Municípios começam a romper convênios de transporte escolar. Como as estradas pedagiadas, volta tudo para as mãos de Tarso.

O governo do Estado não quis ouvir as advertências feitas pela Famurs e agora está tendo de transportar os alunos da rede estadual sem o auxílio das prefeituras em quatro municípios gaúchos: Santa Maria, Santiago, Santo Antônio das Missões e São Francisco de Assis. Elas decidiram romper o convênio do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate). O desacordo é resultado de um déficit anual de R$ 100 milhões entre o valor gasto pelas prefeituras para realizar o serviço e o montante que o governo estadual repassa aos municípios. Nestes municípios, o governo estadual passa a gastar pelo menos o dobro do que repassa para as prefeituras.O prefeito de Santo Ângelo e presente da Famurs, Valdir Andres, informa que o valor repassado pelo Estado ao seu município é suficiente para saldar apenas 20% do transporte escolar dos alunos da rede estadual.  “A Famurs não recomenda o rompimento dos convênios, mas os prefeitos estão se dando conta dos prejuízos e a tendência é o problema se agravar”, observa. “Precisamos achar uma solução urgente para este assunto”, conclui. 

. O Peate determina a gestão compartilhada entre Estado e prefeituras para a realização conjunta do transporte escolar dos alunos das redes municipais e estadual de ensino. No entanto, os municípios alegam que o governo não repassa o total correspondente ao número de alunos, gerando uma defasagem nas contas das prefeituras.

. Os prefeitos denunciam que sofrem ameaças de membros do governo, que prometeram romper a parceria com a prefeitura em outros contratos. 

4 comentários:

Luiz Vargas disse...

Sofrer ameaças??? Esquisito isto!
Mas não podemos esquecer de que não há gestão pública e que o bando que está aboletado defronte a praça da matriz não é de gestores públicos, são PosTes que estão ali para ocupar as vagas e lamber o chão pelo qual a peremPTória majestade passa.
Gestores públicos não fazem ameaças.
Ameaças é coisa de quadrilheiros e não podemos nos esquecer que atualmente o país está dominado pelas quadrilhas.

Anônimo disse...

O Governo Gaucho e o Governo Federal estão quebrados,não tem onde tirar mais dinheiro.

Anônimo disse...

Cai a máscara de um governo inepto e enrolador. Ao final todos se darão conta que foi um grande atraso para o Rio Grande. Já disse e repito: votem direito, gauchada.

Anônimo disse...

O GOVERNO ESTADUAL FAZ UMA PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS TIPO CARACU, O GOVERNO ENTRA COM A CARA E OS MUNICÍPIOS COM O C...



EDUARDO MENEZES

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/