O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
instaurou nesta quinta-feira processo administrativo para apurar indícios de
cartel em licitações de trens e metrôs nas vendas feitas pela Alston e CAF para o Trensurb, Rio Grande do Sul. O Cade poderá pedir ajuda à Polícia Federal.
. O Trensurb é controlado por sindicalistas indicados pelo PT.
. Também serão investigadas vendas cartelizadas em São Paulo, Rio de
Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
. O Cade considera licitações feitas entre 1998 e 2013,
totalizando 18 empresas e 109 funcionários.
9 comentários:
Para quem conhece a lei 8666 (normas para licitações e contratos da Administração Pública) pode analisar a cronologia abaixo, com relação à compra de trens por parte da TRENSURB:
1-2 de agosto de 2012 - Audiência Pública com apresentação das especificações técnicas dos trens.
2-08 de outubro – Emissão do Edital
3-23 de outubro de 2012 – Questionamentos do Edital por parte das contratadas.
4-23 de outubro de 2012 – Visita técnica da CAF
5-24 de outubro de 2012 – Visita técnica da ALSTOM
6-31 de outubro de 2012 – Seção Pública Para Abertura de Proposta (conforme edital)
7-08 de novembro de 2012 – Apresentação de proposta (conforme DOU)
8-12 de novembro de 2012 – Adjudicação
9-26 de novembro de 2012 - Assinatura do contrato
Não é qualquer licitação. São R$ 243.756.000,00 (duzentos e quarenta e três milhões, setecentos e cinquenta e seis mil reais) envolvidos.
A TRENSURB não comprou bananas, comprou trens de alta tecnologia. E tudo feito com uma velocidade alucinante.
Item C do edital: Os consórcios entre empresas brasileiras, caberá a liderança à aquela que comprovar deter maior conhecimento técnico, conforme características definidas para a qualificação técnica.
Tanto a ALSTOM como a CAF têm condições técnicas para fabricar qualquer tipo de trem.
O interessante de tudo que no edital constantemente é mencionado a palavra consórcio.
E os gestores da TRENSURB desconhecem a prática de ilegalidade nesta licitação!!
Por favor, não sejamos ingênuos.
As empresas que passam a responder processo no Cade são, entre outras:
• Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda.;
• CAF Brasil Indústria e Comércio;
• T'Trans Sistemas de Transportes S.A.;
Na Trensurb, no período de gestão dos sindicalistas do PT:
• Expansão Novo Hamburgo: No Consórcio Nova Via - T'Trans.
• Conexão Metrô-Aeroporto (Aeromóvel): Na fabricação dos veículos - T'Trans (única licitante)
• Aquisição de 15 trens: Consórcio FrotaPOA, formado por Alstom e CAF (único licitante).
“As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.” Provérbio chinês.
Anônimo das 19:53 - "O interessante de tudo que no edital constantemente é mencionado a palavra consórcio."
É premonição dos dirigentes da Trensurb (rs, rs, rs). São marionetes e aprendizes de feiticeiro.
Que interessante esta cronologia. Que prazos exíguos! Quanta pressa!
Qual o tamanho e conteúdo deste edital, pois em apenas 20 dias os prováveis licitantes poderiam levantar questionamentos que certamente surgiriam com a leitura pela 1ª vez da documentação?
Surgiu algum questionamento? Ou as especificações foram tão perfeitas que não deixavam margens para dúvidas? Que equipe fantástica!!!
Qual o tamanho e conteúdo da proposta apresentada pelo Consórcio, pois em que apenas 1 semana foi analisada e adjudicada pela Trensurb? Que equipe fantástica!!!
Faz me rir...
A Dilma não conhecia o contrato da refinaria de Pasadena.
A Dilma não conhecia o contrato da refinaria no Japão.
Os gestores da Trensurb desconhecem a prática de ilegalidade na licitação de trens.
Isso tudo chama-se incompetência administrativa.
Isso tudo chama-se irresponsabilidade com o dinheiro público.
O documento de especificação dos trens é composto de, 22 capítulos, 243 itens e 275 páginas.
O documento contendo os questionamentos quanto ao edital é composto de sete paginas.
Os questionamentos referem-e muito mais quanto as informações gerais do edital do que a especificação técnica dos novos trens.
O edital possui 56 páginas e a especificação dos trens possui 275 páginas. Sem computar documentos de especificação de outros sistemas utilizados pela Trensurb.
Se a presidente Dilma não sabia de nada na compra das refinarias imaginem os gestores da Trensurb.
Um dos questionamentos interessantes:
Questionamento 4 - Parte B – Anexo A (Especificação Técnica dos Novos Trens) – Item 1.4.15: Estamos entendendo que item 107 (conjunto de sistema de sinalização de bordo ATO), referente a Relação de Peças e Equipamentos Sobressalentes, não faz parte do fornecimento já que tal sistema não é requerido pelas especificações técnicas. Resposta: Referente ao item 107 - Conjunto de Sistema de Sinalização de bordo ATO. O entendimento está correto, uma vez que este não está previsto na especificação técnica dos novos trens, a operação com ATO. Portanto, não será necessário o fornecimento do sobressalente.
Observação: ATO. Automatic Train Operation (Operação Automática do Trem). Este sistema não será utilizado pela Trensurb. Então porque solicitar peças e equipamentos sobressalentes???
Que bagunça, mas entendo, toda vez que fizemos algo com pressa da M@#$%.
Isso que dá fazer Ctrl C / Ctrl V ou copia e cola.
As especificações dos trens novos está na internet/Google.
O interessante é que consta no edital que o Preço Global fixado como REFERÊNCIA é de R$ 244.000.000,00 (duzentos e quarenta e quatro milhões de Reais).
No contrato assinado com o consórcio FROTAPOA o valor global foi de R$ 243.756.000,00 (duzentos e quarenta e três milhões, setecentos e cinquenta reais).
É muita coincidência.
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