Só 6% das salas de aula de escolas públicas possuem computador no Brasil

O jornal O Globo de hoje revela que as escolas brasileiras, públicas e privadas, estão utilizando mais os computadores e o acesso à internet para atividades com os alunos, um movimento fortalecido pela crescente iniciativa dos professores em aplicar essas tecnologias nas aulas com os estudantes, mas que apesar disto, nas instituições públicas, o número de máquinas disponíveis aos alunos, a velocidade da internet, e a integração desses recursos à sala de aula continuam a ser desafios para o desenvolvimento de melhores práticas educacionais. É o que indica a pesquisa nacional TIC Educação 2013, divulgada nesta terça-feira pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), que mede o uso da tecnologia nas escolas brasileiras por meio da prática pedagógica e da gestão escolar.

. Leia tudo:

. De acordo com o levantamento, 99% das escolas públicas brasileiras em áreas urbanas possuem computador, e em 76% delas as máquinas estão disponíveis para o uso dos alunos.

. No entanto, apesar da boa disponibilidade, os computadores ainda permanecem concentrados em áreas fora da sala de aula: 89% das instituições públicas que têm as máquinas as mantém instaladas na sala do coordenador pedagógico ou diretor; 85%, no laboratório de informática; e somente 6% nas salas de aula — no universo que inclui as instituições particulares, esse índice é de 12%. Esses índices praticamente permaneceram estáveis desde o levantamento de 2012.


. Seguindo a tendência apontada por esses números, os laboratórios também mantém a hegemonia sobre a sala de aula quanto aos locais de uso da tecnologia pelos professores com os alunos: 76% dos mestres disseram utilizar o primeiro tipo de espaço, contra 46% que levaram a tecnologia para o segundo.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

3 comentários:

Anônimo disse...

mas temos estádios (agora vazios) de primeiro mundo espalhados por todo o país...

Anônimo disse...

Mesmo nestes 6% das escolas que tem computadores, duvido que estes sejam usados de forma inteligente e positiva em termos de adquirir conhecimentos que podem ser amplificados com o uso destas máquinas. O computador é tão "inteligente" quanto seu operador, seja ele aluno ou professor e duvido que os professores que ensinam nos computadores de escolas públicas, em sua maioria, tenha condições de mostrar toda a potencialidade civilizatória destas máquinas. Facebooks da vida e joguinhos são aplicações que quase nada acrescentam exceto como formas de comunicação e lazer, e temo que a manipulação do uso dos computadores crie apenas mais um circo na vida das pessoas em geral e nada além disto!

Anônimo disse...

temos estádios que serão utilizados de mil maneiras.

e temos 502 anos de absoluto descaso com a educação, e só 12 de tentativa de recuperar o atraso.

deslig a telinha q vc td a CRER e informe-se melhor.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/