Armínio Fraga diz que Lava Jato é necessária mas tem efeito paralisante sobre a economia e a política

O economista e ex-ministro da Fazenda Armínio Fraga classificou os casos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, como uma "ameaça real à qualidade da democracia", uma vez que o objetivo dos desvios seria "sustentar o poder político".

Armínio Fraga fez as afirmações em palestra a economistas estrangeiros que a operação provoca um efeito paralisante sobre a economia e a política. Ele disse ainda que o País está "claramente na direção errada".

Acompanhe o modo como a revista Exame acompanhou a exposição. O texto é do site da publicação:

"Estamos passando por um gigante escândalo de corrupção. Mas não é o padrão usual com algumas pessoas enriquecendo. É muito mais que isso. Há uma conexão organizada entre políticos e o esquema de corrupção para sustentar o poder político. É uma real ameaça à qualidade de nossa democracia", afirmou Fraga durante palestra na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio.

"Tem muita lavagem a ser feita", afirmou o economista, em referência ao nome da operação que investiga os desvios. Ele também alertou para as consequências das investigações.

"Há um efeito paralisante que parece estar afetando todo grande contrato no País. Teremos por um tempo uma paralisação no próprio Congresso, pois os parlamentares estão possivelmente pensando agora se irão à cadeia mais do que qualquer outra coisa, e não suficientemente sobre a nossa situação", completou.

Fraga ainda afirmou que a corrupção é "uma doença difícil de curar" e um dos desafios de toda a sociedade. O ex-ministro avaliou também não ser uma "coincidência" que o País enfrente uma crise combinada entre economia e política. Para ele, o País escolheu o "modelo errado".

"Estamos lado a lado, simultaneamente, com crise política e econômica. Uma alimenta a outra, e é muito difícil consertar. Na minha visão, a política vai ter que liderar com boas ideias. Até que a política mude essa velha forma de enxergar o País, essa abordagem sobre a democracia, e se foque em questões de longo termo, não conseguiremos consertar. Com sorte conseguiremos passar pela situação atual. Mas depois, em algum momento, algo vai acontecer, e não vamos nos adereçar às questões de modo mais profundo", avaliou.

Em sua palestra, Fraga traçou um panorama da história econômica recente do País, criticou a política tributária "enormemente distorcida", a presença "massiva" do Estado na economia e a alta acelerada da dívida pública sem geração de superávit primário para equacionar as contas públicas.

O economista afirmou que o Brasil vive "desconectado do mundo do comércio global" e que a atual situação do País está "diretamente relacionada" à mudança na política econômica ainda no governo do ex-presidente Lula.


"O presidente Lula foi eleito e para nossa boa surpresa manteve a política econômica até o final do primeiro mandato, quando as coisas mudaram em direção a um caminho não convencional que nos trouxe onde estamos. Houve uma firme queda de transparência e de disciplina nos gastos e por isso estamos ainda nesse caminho insustentável", afirmou.

18 comentários:

Anônimo disse...

O que tem efeito paralisante é a CORRUPÇÃO!...

Anônimo disse...

Esse conhece. Ao contrário do gerente do Bradesco, tem experiência internacional, é objetivo e direto. Ao lado do Meireles, um ótimo nome para tirar o Brasil do atoleiro. Só precisamos primeiro tirar a oligofrênica e seus asseclas do poder. E logo !

Anônimo disse...

VER E OUVIR,PENSAR E AGIR!!

SEMPRE UMA VISÃO LÚCIDA,POR ISSO ÓBVIA,A MAIS CORRETA QUE VI ATÉ HOJE.VAMOS "TRABALHAR" NELA, VAMOS LAPIDAR E APLICAR? ATÉ OS CORRUPTOS CONCORDARÃO EM SAIR DA SITUAÇÃO ATUAL, EM QUE TODOS ESTAMOS PERDENDO E MUITO.SE IGNORARMOS , SOSSOBRAREMOS.

Anônimo disse...

Bom dia Sr Políbio, com perdão da má palavra, FODA-SE o Erminio Fraga e todos os que se preocupam com a economia e lava jato.
Pergunto: QUAL ECONOMIA......precisamos é passar a limpo esse BRASIL,
Chega de tanto político ladrão, chega de tanta lei pra beneficiar setor público, chega pra tudo.
Ou recomeçamos do ZERO ou abandonamos o barco de vez. Ninguem mais aguenta a tranferencia de renda do setor produtivo pro setor imperativo.
"QUANDO VOCÊ PERCEBER QUE, PARA PRODUZIR, PRECISA OBTER A AUTORIZAÇÃO DE QUEM NÃO PRODUZ NADA; QUANDO PERCEBER QUE O DINHEIRO FLUI PARA QUEM NEGOCIA NÃO COM BENS, MAS COM FAVORES; QUANDO PERCEBER QUE MUITOS FICAM RICOS PELO SUBORNO E POR INFLUÊNCIA, MAIS QUE PELO TRABALHO, E QUE AS LEIS NÃO NOS PROTEGEM DELES, MAS, PELO CONTRÁRIO, SÃO ELES QUE ESTÃO PROTEGIDOS DE VOCÊ; QUANDO PERCEBER QUE A CORRUPÇÃO É RECOMPENSADA, E A HONESTIDADE SE CONVERTE EM AUTO SACRIFÍCIO; ENTÃO PODERÁ AFIRMAR, SEM TEMOR DE ERRAR, QUE SUA SOCIEDADE ESTÁ CONDENADA " (AYN RAND )
SÓ COM SEPARATISMO DO SUL É QUE PODEMOS RESOLVER ISSO.
Nelson Magalhães, Novo Hamburgo, RS.

Anônimo disse...

Uma coisa não exclui a outra.A economia está paralisada muito mais por causa da corrupcão e ineficiencia desse governo que só pensa na transferencia de dinheiro para comprar poder,via bolsa família,marcha das margaridas,MST,fundo partidário,sem falar na compra de parlamentares e os inúmeros CCs e ministérios,a maioria chefiada por nulidades.Basta ver o ministro de minas e energia,a menina dos olhos da presidAnta:um picareta de automóveis.Pode?No Lulo-petismo-dilmona pode.

Anônimo disse...

Pois é, Sr. Armínio Fraga!

Tivesse Fernando Henrique Cardoso privatizado a PETROBRAS, a Lava Jato não existiria. ONDE EXISTIR ESTATAL existe CORRUPÇÃO, com ou sem democracia.

Mas é claro que FHC não faria isto, afinal o dito cujo é SOCIALISTA verdadeiro e o LULA um MERCANTILISTA na claridade e corrupto no escuro.

A eleição dada ao Lula foi a oportunidade dele alcançar a classe mais alta na lista da Forbes, sindicalista nunca alcançará a riqueza pelas suas próprias energias.

Então, Sr. Arminio Fraga, fico na dúvida se o Sr. é capitalista ou mais um capitalista enrustido de socialista. Ou daqueles socialistas russos que enriqueceram dentro da URSS? Um coisa temos certeza, a distancia entre o Sr. e Lula e mesma que nós aqui na Terra e a Lua.

Anônimo disse...

O que paralisa a economia é uma organização criminosa ocupando espaço de um governo o que paralisa um governo é a corrupção institucionalizada pela presidente da república o que paralisa a economia é um judiciário conivente e parceiro de criminoso. INTERVENÇÃO MILITAR

Anônimo disse...

É só as instituições reforçarem o empenho em resolver tudo, leia-se TCU, STF, STJ e demais varas que julgam lula bancoop etc e pararem os recursos e mais prazos, e extinguir os partidos ladrões e o congresso trabalhar de segunda a sexta, que o Brasil limpa direitinho a sujeira da lava jato e volta a crescer.

O que não pode mais é esconder a sujeira embaixo do tapete.

Anônimo disse...

-E a incompetência e burrice de Dilma e sua equipe econômica não contam?
-E a política ideológica rasteira beneficiando todo tipo de republiqueta bananeira da América Latina em detrimento do Brasil?
-E o preço pago para este partido nefasto se manter no poder?
-E a corrupção devorando o país?
-Estão querendo abafar o Lava Jato, isso sim.

Anônimo disse...

Acho que tu se referes mais aos políticos pelo que pude entender. Mas vou aproveitar o teu comentário pra fazer um esclarecimento, já que muitos aqui dizem que funcionário público não produz nada. Realmente não produz. O servidor público, assim como muitos setores da iniciativa privada, é um prestador de serviços. Um vendedor de uma loja qualquer também não produz o que ele vende. Ele só presta um serviço ao cliente fazendo uma intermediação entre a indústria e o consumidor.

Anônimo disse...

Se o efeito danoso for compensado pelo banimento do PT, terá saído barato !

Anônimo disse...

Sempre com essas conversinhas que o Brasil está sempre metido nas falcatruas.Tem que ser feito uma cirurgia radical para extrair o tumor, mesmo que o paciente demore para se recuperar.

Carlos Flávio disse...

Polibio, o diagnóstico é de que quando o Estado e o Governo interferem na economia, no nosso caso, conhecido como “Capitalismo de Estado”, é certo que a corrupção grassará transformando aqueles em balcão de negócios.

Excessos de regramentos e intervenção em todas os setores produtivos e nas relações comerciais interpessoais. O “mercadinho do seu João” é limitado não apenas pela área geográfica em que está estalado, volume de mercadorias, nem pelo baixo poder de compra do público alvo, mas pela mão pesada do Estado que retira quase 40% de tudo que comercializa, inviabilizando desta maneira a grande parcela das atividades.

O Estado não gera riqueza, apropria-se desta por meio da coerção.

A melhor política social é permitir uma economia de livre mercado, e seus resultados serão a geração de riqueza, emprego e renda.

Não é a Lava Jato que leva a paralisia do país, mas a condição promíscua que vem dilapidando e transformado o Estado Brasileiro em financiador de projetos pessoais e de poder, onde as instituições encontram-se paralisadas devido ao aparelhamento e interesses escusos.

É preciso sanear o país em todas as esferas, fazendo uma ampla reforma estrutural, com reorientação da matriz produtiva e com uma gigantesca redução da máquina pública.

Precisamos de um Plano Estratégico que perpasse a atual lógica de políticas de governo. Precisamos rediscutir o Pacto Federativo, pois não haverá como promover mudanças de modernização quando a União retém 60% de tudo que é arrecadado.

O problema é que a oportunidade de promover reformas estruturantes poderá passar em branco, onde não vemos lideranças capazes de perceber a realidade do atual momento.

Carlos Flávio disse...

Polibio, o diagnóstico é de que quando o Estado e o Governo interferem na economia, no nosso caso, conhecido como “Capitalismo de Estado”, é certo que a corrupção grassará transformando aqueles em balcão de negócios.

Excessos de regramentos e intervenção em todas os setores produtivos e nas relações comerciais interpessoais. O “mercadinho do seu João” é limitado não apenas pela área geográfica em que está estalado, volume de mercadorias, nem pelo baixo poder de compra do público alvo, mas pela mão pesada do Estado que retira quase 40% de tudo que comercializa, inviabilizando desta maneira a grande parcela das atividades.

O Estado não gera riqueza, apropria-se desta por meio da coerção.

A melhor política social é permitir uma economia de livre mercado, e seus resultados serão a geração de riqueza, emprego e renda.

Não é a Lava Jato que leva a paralisia do país, mas a condição promíscua que vem dilapidando e transformado o Estado Brasileiro em financiador de projetos pessoais e de poder, onde as instituições encontram-se paralisadas devido ao aparelhamento e interesses escusos.

É preciso sanear o país em todas as esferas, fazendo uma ampla reforma estrutural, com reorientação da matriz produtiva e com uma gigantesca redução da máquina pública.

Precisamos de um Plano Estratégico que perpasse a atual lógica de políticas de governo. Precisamos rediscutir o Pacto Federativo, pois não haverá como promover mudanças de modernização quando a União retém 60% de tudo que é arrecadado.

O problema é que a oportunidade de promover reformas estruturantes poderá passar em branco, onde não vemos lideranças capazes de perceber a realidade do atual momento.

Anônimo disse...

NUNCA FIQUEI TÃO CONTENTE COM A QUEDA DO PIB, ASSIM, DESCOBRIMOS (BRASIL) E ACABAMOS COM O PT E A CORRUPÇÃO NO PAÍS. QUE O PIB CONTINUEM CAINDO AINDA MAIS E QUE MAIS POLÍTICOS, EMPRESÁRIOS (PSEUDO) E FUNCIONÁRIOS SEM VERGONHAS CONTINUEM INDO PARA A PAPUDA.
ALTAMIRO

Anônimo disse...

Alguém avisa o nerso da capitinga, das 09:52, que ninguém é contra a investigação e prisão de corruptos, etc., mas qual o crime cometido pela empresa, pessoa jurídica? É isso que o Arminio Fraga quiz dizer, ou seja, lincando a corrupto com a empresa, quebra a empresa. Quando teu emprego, teu salário, de familiar ou amigo for afetado, aí vc vai sentir o gosto da trolh......Ninguém merece pagar pelo que outro fez.

Anônimo disse...

"AVISO AOS NAVEGANTES"

DENTRE AS COLOCAÇÕE SÁBIAS E CORRETAS,ARMÍNIO OBSERVA QUE OUTRAS PROVIDENCIAS DO QUE NADA FAZER, SERÃO TOMADAS, É ÓBVIO,A BALBURDIA E ESCULHAMBAÇÃO TEM LIMITES, E JÁ TUDO PASSOU DO PONTO. O IMPÉRIO DA ORDEM DEVERÁ SE FAZER ACONTECER.

A PARTE PRODUTIVA E TRABALHADORA DO PAÍS ESTÁ SOB O JUGO DE UM SINDICALISMO IDEOLÓGICO, GIGOLO DOS TRABALHADORES REAIS , UM FUNCIONALISMO IMPRODUTIVO,DE TAMANHO EXAGERADO E QUE JÁ SUGA AS RIQUEZAS DO PAÍS.COMUNISTAS SOCIALISTAS ESTÃO DESTRUINDO O BRASIL.

CONTAMOS COM AS INSTITUIÇÕES DE MANTENIMENTO DA ORDEM.ELAS DEVERÃO SER ACIONADAS, NO MEU ENTENDIMENTO JÁ DEVERIAM TER SIDO ACIONADAS PARA O BEM DO BRASIL.DESORDEIROS,CRIMINOSOS, TOMARAM CONTA E É NECESSARIO,URGE MEDIDAS SEJAM TOMADAS PARA VOLTAR A PAZ E TRANQUILIDADE.

Anônimo disse...

Armínio Fraga tem que cuidar com o que diz!
Do jeito que ele fala, da a entender que a lava-jato esta procedendo errado. Na minha opinião, se tem alguém que merece respeito e credito é o juiz Sérgio Moro. Ele vai entrar para a história do país como o primeiro juiz brasileiro a combater a grande máfia de políticos e empresários corruptos, e, obter êxito.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/