a velocidade de conexão para baixar custos.
Decerto estão negociando com teles para aumentar tarifas para o consumidor e
elles aumentarem a velocidade dos delles. Sempre assim > negociatas

Anônimo disse...

Cortar sinal do presídios não o fazem

Anônimo disse...

Só no Brasil isto acontece.
A pergunta é:
Quanto os politicos, diretores da anatel e do Ministério das Comunicações estão recebendo de PROPINA, para fazerem mais esta sacanagem com o consumidor brasileiro de serviço público concedido?
Brasil! O País onde TUDO é mais caro.
E de pior qualidade.

Anônimo disse...

Censura digital! Se isso acontecer não pagaremos mais as contas de Internet! Quero ver deixarem o país todo enraivecido sem internet!

Zé do Burro disse...

Boa oportunidade para o facebook começar a comercializar pacotes de internet no Brasil. Face, Google e quem mais se disponibilizar.
Certamente a Anatel é um antro de petralhas, como é a ANS e todas as outras agências reguladoras. Os que deveriam nos defender estão lá para se aproveitar das oportunidades, que certamente não são poucas.
Lembrem da Petrobrás: o petróleo é nosso e precisamos pagar bem caro por ele para cobrir os roubos e benesses da ex-tatal.

Anônimo disse...

FORA, FORA, FORA ANATEL. NADA DE LIMITE NA INTERNET. TEMOS QUE PEDIR A SAIDA DESSE CARA DA ANATEL. ELE DEFENDE OS INTERESES DAS OPERADORAS. VAMOS TERMINAR COM ESSAS AGENCIAS REGULADORAS CRIADAS PELO ESQUERDISTA FHC. FORA ESQUERDA, FORA ENTULHO AUTORITARIO.

Anônimo disse...

hahaha vão obrigar o gado a assistir globo aberta
hahaha
bem feito

Anônimo disse...

Pois se podem entregar o que prometem, que abra o mercado para companhias estrangeiras. Quem não segura a onda tem mais é que desaparecer.

Anônimo disse...

Com a ANATEL já sabíamos que não daria para contar. Temos o PJ. Estou com meu contrato guardadinho, só esperando.

Anônimo disse...

Isso é conversa fiada para aumentar o preco porque nao existe internet ilimitada. Por exemplo: Em uma conexao de 1 mega eh so multiplicar esse valor por 30 dias e vc vai saber quanto é o "ilimitado". O mesmo raciocinio vale para as outras velocidades. Eles estao enganando o povo para cobrar mais oferecendo menos.

Anônimo disse...

Vejam que é João Resende; Foi chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, integrou o conselho de administração do Banco do Estado de Santa Catarina e o conselho de administração da Transpetro Petrobrás. Entre 2005 e 2006, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix). Presidiu a Sercomtel e a Companhia de Desenvolvimento de Londrina (PR), cidade onde foi Secretário de Fazenda e diretor financeiro da Cohab. Atuou como economista no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e foi diretor financeiro da Fundação Paulista de Educação e Tecnologia. Atuou, ainda, como consultor e professor de pós-graduação. Foi nomeado, em 1º de novembro de 2011, para exercer o cargo de presidente do Conselho Diretor da Agência, com mandato até 5 de novembro de 2013. Por meio de decretos de 5 de dezembro de 2013, foi reconduzido ao cargo de membro do Conselho Diretor da Anatel, com mandato até 5 de novembro de 2018, e também à presidência da Anatel, com mandato de três anos.
Diz tudo.

Anônimo disse...

Só no Brasil mesmo. E o pior, essas operadoras são todas estrangeiras. Claro e Net são do Carlos Slim, mexicano que o FHC doou a Telebrás e Embraer para ele nos anos 90. TIM é italiana. VIVO é espanhola e etc. A OI/BrTelecom é do Daniel Dantas + Lulinha.

Na Coréia do Sul, Japão, EUA e outros países com melhor infraestrutura de telecomunicações o serviço é bem diferente. Nos USA o Google lançou um serviço de 1 Tera experimental.

Anônimo disse...

A partir do momento que acontecer essa limitação, teremos a seguinte alteração em nossos hábitos:
A pessoa irá acessar a internet e dar uma olhada no facebook,porque isso irá
"comer" a franquia dela;
Quem é proprietário de um BLOG vai sentir a diferença, pois as pessoas serão mais seletivas no acesso à internet e vão ter que "sacrificar" alguns acessos...
A pessoa vai deixar de ficar lendo páginas e páginas do "O antagonista", e quando começar a digitar um comentário, vai sair logo para não diminuir as horas de franquia...
A pessoa não irá acessar o twitter para não "gastar" o acesso!
Os aplicativos de solicitação de táxi via internet... Quando a pessoa está quase fechando o pedido, vem a mensagem que a franquia está acabando... compre mais créditos...
As pessoas não terão mais necessidade de trocar seus smartphones, porque o acesso à internet será limitado...
Fazer cursos om-line ou à distância também irão "queimar" a franquia das pessoas...
Ver filmes on-line ficará mais difícil...
Jogos on-line? Nem pensar!
Lojas como a DELL, que só fazem vendas pela internet, também serão prejudicadas...
Comprar passagem aérea? Vá direto Às lojas das companhias aéreas (procure uma loja da GOL, da TAM ou da AZUL e compre diretamente lá a sua passagem!)...
Reclamações on-line? Esqueça!

Enfim, um admirável mundo novo!!

Anônimo disse...

O governo não é a solução. O governo é o problema, já dizia o Reagan.

Anônimo disse...

"Enfim, um admirável mundo novo!!"?????????????????

Anonimo das 14:09

Anônimo disse...

Isso é o reflexo da falta de mercado e um pouco da nossa cultura. Tudo no Brasil tem que ser regulamentado, tem que ter um orgão do governo acima de tudo e de todos, e assim vão se formando os cartéis. Nós ensinaram que mercado aberto é "coisa do capeta" e agora chegamos nesse ponto. Quando criaram o Marco Civil todo mundo achou que viria a censura da internet, mas o que nos censurou mesmo foi a cláusula dele que quando as empresas de internet quisessem iriam limitar a banda e eles fazem isso porque não deixam o "zé da esquina" montar seu próprio provedor e fornecer acesso e principalmente porque é mais fácil limitar do que investir e infraestrutura de rede WAN no país. Enfim, é só mais uma porrada que vamos ganhar por não ter amadurecido de uma vez como nação.

Anônimo disse...

Tem toda a razão a ANATEL, nós brasileiros pagamos as taxas mais baratas do mundo e temos um serviço de qualidade superior a muitos países ditos de primeiro mundo e queremos o que? não pagar nada ? Vivam as agencias reguladoras sempre defendendo as empresas destes usuários exploradores.

Anônimo disse...

Bom, vou comentar meu ponto de vista. Qual foi a primeira das teles a inventar que whatsapp deveria ser proibido ??? A Vivo. Qual a primeira a inventar o corte dos dados no celular ??? Vivo. Qual que começou com esse papo de internet fixa limitada ???? Vivo. O que podemos fazer a respeito disso ??? Sair da vivo e ir para qualquer outra. A Tim fixo já deixou claro que não limitará a internet fixa. Eu fiz minha parte, sai da vivo e deixa ela com suas limitações e serviço duvidoso. Se puder, saia da vivo você também.

Anônimo disse...

A Internet nos dias atuais eh uma arma a servico da democracia , como pudemos ver nas recentes manifestacoes contra o governo. Majorar a internet neste momento , com o aval da Anatel, para mim soa como uma especie de censura politica. Pode nao ser, mas o momento nao eh oportuno para majoracoes .A Internet eh informacao, direito do povo. Deveria , isto sim, receber apoio e subsidios do governo .Ao inves de emprestar o nosso dinheiro via BNDES para paises ditos companheiros, como Cuba, Venezuela, Bolivia, Equador , para paises da Africa , e outros, em condicoes amigas, com juros menores, o governo brasileiro deveria isto sim governar para dentro , para o seu povo.
Claro que esta eh a modesta opiniao de um simples cidadao, sem foro privilegiado e sem mandato !!!

Anônimo disse...

Anatel protegendo as Teles.
Para não exigir investimentos, se pune os consumidores.
Falta seriedade e cobrar investimentos.

Anônimo disse...

No Mundo, teremos:
Coréia do Norte, Cuba e Brasil com controle do acesso à Internet pela população.
Quanto esta diretoria da anatel está recebendo de propina para defender com unhas e dentes esta proposta das empresas de tv?
Em sociedade tudo se sabe, mais cedo do que tarde este valor ($) vai aparecer.

Unknown disse...

Pessoal, não concordo com a política da Anatel, nem com o cartel e a propaganda enganosa das operadoras. Mas analisem, a internet é como a Avenida Ipiranga, são 3 pistas pra todos os carros na hora do rush. Não é simples criar uma "nova" pista, exige investimentos e as operadoras estão quebradas (porque estão quebradas eu não sei, mas tenho suspeitas...) O que não pode é alterar os contratos já vigentes unilateralmente. Quem já tem ADSL não pode ser limitado e pronto. Isso a ANATEL tem que garantir.

Anônimo disse...

A Vivo ganhou minha fidelidade com isso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/