Professor da Mackenzie diz ao editor que IPCA-15 menor não impedirá estouro da meta de 6,5%

A desaceleração da inflação em maio já era esperada, de acordo com o que mandou dizer esta tarde ao editor o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sãop Paulo, Pedro Raffy Vartanian. 

. Pedro Vartanian acha que os choques nos preços dos alimentos tendem a se dissipar no meio do ano. É possível verificar que a queda no IPCA-15, de 0,78% para 0,58% refletiu basicamente a queda no grupo alimentação e bebidas de abril para maio.

 . Apesar da queda, o cenário prospectivo para a inflação continua preocupante. O economista da Mackenzie  considera 50% de possibilidade de um estouro do teto da meta em 2014, com uma inflação superior a 6,5% em 2014:

- A sinalização do Banco Central do Brasil é que o ciclo de alta da Selic vai ser interrompido na próxima reunião do COPOM, mas alguns fatores, como o represamento de preços administrados, o imposto sobre bebidas que foi postergado e as expectativas inflacionárias dos agentes da economia ampliam as incertezas sobre a relativa estabilidade dos preços nos próximos meses e exigirão cautela na condução da política monetária por parte do Banco Central do Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

QUANDO A GASOLINA SUBIR A UNICA FORMA DE MANTER OS PREÇOS É ABASTECENDO O MERCADO COM CARROÇAS, AGORA ENTENDO O OLÍVIO, SE TIVÉSSEMOS CARROÇAS SAIRIA BEM MAIS BARATO O TRANSPORTE, ETC.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Políbio,

Alguém lembra do PLANO CRUZADO, usado pelo PMDB para a eleição de 1986??

Alguém lembra a "M" que deu depois das eleições??

É tudo igual!!

JulioK

Anônimo disse...

Qual o partido do Professor? Se juntar todos os economistas em uma mesa, cada um tem uma opinião, a imprensa marrom glace, editor & Cia pinçam aqueles contaminados com a Sindrome do cachoro loco (o loco), digo, Sindrome de Cachoro vira-lata.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/