Saiba quem são os padrinhos dos caças Grippen, F18 e Rafale.

Até mesmo Barak Obama e François Hollande, ambos em visita ao Brasil, batalharam pela venda dos seus F18 e Rafale, mas quem levou foi a sueca Saab. Cada um dos ofertantes possuía padrinhos políticos fortes. Quem levou foi a Saab, apadrinhada pelo compadre de Lula, Luiz Marinho.

Saiba quem são os padrinhos políticos:

Dassault Rafale, França – Ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Saab Grippen, Suécia – Prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, ex-presidente da CUT e compadre de Lula.
Boeing F16, EUA – FAB

18 comentários:

Anônimo disse...

Engordando da conta bancária nas Ilhas Kaymann!

Anônimo disse...

Luis Marinho pq é Prefeito de São Bernardo do Campo, sede da Embraer, onde os caças vão ser construídos em parceria com a suécia, ou seja, a condição para a compra é pq a suécia aceitou passar 100% da tecnologia e construir em conjunto com o Brasil, com MÃO DE OBRA brasileira. Os caças americanos seriam construídos nos EUA e os Rafales na França, além do que eram bem mais caros.

Anônimo disse...

Qual foi a porcentagem da comissão destes políticos? Todo politico gosta de comissão, não daquela comissão, que tem que trabalhar, mas da comissão dos reais(R$R$R$R$).

Anônimo disse...

Como que um sindicalista de baixo nível intelectual, sem o menor conhecimento de logística de defesa e bélica pode palpitar uma compra tão específica e técnica.

Só neste país imundo do PT isto é possível !

Anônimo disse...

Pelo que sei, estes aviões ainda nem existem, são um projeto no papel.

Anônimo disse...

Os caças Gripen representam um salto na indústria de defesa:

Luis Nassif

A decisão da presidente Dilma Rousseff de optar pelo sueco Gripen, da SAAB-Scania, na licitação FX para os novos caças da FAB, podem ter surpreendido a muitos.

Mas trata-se do passo mais relevante dos últimos anos, no sentido de consolidação de uma política industrial de defesa – área que avançou com o Inova Defesa, de financiamento de pesquisas para empresas do setor.

Pelo menos desde 2011, alguns comentaristas do meu Blog (www.luisnassif.com.br) traziam informações relevantes sobre a proposta sueca.

Enquanto os franceses da Dassault e os norte-americanos da Boeing movimentavam-se no campo político e diplomático, os suecos montaram uma operação técnica invejável.

Desde o início, a Aeronáutica pendia para o Gripen. Em parte por suas características tecnológicas – com menor alcance e maior mobilidade -, muito mais pela possibilidade das parcerias tecnológicas.

Pela proposta, 80% da estrutura das aeronaves poderão ser fabricadas no país. Partes relevantes do processo, como ensaios, testes, homologação,. Desenvolvimento, produção e comercialização terão participação de empresas nacionais. Acenava-se, inclusive, até com uma exportação inicial de 30 células Girpen NG para a própria Suécia.

Os suecos dispõem-se também a incluir “o fornecimento e a integração de todos os armamentos pedidos pela FAB com os respectivos custos incluídos na oferta, as armas brasileiras assim como as que já contam no arsenal da força, integradas e requalificadas seu custos adicionais, com a participação da Embraer e da Mectron”.

Ao se aproximar da Embraer, aliás, os suecos tiraram um dos pontos centrais de vantagem da Dassault – que tem participação acionária na empresa.

Recentemente, a Embraer associou-se à Telebrás em uma nova empresa para trabalhar a área aeroespacial. E recentemente, o Ministério da Defesa classificou várias empresas fornecedoras na condição de empresas de segurança nacional, com vantagens fiscais.

Pela proposta da Gripen, o programa de ensaio de voos será realizado pela Embraer e outras empresas nacionais, possibilitando ao país a participação direta no desenvolvimento, qualificação e homologação da aeronave.

Haverá participação nacional também na integração do radar das aeronaves, mantida a proposta de uma aviônica 100% nacional.

No início, a divisão de trabalho será de 40% no Brasil e 60% na Suécia, com aumento gradativo a partir da segunda aeronave.

Não se ficou nisso. Nesse período, além da Embraer e da Mectron, os suecos montaram o consórcio T1, liderado pela AKAER de São José dos Campos, para fabricação de partes do avião. O pacote negociado inclui desenhos e modelos 3D. Mais de 50 técnicos e engenheiros brasileiros foram enviados à Suécia para treinamento.

Ponto importante, os radares oferecidos são os Raven ES-05 fabricado pela holding europeia Selex-Galileo. E ficou garantia a transferência de tecnologia para a paulista Atmos Sistemas Ltda.

Enfim, estão na mesa todos os ingredientes para uma política industrial de defesa.

PS: éra o Preferido da FAB. A cidade de São Bernardo do Campo fica no Estado de SP, governado pelo PSDB, se houve $ qual a porcentagem dos TUC ÂNUS, anonimo das 10:00? Se vc acha que houve comissão desse ou daquele partido prove ou cala boca.

Anônimo disse...

Mais uma vez a opção pelo pior.
O Brasil é um expert em má qualidade.
Má qualidade na educação , saúde, segurança,e principalmente na classe política.
Queriam o que?
Que escolhessem o melhor caça?
Sem chance!

Anônimo disse...

E o Lulla estava com todos !
Ou seja, elle leva $$$ sempre !

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Gostaria de avisar o missivista 9,59
que o petralha luis marinho é prefeito de SÃO BERNARDO DO CAMPO e a sede da EMBRAER é SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
Ao missivista das 10,12,as ingnorancia que astravanca o progressio,cobra caro.
Saudações

Campao disse...

Até posso acreditar em Papai Noel. Tudo bem. Mas acreditar que a SAAB, uma tradicional fabricante de aviões, de longos anos. Que produziu também excelentes automóveis e, ainda hoje, fabrica os possantes caminhões Scania ( quem não conhece, pelas estradas do Brasil?) passará 100% da tecnologia para produção de um produto extremamente estratégico e dotado de altos e sofisticados "segredos" na sua produção, ah, aí é demais. Além de tudo, o custo de construção de uma linha de produção e mais laboratórios de testes, tudo para fabricar 36( trinta e seis) unidades é enorme. Portanto esses aviões, pelo menos essa pequena encomenda de agora, não serão produzidos no Brasil. A Embraer, certamente irá montá-los, já que tem pessoal altamente capacitado para tanto,além de ficar com a concessão para manutenção. Alguém está sendo enganado e outros estão enganando. A escolha até pode ter sido acertada, ainda que contrariando a opinião da FAB.Mas argumentar com essas vantagens todas é iludir a opinião pública e subestimar a nossa capacidade de compreensão.

Anônimo disse...

País de índio é fod..., lembro que um caça russo fugiu para o Japão, os japoneses levaram quase um mês para devolver o caça, neste período os japas desmancharam o caça e copiaram tudo, hoje eles mesmos fazem suas aeronaves de guerra, aqui nem uma carroça conseguimos fabricar sem ajuda estrangeira. Quando caiu a cortina de ferro milhares de cientistas estavam no mercado, vejam a oportunidade que perdemos mão de obra qualificada e excelentes professores.



Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

O missivista das 11,03 é um autentico petralha,desprovido de inteligência e sabedoria
Preste atenção:
SÃO BERNARDO DO CAMPO É A CIDADE QUE TEM UM PREFEITO PETRALHA O luis marinho.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS FOI DEPOIS DE SANTO ANDRÉ,A CIDADE EM QUE OS PETRALHAS MAIS ROUBARAM,PERGUNTEM AO PAULO DE TARSO EX PETRALHA.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS TEM A SEDE DA EMBRAER
Quer que desenhe?
Saudações
Ps O cara recebe por linha e quando não escreve,manda um texto nassif com 38 linhas

Anônimo disse...

Ô anônimo das 9:59 a Sede da Embraer não é em São Bernardo do Campo.é em São José dos Campos.Não confunda Crocodilo com cocô de grilo.

Anônimo disse...

Esse é o PT, as forças armadas pedem uma coisa ele compram outra.Isso já aconteceu com os lançadores de foguetes que o PT comprou e o Exército queria outro que poderia ser transportado em aviões.O PT comprou lançador de foguetes que só se locomovem por terra,pensem num país continental como o Brasil a dificuldade de logística.E não adianta discutir com esses caras eles são cabeças duras mesmo. É melhor conversar com a parede que com um petista.

Anônimo disse...

AGORA QUE TEMOS OS FUSCAS DA AERONÁUCA SUECA PODEMOS INVADIR O URUGUAI, MAS TEMOS QUE PEGAR ELES DESPREVENIDOS PORQUE SE OS CACHORROS URUGUAIOS COMEÇAREM A LATIR OS AVIÕES PODEM CAIR.
NUNCA COMPRE PRODUTOS DE 2ª QUALIDADE, A NÃO SER QUE GANHE "ALGUM POR FORA".
QUAL É A MAIOR POTÊNCIA DO MUNDO? A SUÉCIA
ETA PETEZADA IGNORANTE E ATRAZADA.

Anônimo disse...

Pensa bem, vc se esfola para estudar,estudar,estudar e se formar como Brigadeiro e depois receber opiniões de petista, é demais.O Brasil está indo a passos largos para o abismo.Como dizia Roberto Campos:"PT é o partido do trabalhador que não trabalha,do estudante que não estuda e o Intelectual que não pensa".

Anônimo disse...


O opinião do petralha Nassif e nada é a mesma coisa.
Ele que vá cuidar do dinheiro que ganhou com o seu portal de apoio ostensivo ao lullo-petismo.

Anônimo disse...

Se a justificativa foi o preço, deveriam ficar com o que ja possuiam; se queriam segurança no ar, Mig, Rafale,
Fs... ou ate mesmo os chineses, mas nunca esse fusca voador dos suecos que sequer foi testado ainda. Pobre Brasil...

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