Lava Jato: cunhada pagava mesada à mulher de Vaccari, diz MPF

Marice Corrêa de Lima faz depósito na conta da irmã e mulher de Vaccari, Giselda Rousie de Lima, em agência do Itaú, em São Paulo(Reprodução/VEJA)

A reportagem a seguir é do site www.veja.com.br

A força-tarefa da Operação Lava Jato pediu nesta segunda-feira a conversão da prisão temporária de Marice Corrêa de Lima, cunhada do ex-tesoureiro petista João Vaccari Neto, em prisão preventiva - o prazo se encerraria nesta terça-feira. Os procuradores da República encontraram uma série de depósitos fracionados, realizados até o mês passado, feitos por Marice na conta da irmã Gisela Rousie de Lima, mulher de Vaccari. O Ministério Público Federal diz que se trata de uma mesada com recursos ilícitos. O pedido ainda precisa ser analisado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR). Se for aceito, Marice ficará presa por tempo indeterminado.
"Tudo indica que Giselda [mulher de Vaccari] recebe uma espécie de 'mesada' de fonte ilícita paga pela investigada Marice, sendo que os pagamentos continuam sendo feitos até março de 2015. Nesse contexto, a prisão preventiva de Marice é imprescindível para a garantia da ordem pública e econômica, pois está provado que há risco concreto de reiteração delitiva", escrevem os procuradores.
A quebra do sigilo bancário de Marice revelou que ela depositou 322.900 reais, de maneira parcelada, sem origem identificada na conta da irmã, entre 2008 e 2014. Segundo o Ministério Público Federal, entre 2008 e 2012, ocorreram diversos depósitos acima de 10.000 reais, e também não identificados. Eles somam ao todo 260.500 reais.
O uso de depósitos divididos em valores menores é um expediente comum em crimes de lavagem de dinheiro para não despertar suspeita das autoridades de controle do sistema financeiro nacional (Sistema de Investigação de Movimentação Bancárias - Simba), que monitoram transações bancárias de grande monta. Como os depósitos eram feitos nos caixas eletrônicos, os valores ficavam restritos ao limite de 2.000 reais, para os quais não há necessidade de identificação do depositante. No Brasil, os depósitos em dinheiro vivo acima de 10.000 reais só podem ser feitos nos caixas convencionais, que exigem o registro de quem efetua o crédito.
Vídeo - A pedido do MPF, o Banco Itaú enviou imagens de Marice em agências bancárias da capital paulista realizando os depósitos na conta da irmã. As imagens foram feitas em março por câmeras de segurança em agências bancárias nos bairros Saúde e Planalto Paulista, que ficam próximas à casa de Vaccari. Questionada pela Polícia Federal durante interrogatório nesta segunda-feira, Marice negou ter feito quaisquer depósitos para Giselda neste ano.
No pedido de prisão preventiva, os investigadores descreveram os depósitos de Marice flagrados pelo videomonitoramento. "O primeiro depósito foi efetivado no dia 2 de março de 2015. Das imagens enviadas pelo banco, é possível verificar Marice esperando na fila da agência. No exato momento da operação bancária identificada, as câmeras de segurança capturaram a imagem de Marice realizando o depósito em um dos caixas automáticos da agência. O segundo depósito foi efetivado no dia 6 de março de 2015. Analisando as imagens enviadas pelo banco, também restou possível identificar Marice realizando um depósito em favor de Giselda."
Marice Corrêa de Lima era apontada como uma operadora auxiliar de propinas para Vaccari e o PT. Ela recebia remessas de dinheiro até em casa, conforme documentos apreendidos pela Polícia Federal e depoimento do doleiro Alberto Youssef. Mas agora os procuradores já indicam que suas atividades iam além disso: Marice também era a responsável por receber vantagens pessoais indevidas destinadas a Vaccari. A mulher do petista e a filha do casal, Nayara Vaccari de Lima, já eram investigadas por lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.

9 comentários:

Anônimo disse...

É AMANHÃ DO SITE UAI.COM

Moradores farão panelaço durante entrega da Medalha da Inconfidência em Ouro Preto


20/04/2015
Agencia Estado
O movimento Vem Pra Rua convoca moradores e prepara um novo protesto contra o PT, desta vez durante a entrega pelo governo mineiro da Medalha da Inconfidência. O chamado para o panelaço, marcado para esta terça-feira, 21, às 10h em Ouro Preto, Região Central de Minas, está sendo feita pelas redes sociais. O grupo também organiza um ato simultâneo na Praça Tiradentes, em Belo Horizonte.
m seu primeiro ano de gestão após 12 anos de administração tucana, o atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), decidiu homenagear o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. O ministro do STF é questionado por ter votado contra a condenação de petistas, como o ex-ministro José Dirceu, durante o julgamento do mensalão.

A homenagem se estenderá também aos ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Previdência, Carlos Gabas, além do advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Outro condecorado do dia será o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile.

"Repudiamos que a Medalha da Inconfidência seja dada a apadrinhados do PT de reputação duvidosa. Tiradentes é um herói que não merece essa afronta", diz a convocação nas redes sociais. "Nosso herói não merece tamanha afronta!", enfatiza o texto na internet.

A Medalha da Inconfidência é uma homenagem oferecida pelo Estado a pessoas e entidades que, na avaliação do governo, contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. Este ano, 143 pessoas serão agraciadas com a honraria. Em nota divulgada à imprensa, o movimento diz que repudia veementemente as condecorações com a medalha "a pessoas ligadas à corrupção e à impunidade".

Anônimo disse...

Não existe mais motivo nenhum para esses família do Vaccari não ficarem todos atrás das grades! Certamente irão inventar que é dinheiro de pagamento por algum imóvel, os advogados já devem até estar correndo atrás da papelada!

Anônimo disse...

GOVERNO (DILMA) AUMENTA FUNDO PARTIDÁRIO PARA QUASE 1 BILHÃO.

COM CERTEZA PARA O PT PAGAR A MULTA.

É COVARDIA PARA COM O POVO.

TUDO NA MESMA COM TENDÊNCIA DE PIORA.

Transparência disse...

Toda a família será presa. Assim eles falarão. Não ficarão mudos.

Transparência disse...

Toda a família será presa. Assim eles falarão. Não ficarão mudos.

Transparência disse...

Toda a família será presa. Assim eles falarão. Não ficarão mudos.

Anônimo disse...

CUNHADA GANHOU 200 MIL DO PT A TÍTULO DE "INDENIZAÇÃO MORAL"

DAÍ COMPROU APARTAMENTO ...

OLHA, A CRIATIVIDADE DESTA GENTE IMPRESSIONA.

BRASIL VAI LEVAR 1 SÉCULO E AINDA NÃO VAI DESCOBRIR TUDO QUE ESTA GENTE FEZ, E ESTÁ FAZENDO, E O PIOR > PODERÁ FAZER SE NADA ACONTECER.

Anônimo disse...

Família que rouba unida, vai p'rá cadeia unida !!

Anônimo disse...

A mesada era o pedágio, o preço
cobrado pelo PT para autorizar a roubar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/