O jornal O Globo de hoje revela que as escolas brasileiras, públicas e privadas, estão
utilizando mais os computadores e o acesso à internet para atividades com os
alunos, um movimento fortalecido pela crescente iniciativa dos professores em
aplicar essas tecnologias nas aulas com os estudantes, mas que apesar disto, nas
instituições públicas, o número de máquinas disponíveis aos alunos, a
velocidade da internet, e a integração desses recursos à sala de aula continuam
a ser desafios para o desenvolvimento de melhores práticas educacionais. É o
que indica a pesquisa nacional TIC Educação 2013, divulgada nesta terça-feira
pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), que mede o uso da tecnologia
nas escolas brasileiras por meio da prática pedagógica e da gestão escolar.
. Leia tudo:
. De acordo com o levantamento, 99% das escolas públicas
brasileiras em áreas urbanas possuem computador, e em 76% delas as máquinas
estão disponíveis para o uso dos alunos.
. No entanto, apesar da boa disponibilidade, os
computadores ainda permanecem concentrados em áreas fora da sala de aula: 89%
das instituições públicas que têm as máquinas as mantém instaladas na sala do
coordenador pedagógico ou diretor; 85%, no laboratório de informática; e
somente 6% nas salas de aula — no universo que inclui as instituições
particulares, esse índice é de 12%. Esses índices praticamente permaneceram
estáveis desde o levantamento de 2012.
. Seguindo a tendência apontada por esses números, os
laboratórios também mantém a hegemonia sobre a sala de aula quanto aos locais
de uso da tecnologia pelos professores com os alunos: 76% dos mestres disseram
utilizar o primeiro tipo de espaço, contra 46% que levaram a tecnologia para o
segundo.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
3 comentários:
mas temos estádios (agora vazios) de primeiro mundo espalhados por todo o país...
Mesmo nestes 6% das escolas que tem computadores, duvido que estes sejam usados de forma inteligente e positiva em termos de adquirir conhecimentos que podem ser amplificados com o uso destas máquinas. O computador é tão "inteligente" quanto seu operador, seja ele aluno ou professor e duvido que os professores que ensinam nos computadores de escolas públicas, em sua maioria, tenha condições de mostrar toda a potencialidade civilizatória destas máquinas. Facebooks da vida e joguinhos são aplicações que quase nada acrescentam exceto como formas de comunicação e lazer, e temo que a manipulação do uso dos computadores crie apenas mais um circo na vida das pessoas em geral e nada além disto!
temos estádios que serão utilizados de mil maneiras.
e temos 502 anos de absoluto descaso com a educação, e só 12 de tentativa de recuperar o atraso.
deslig a telinha q vc td a CRER e informe-se melhor.
Postar um comentário