Saiba por que, neste momento, o Brasil não tem saída fora da eficiência do Estado e da maior produtividade da economia

O trecho mais importante deste artigo consistente do ex-presidente do Banco Central está no último parágrafo, quando ele escreve: "A grande lição a tirar dessas experiências históricas é que o caminho para o crescimento passa pela maior eficiência do Estado nas suas funções básicas de prover serviços fundamentais e de criar regras estáveis que promovam a livre competição, desenvolvam os mercados e assegurem liberdade para a sociedade empreender, trabalhar e buscar produtividade".

Leia, também, no último link, análise de José Roberto Mendonça de Barros, que avisa que o governo perdeu o rumo. 

* Título original: A força das raízes
Henrique Meirelles, na Folha de São Paulo deste domingo.

O Brasil iniciou de forma duríssima um programa de estabilização no primeiro semestre de 2003, que rapidamente ganhou a confiança da sociedade e do mercado.

O país voltou a crescer e, em julho de 2004, entrou numa sucessão de 51 meses de expansão econômica só interrompida pela crise de 2008, voltando a crescer desde então.

Nesse período, o Brasil usufruiu o que chamo de bônus da estabilização, que abriu grande espaço para o aumento do crédito e a absorção gradual de um número enorme de desempregados numa economia em expansão.

Esgotado esse período, com o desemprego já baixo e o crédito em fase de moderação de crescimento, entramos na época da produtividade.

É um assunto discutido extensivamente na mídia, na academia e entre analistas. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.
CLIQUE AQUI para ler a análise "O governo perdeu o rumo", de José Roberto Mendonça de Barros, domingo, O Estadão. 

4 comentários:

Mordaz disse...

Na verdade, tráfico de influência e mensalões como feitos pelo PT no governo é justamente a negação de tudo isto. Até parece que ele não estava lá junto com a quadrilha.

Unknown disse...

Mas e os empresários liberais, porque não realizam suas inovações? Precisam do Governo pra que? Já sei, pra socializar o prejuízo, ne? Pois quando a coisa da pra tras, como vimos em 2008, os liberais procuram o conforto do dinheiro da sociedade.

Anônimo disse...

Como toupeiras ensandecidas podem aumentar sua eficiência? 0+0=0

Anônimo disse...

O filme já tinha sido visto.
Por quê só agora eles vem falar as verdades do péssimo governo que temos?
Claro que se falassem antes os "Sgarbi" da vida diriam que é dor de cotuvelo.
Agora já está passando da hora e pelo jeito os petralhas não sabem o que fazer, pois desarrumaram tanto a economia que endireitar tudo é muito para os neurônios estatizantes deles.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/