Maior fundição de ferro do RS consegue recuperação judicial (concordata) em Caxias do Sul

Fundada em 1960, a Tomé S/A Indústria de Autopeças é a maior fundição de ferro do Rio Grande do Sul e uma das maiores fabricantes de tambores de freios no mundo, exportando regularmente para vários países e fornecendo o produto para diversas empresas no Brasil. A empresa conta atualmente com 250 funcionários e teve seu pedido de recuperação judicial deferido dia 04 de julho junto à 1ª Vara Cível de Caxias do Sul. O advogado responsável pelo pedido, João Pedro Scalzilli - sócio do escritório João Carlos e Fernando Scalzilli Advogados & Associados - destaca a importância da empresa na comunidade e sua necessidade de preservação. “O objetivo único é preservar a empresa como uma entidade produtiva que cria empregos, gera impostos e que retorna para o próprio mercado”, afirma Scalzilli.
       
. No pedido de recuperação judicial, a empresa caxiense elencou o aumento exagerado do custo energético como um dos fatores principais, já que a compra é feita no chamado mercado livre. Outro motivo apresentado foi o investimento em uma unidade de peças de aço, que não se mostrou tão rentável como a Tomé projetava.
       
. Com o deferimento do pedido, a empresa poderá ter um prazo entre 5 e 15 anos para o pagamento de suas dívidas, dependendo da decisão da assembleia de credores. Pela decisão da 1ª Vara Cível de Caxias do Sul, a empresa não poderá sofrer ações de execução ou protestos no prazo de 180 dias. As comercializadoras e distribuidoras de energia também não poderão cortar o fornecimento para a Tomé S/A.
       
- A Lei 11.101/05, que regula a recuperação judicial, proporciona a melhora de prazos para negociação, pagamentos e abatimento de valores da dívida, além de retomar a atuação no mercado. João Pedro Scalzilli destaca que a recuperação judicial “é a solução que as empresas podem encontrar para a crise”, ressaltando a importância desta decisão antes que seja tarde demais. Poucos escritórios no Brasil são especializados em Recuperação Judicial e Caxias do Sul conta com a exclusividade e expertise da equipe da Scalzilli. No caso da Tomé S/A, uma equipe de oito pessoas está diretamente envolvida no processo multidisciplinar que envolve gestão de crise e reestruturação.

Vá esta noite. O melhor de Porto Alegre.
Confira cardápio, carta de cervejas e chopes artesanais, endereços, serviços:
www.biermarkt.com.br

2 comentários:

FAÇANHA, um patriota disse...

A Concordata costuma ser o caminho para a Falência.
A Tomé S/A está nessa? É uma pena.

Anônimo disse...

O editor ao falar em concordata demonstra desconhecer minimamente a lei.
Um cursinho de atualização em TODAS áreas do Direito faria bem , ou pare de se denominar advogado, pois acaba queimando o filme dos verdadeiros profissionais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/