Chegou a hora de enquadrar as pesquisas eleitorais

Nos últimos dias de campanha eleitoral no RS, ocorreu uma enxurrada de pesquisas eleitorais. Em muitas cidades do interior, resultados opostos de enorme significado causaram perplexidade e indignação, já que passaram o cheiro de maracutaia. Mesmo em cidades como Porto Alegre ou São Paulo, pesquisas de intenções de votos são frequentemente contestadas.

. Existem casos graves de distorções no interior e nas capitais.

. O editor já manifestou aqui neste espaço a convicção de que chegou a hora de legislar sobre os serviços dos institutos de pesquisa ou exigir deles seu próprio código de autorregulamentação.

. Acima de tudo, a população, os clientes e as autoridades, precisam trabalhar com resultados que obedeçam padrões uniformes de aferição. As duas distorções mais graves que qualquer pessoa pode perceber e que podem alterar completamente os resultados: 1) As margens de erro, que depende da vontade de cada pesquisa, podendo ir de 2 a 5 pontos. 2) O universo pesquisado, porque alguns institutos trabalham somente nos locais de residência dos entrevistados e outros apanham os entrevistados em movimento.

5 comentários:

Anônimo disse...

ESTOU CHEGANDO DE SANTIAGO.
ESTÃO USANDO ENQUETE PARA MASCARAR PESQUISAS ELEITORAIS...
O JUDICIÁRIO FAZ VISTA GROSSA E PERMITE UM CRIME ATRÁS DO OUTRO...
PERGUNTO: ADIANTA DENUNCIAR NO MINISTÉRIO PÚBLICO?
DONOS DE JORNAIS, LACAIOS, SE PRESTAM PARA SERVIR CORONÉIS...


Anônimo disse...

As pesquisas são vendidas e os resultados são manipulados, conforme os interesses.
Afinal, o que no Brasil com um dinheirinho não se compra ?

Surfista Prateado disse...

Todo esquerdista é um legiferante, quer por regrinhas em tudo, ao invés de simplesmente RACIOCINAR: que empresa jogaria seu nome no lixo, dando resultados absurdos em pesquisas? Que empresa, cujo sucesso na atividade depende essencialmente de sua credibilidade faria isso? Se o editor REALMENTE acha isso, porque ao invés de reclamar não cria a sua própria empresa de pesquisas e simplesmente não fica MILIONÁRIO por acertar todas as previsões, já que as outras não acertam porque são vendidas ou incompetentes? Esse tipo de discursinho de "vamos regular as pesquisas" e tal é de doer.

Anônimo disse...

As pesquisas deveriam ser proibidas nos 90 dias anteriores a eleição( pelo menos sua divulgação), pois sabe-se que muitos eleitores trocam de candidato para não "perder".

Anônimo disse...

Pela primeira vez CONCORDO com o EDITOR, em GÊNERO, NÚMERO E GRAU.

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