Artigo, Sueli Caldas - A metamorfose que a oposição não viu

* Clipping O Estadão.

"Afinal, deputado, a herança é maldita ou bendita?" Dirigida ao então deputado do PT e hoje ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a pergunta foi por ele repetida minutos depois, de forma bem-humorada, o que descontraiu e arrancou risos da plateia formada por um grupo de sisudos empresários reunidos em evento de premiação da Agência Estado. O ano era 2003, início do governo Lula. A "herança" era o legado de oito anos do governo FHC, satanizado pelo PT na campanha eleitoral do ano anterior. Os personagens eram, de um lado, empresários desconfiados e inseguros com o que poderia vir do governo Lula e, de outro, Paulo Bernardo, um ex-dirigente sindical do Paraná que, junto com o ex-ministro Antonio Palocci, fora escalado por Lula para desfazer a imagem do PT incendiário, do "sou contra tudo isso que está aí", do partido sem proposta para governar.
Os anos passaram. Bernardo tornou-se ministro do Planejamento pouco depois e, junto com Palocci, completou com eficiência a travessia da ponte de um PT socialista e incendiário para a realidade da economia capitalista (que o digam os banqueiros, que nunca lucraram tanto). A "herança", que o PT carimbou de "maldita" nos anos de FHC, acabou "bendita" e muito bem-vinda, tal a rapidez com que o governo petista a incorporou. E Lula não reviu nenhuma das privatizações de FHC, como havia prometido na campanha em 2002.
O País todo assistiu a essa metamorfose petista e, com o tempo, foi se habituando a ela. Hoje, os mais jovens chegam a atribuir à Lula realizações de FHC, como derrubar a inflação e criar programas de transferência de renda.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

PT SE ENFORCOU SOZINHO

A LIBERDADE TOTAL,sem oposiçao,foi a corda dada ao PT para se enforcar.

Não é mais o VESTAL que fingia ser, caiu a máscara ,seus líderes máximos são julgados e condenados CRIMINOSOS.

Milhões de inocentes úteis e enganados,Brasil afora, sentem vergonha do apoio que deram, do engano infantil a que foram induzidos.Hoje,baixam os olhos e não são mais aqueles "SOLDADOS DO BEM" que pensavam ser.

Só nos grotões ainda enganam.

Anônimo disse...

O PSDB adora o PT, pois, no fundo são todos farinha do mesmo saco.
As privatizações oportunizaram um aumento absurdo da arrecadação, com o qual foi possível a farta distribuição de dinheiro, tanto para ricos como para pobres.
O problema é que um dia a conta vai chegar, aí serão outros quinhentos.

Anônimo disse...

"Hoje, os mais jovens chegam a atribuir à Lula realizações de FHC, como derrubar a inflação e criar programas de transferência de renda."

mas isso eh culpa dos tucanos!

nada fizeram para resguardar seus feitos no governo FHC, que foram muitos!

e os tucanos pararam no tempo, achando que a obra se eternizaria sem fazer esforço nem propaganda...

ha um ditado que diz "quem nao eh visto, nao eh lembrado!"...

eu vivi os tempos da conversao da URV para o Real e sei o quanto esse plano foi importante para o pais...

mas ja estamos quase na segunda geração depois do plano e a gurizada não faz a menor ideia do que era esse pais antes do Real...

ha uma enorme massa de jovens que já nasceram com o Real no bolso sem ter a menor ideia de como foi criado...

pra eles, o Real existe desde sempre...

ai chegam os petistas, que fazem propaganda de tudo o que existe, e facilmente tomam pra si os feitos dos outros...

quem tem de ficar defendendo as obras do governo FHC somo nos, que nao temos filiação partidária nem lucramos em nada com politica, fazendo tudo apenas por amor a verdade...

Anônimo disse...

Lula só não se apropriou aquilo que foi feito por FHC como também tentou alegar como sua a obra de Itaipu. Quem lá esteve poderia ver a tal palhaçada. Mas Lula tem seus méritos, como por exemplo, ter aperfeiçoado o sistema de genocídio programado de aposentados do INSS. Transferiu uma enormidade de valores (os orçamentos Fiscal e Previdenciário não foram separados conforme manda a CF/88)da previdência geral para estatais, órgãos e despesas de custeio. Lula, ex-sindicalista foi no mínimo traiçoeiro, quanto a FHC, já era de se esperar, afinal aposentou-se jovem(garantiu o seu lado, escondia a sete chaves o fato e ex comunista, conforme colegas de universidade, só poderia ter feito isso mesmo,ou seja, enxergar o próprio umbigo.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

E o PT fez as maiores badernas contra o plano Real, dizendo ser eleitoreiro, e que somente favorecia aos bancos. Lula chegou a declarar em horário político naquele período que era mais plano neoliberal (lembram dessa palavrinha)do FMI fadado ao insucesso.

Nas privatizações colocava a tropa de choque de sindicalistas na frente da Bolsa de Valores em São Paulo, e muitos casos houve até agressões registradas pelas lentes dos fotógrafos da VEJA. No caso da privatização da Vale houve tumultos e quebra-quebra.

A IRONIA da vida, graça ao plano Real e as privatizações o PT conseguiu se manter no poder porque
seguiu a risca a cartilha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/