Meirelles diz que chegou a hoira da veredade para os emergentes, inclusive Brasi

Num artigo intitulado "Hora da verdsade", publicado na Folha de hoje, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ensina que os últimos acontecimentos reforçam a importância de fundamentos macroeconômicos sólidos. Saiba mais:

Os mais importantes são: 1) política fiscal que mantenha a dívida pública em patamar financiável a taxas baixas mesmo em momentos difíceis; 2) política monetária que mantenha a inflação e a expectativa de inflação no centro da meta; 3) taxa de câmbio flutuante que permita absorção dos choques externos e equilíbrio nas contas correntes.

. Os eventos recentes também mostram que distorções no sistema de preços por interferência governamental têm consequências profundas e podem comprometer o ambiente econômico mesmo em países com macroeconomia equilibrada.

. Na China, com fortes fundamentos, há desalinhamento importante nos preços relativos, entre eles um preço-chave --o crédito. A maior parte do mercado era administrado pelo governo com taxas artificiais, havia custo de capital descolado do custo de oportunidade (o que gera investimentos improdutivos) e subvalorização da moeda.


. As consequências foram excesso de capacidade em diversos setores e endividamento alto e opaco de governos provinciais e estatais para atingir metas de investimento e produção.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Peço que pesquise "shadow banks" da China!!

É de arregalar os "olhos da gatiada".

Ninguém sabe o tamanho do rombo!

Já tem gente pesada(ver CNBC) prevendo uma "aterrissagem forçada" da China já para 2014 com PIB de apenas 4%!!

JulioK

Anônimo disse...

A festa acabou !
Seguirá o mundo nas mãos dos realmente grandes, o resto é bolha!

Anônimo disse...

O DRAGÃO ESTÁ COM O FACHO FRACO?

CONSTRUIRAM CIDADES INTEIRAS,ENORMES SEM NINGUÉM PARA MORAR,BILHÕES E BILHOES DESPERDIÇADOS...

SERÁ QUE ELES SEGUIRAM OS CONSELHOS DA DILMA?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/