Pedágios gaúchos ficam bem mais caros a partir desta terça-feira

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Trafegar por diversas rodovias gaúchas concedidas à iniciativa privada fica mais caro a partir de desta terça-feira, 1º de janeiro de 2013, quando entram em vigor novas tarifas. Este será o último reajuste dos polos de pedágio do Programa Estadual de Concessões de Rodovias (PECR), previsto para acabar no próximo ano por decisão do Palácio Piratini de não renovar os contratos com as empresas.Para os motoristas, os preços dos pedágios subiram mais do que o dobro da inflação desde o início do programa, em 1998. 

No polo de Gramado, por exemplo, a tarifa inicial era de R$ 4, mas à época havia a cobrança em apenas um sentido. Somente a partir de dezembro de 2000 começou o desembolso na ida e na volta, com os valores divididos. Se for levado em consideração que a tarifa para automóveis e utilitários de até dois eixos em 1998 seria R$ 2, o aumento até agora é de 295%, uma vez que o preço a partir desta terça-feira passa a ser de R$ 7,90. Enquanto isso, o IPC-A, considerado a inflação oficial pelo governo federal, subiu 145,6% de novembro de 1998 ao mesmo mês de 2012.

Nos demais polos do PECR, o valor inicial da tarifa, equivalente a R$ 1,50 em 1998 (originalmente R$ 3 quando havia cobrança em apenas um sentido), o aumento foi ainda maior. Com o novo valor de R$ 7, acréscimo foi de 366%.Além do reajuste de 4,7% definido pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) para os pedágios que hoje integram o programa gaúcho de concessões, o polo de Pelotas, no Sul do Estado, terá um reajuste ainda maior: 7,13%. 
 Conforme autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a partir desta terça-feira a tarifa para automóveis, caminhonetes e furgões passa a ser de R$ 9. Como o preço inicial para veículos de passeio, em 2001, era R$ 2,20 — desde o início arrecadado nos dois sentidos — o aumento a partir do começo das operações chega 309%, quase três vezes mais do que a inflação do período, de 110%. A empresa conseguiu este ano a renovação da sua concessão até 2026.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bem fez o Tarso de acabar com essa vigarice...

Anônimo disse...

O tasso vai baixar os pedagios vai ficar quaze de graxa ele nosso gover DOR

Anônimo disse...

vigarice vocês vão ver eh quando começarem a trafegar por uma estrada mantida pelo governo...

preparem um estoque de amortecedores e demais componentes de suspensão...

depois não encham o saco por causa dos buracos...

Surfista Prateado disse...

Gosto desses raciocínios(?!?!?), tipo o IPCA foi de X%, mas o preço de algo aumentou Y%... Coisa de gente sem inteligência, se for economista ou metido a entender de economia então... Nem se pode classificar o sujeito. Qualquer produto ou serviço tem custos específicos que MUITO POUCO tem a ver com o IPCA, que é uma média esdrúxula de preços. Vamos clarear com um exemplo extremo: provavelmente boa parte do custo de um pedágio está associado ao preço do asfalto, então vamos supor que 50% do custo do pedágio seja relacionado ao preço dele. Se de um dia para outro o preço do asfalto triplicasse, certamente a influência desse aumento no IPCA seria mínima, porque mesmo que pedágios estivessem incluídos no cálculo do IPCA, só o afetariam no ano seguinte, porque o aumento de pedágio é anual. Porém, no custo da concessionária, isso significaria que de um dia para o outro, a tarifa cobriria apenas metade do custo que ela tem com a manutenção da rodovia. Se era 50% do custo antes, se triplicou, são 50% x 2, mais os 50% que já custava, o custo agora é o dobro da tarifa. Se o reajuste ao final do ano for igual ao IPCA, será insignificante para cobrir os custos, a tarifa na realidade teria que no mínimo duplicar, para sobrar o mesmo que sobrava antes para cobrir os demais custos! Mas vá esperar que um sujeito que escreve "QUAZE" entenda isso... Pior é que ele vota e vale o mesmo de qualquer outro, não é à toa que o PT exterminador do futuro está de volta... Já alguém com nível superior, bah é imperdoável. É como as pesquisas aí mostram: 50% dos universitários são analfabetos funcionais, pior é que continuam décadas depois de terem saído das universidades!

Joao Coragem disse...

Em 1998 era "Olivio e' o caminho, Brito o pedagio...". Com base em infantilidades como essa o PT ganhou 2 vezes a eleicao no RS pra nao resolver nada.... Pedagio e' sim uma necessidade para termos rodovia com qualidade e seguranca, mas queremos rodovia pedagiada como a Bandeirantes ou Dom Pedro I, ambas em SP, nao rodovia tabajara como Tabai-Canoas, pra citar um exemplo entre tantas ruins. Concessionario tem que ter bala na agulha nao da pra ser os mesmos mequetrefes.

Anônimo disse...

Pouco viajo portanto prá mim tanto faz o preço embora reconheço que a pessoa que usa o pedagio a serviço deve gastar um valor elevado, mas por outro lado devemos pensar que sem pedagio não teremos estradas e o conserto dos veículos será mais alto que o valor do pedagio ou vcs acreditam que o governo manterá as estradas transitaveis, lembram das promessas de baixar o preço das carteiraas de habilitação, baixou?eduardo

Anônimo disse...

A festa das concessionárias está acambando~. Vão ter que entrar em novo leilão e leva quem cobrar menos, além do que várias praças, como a de Caxias vai acabar.

Anônimo disse...

A festa das concessionárias está acambando~. Vão ter que entrar em novo leilão e leva quem cobrar menos, além do que várias praças, como a de Caxias vai acabar.

Anônimo disse...

A festa das concessionárias está acambando~. Vão ter que entrar em novo leilão e leva quem cobrar menos, além do que várias praças, como a de Caxias vai acabar.

Anônimo disse...

A festa das concessionárias está acambando~. Vão ter que entrar em novo leilão e leva quem cobrar menos, além do que várias praças, como a de Caxias vai acabar.

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