Saiba como dirigentes petistas do Trensurb congelaram seus altos salários para sempre

O editor recebeu denúncias de que a direção do Trensurb, a estatal federal que cuida do trem metropolitano no RS, passou a utilizar os termos da Súmula nº 372 - TST - Res. 129/2005 - DJ 20, 22 e 25.04.2005 -Conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 45 e 303 da SDI-1, naquilo que ela trata deste ítem:
Gratificação de Função - Supressão ou Redução - Limites.

. Diz a Súmula que "percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira. (ex-OJ nº 45 - Inserida em 25.11.1996". 

. Pois bem, com base nesta súmula,  a direção da Trensurb incentiva os atuais detentores de cargos com função gratificada a deixarem  seus cargos, substituindo-os por outros empregados. O interessante é que o empregado está saindo do cargo por livre e espontânea vontade e não, como diz a lei, sem justo motivo. Por paradoxal que possa parecer,  um dos principais objetivos da direção é reduzir a folha de pagamento e para tanto é necessário cobrir este “rombo”, já que o empregado deixa o cargo sem perder os direitos aparentemente conquistados. Só existem duas formas de resolver este problema: reduzir o quadro de empregados e arrochar o salário dos não aquinhoados com essas benesses. Aparentemente é tudo absolutamente legal, mas não caracteriza uma atitude ética ou moral defensável, pois quando sindicalistas, os atuais dirigentes petistas do Trensurb eram absolutamente contra esta prática.

- Em janeiro deste ano, os principais dirigentes petistas do Trensurb completaram dez anos de gestão, portanto aptos a levar junto tudo o que percebem atualmente, sejam transferidos para onde forem.

11 comentários:

Anônimo disse...

Por acaso não estais falando da CEEE?

Anônimo disse...

Os dirigentes da Trensurb estão dentro da Lei, ou seja, a Lei previa que eles poderiam se aposentar, ou seja, se aposentaram, pós lei.

Já FHC, do PSDB primeiro se aposentou com 55, depois, como Presidente, aprovou uma Lei e ninguém mais se aposentou com 55 anos.

Anônimo disse...

O presente esta mostrando que no passado eles foram apenas oportunistas. De fato estes petistas nunca lutaram pelo trabalhadores somente em benefício próprio.

Anônimo disse...

Viva as estatizações.(ironia)
Algum dia os contribuintes estarão conscientes de que a grande maioria das estatais é desnecessária e os serviços que eles devem ou deveriam prestar seriam melhor executados pela iniciativa privada. Os gastos do Estado diminuiriam e/ou poderiam ser melhor empregados em segurança pública, saúde e educação que é onde o estado deve estar mais presente.

Anônimo disse...

O demérito que é dado para as estatais pela sua ineficiência, não nos salvará se o serviço fosse da iniciativa privada.
A iniciativa privada explora, domina o mercado, define o preço como bem entende.
A casta que domina a iniciativa privada é a mesma casta dos mau políticos. Os seres pensantes que dizem "fazer o bem para as pessoas", diante das câmeras, são os mesmos que corrompem e fazem conchavos com a iniciativa privada. Logo, é trocar seis por meia duzia.

Anônimo disse...

É uma ilação o que você coloca em seu blog afirmando que o empregado está armando a sua exoneração. Cargos de chefia são de confiança da diretoria, portanto, quem determina a exoneração dos cargos é a diretoria. Essa, por sua vez, não é formada apenas por representantes do PT. O presidente é do PT, o diretor administrativo é do PP e o diretor operacional é do PSB. Nunca antes na história deste país, a TRENSURB foi tão bem dirigida quanto na administração presidida pelo PT. Basta ver os resultados.

Transparência disse...

O que o anônimo das 13:52 relata não é totalmente verdade. A Trensurb tem regime presidencialista. Quem manda é o Presidente. Ninguém interfere na decisão do Presidente.
Quem manda na Trensurb é o PT e mais ninguém. Com certeza este anônimo não trabalha na empresa. Quanto às exonerações, estão sendo feitas através de processo administrativo, onde o empregado esta solicitando a exoneração de forma espontânea e com aceite imediato da Diretoria Executiva e de forma induzida. O Diretor Administrativo não tem autoridade alguma, o Diretor Operacional não quer se incomodar e concorda com tudo. Essa é a verdade. Todos estão aguardando somar dez anos e ficar ganhando polpudas gratificações, mas sem nenhuma responsabilidade. Tenho quase certeza que este anônimo é um dos $gerentões$ da Trensurb e precisa defender esta maracutaia.

Anônimo disse...

idiota e puxa saco ta na cara que alem de burro tu deve ser um dos chefetes do Trensurb

Anônimo disse...

todos nos que trabalhamos na Trensurb e ex funcionarios temos que denunciar de todas as formas possiveis as sujeiras que a direcao e chefes da Trensurb fazem para que o povo que esta indo as ruas saibam onde ta indo o dinheiro deles

Anônimo disse...

A trensurb desde seu inicio foi um
local de achonchego dos camaradas PT, sendo sua diretoria nota 10 em ineficiencia. é o sistema PT de
governar,sempre explorando o povo

antonio

Transparência disse...

Para completar, hoje, 01/07/2013 o ex presidente da Trensurb retornou à empresa, como empregado, com uma Função Gratificada equivalente a 15 mil reais, fora o salário. Para que isso seja possível o antigo detentor do cargo será beneficiado com Função Gratificada incorporada de igual valor. O total deste cargo para a empresa será de 30 mil reais. Como o objetivo principal da direção da empresa é a redução da folha de pagamento, alguém sairá perdendo, provavelmente será o restante dos empregados que não são do PT. Parece que o movimento das ruas não reverbera na Trensurb.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/