73% do povo acham que mensaleiros são criminosos e deviam ir para a cadeia, mas só 11% acham que STF terá peito para fazer o que deve.

A maioria dos brasileiros defende a condenação dos principais réus do mensalão, mas só um em cada dez acredita que eles serão presos ao fim do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo pesquisa Datafolha deste domingo, 73% da população acha que os acusados de participar do escândalo devem ser mandados para a cadeia. No entanto, só 11% dizem acreditar que isso acontecerá.Os números se invertem em relação à hipótese de absolvição dos réus. Apenas 5% torcem para que eles sejam inocentados, mas 43% estão convictos de que este será o resultado do julgamento.

CLIQUE AQUI para examinar toda a matéria da Folha, inclusive tabelas e gráficos com todas as questões pesquisadas pelo Detafolha.

18 comentários:

Anônimo disse...

A diferença entre governabilidade e corrupção ativa:

Quando um partido, chegando ao Governo, loteia cargos da administração pública para formar uma base de sustentação que garanta a governabilidade, seus dirigentes e os diversos agentes que participam desse processo devem ser enquadrados no crime de corrupção ativa? É essa a tipificação penal adequada para essa prática tão antiga quanto a história do país e tão corriqueira quanto arroz com feijão? Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, quando entregou a Sudam a um cupincha de Jáder Barbalho em troca do apoio político do grupo liderado por este último, deveria ser mandado para a cadeia enquadrado nessa figura legal? É essa a pergunta que somos obrigados a responder implicitamente quando somos confrontados pela tese do Procurador Geral da República no processo do mensalão. Se respondermos que sim, então Fernando Henrique Cardoso deveria ter sido processado, julgado e, a meu ver, condenado por corrupção ativa em seu governo. Se acharmos que, pelo contrário, o ilícito, se houve, foi outro, devemos ser coerentes, e reconhecer que, na ânsia de fazer política a partir dos tribunais, o Procurador Geral montou uma tese que juridicamente não se sustenta.

Anônimo disse...

só 11 % acham q não serão ponidos, pois a esmagadora maioria dos brasileiros sabem que boa parte do STF está aparelhada pelo PT e também são bandidos.

Quem viu o que o tal Levandowski fez no primeiro dia do julgamento, e o post de ontem do malandrinho toffoli, da pra ver a escória que esta lá pra proteger o patrão Lula/Dirceu.

Anônimo disse...

Curioso que 73% tambem é o numero de lobotomizados que apoiaram o governo Lula, pai do mensalão...

Anônimo disse...

A defesa no Mensalão:

Márcio Thomaz Bastos, que defende o réu José Roberto Salgado, avisou, durante a sustentação oral que havia uma brecha, uma fenda, nos autos do processo apelidado de Mensalão.

No caso de algum ministro supremo não enfrentar a questão e surgir uma condenação por desconsiderar a nulidade, Thomaz Bastos, poderá utilizar o chamado remédio heróico. Ou seja, deverá impetrar habeas corpus em face de causa de nulidade absoluta e insanável.

A propósito, a lei processual, em caso de coação ilegal, que caberá habeas-corpus “quando o processo for manifestamente nulo”.

Como no momento não interessa alarde, Thomaz Bastos frisou ter o atual procurador-geral da República, Roberto Gurgel, mudado a acusação. Isto com relação ao libelo de compra de votos e lavagem de dinheiro.

Para Thomaz Bastos, a acusação original, –da lavra do antigo procurador-geral Antonio Fernando de Souza–, afirmava a compra de votos nos casos da reforma da Previdência e da reforma Tributária.

Nas alegações finais e já com a instrução encerrada, –de modo a surpreender a defesa e impossibilitar a oferta de contra-prova–, o procurador Gurgel mudou, alterou o libelo acusatório. E Gurgel, ilegalmente, sustentou que a compra de votos fora para aprovações da Lei de Falências e da PEC-paralela da Previdência.

Atenção: na petição inicial da ação penal acusava-se de compra de votos para apoio ao governo nas votações das reformas Tributária e Previdenciária. Nas alegações finais, substituiu-se para a Lei de Falências e a PEC-paralela da Previdência.

Anônimo disse...

Vai ser lindo ver o Zé sair algemado do supremo, direto para a Papuda, para desespero do petralha das 11:47, que, provavelmente, deve adorar chupar coisas "doces" ( segundo o ministro Toffoli ).

Anônimo disse...

Datafolha sobre mensalão é farsa para influenciar STF e eleições


Não é preciso ser muito inteligente para perceber que é uma fraude a pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, que afirma que 82% dos brasileiros querem que o STF condene os réus do mensalão. Uma fraude com fins político-eleitorais.

Essa pesquisa, vale dizer, sugere um nível de consciência política da sociedade que não deve existir nem na Suíça.

A farsa estatística do instituto de pesquisas da Folha de São Paulo é um ataque político que pretende pressionar o STF a condenar indistintamente os réus do julgamento e influenciar o processo eleitoral deste ano.

A própria reportagem do jornal paulista que dá conta dessa nebulosa sondagem carrega os elementos para se concluir que está sendo distorcida sob as razões supracitadas.

A manchete principal de primeira página da Folha é a de que “Maioria quer condenação, mas não crê em prisões”. A matéria, porém, mostra que essa maioria apenas respondeu de forma genérica a uma questão sobre corrupção.

Diz a matéria que 82% ligam o mensalão a corrupção, o que até uma criança de dez anos pode concluir no âmbito de um noticiário infatigável no sentido de colocar o assunto em pauta.

A pesquisa usa o senso comum e a desinformação da sociedade sobre o caso para construir uma tese política com objetivos escancaradamente político-eleitorais. Quem responderia que não quer a condenação de corruptos?

Aliás, a própria pesquisa mostra que o brasileiro está desinformado sobre o caso. Segundo o relato do jornal, 81% dos entrevistados dizem ter tomado conhecimento do mensalão, mas só 18% se consideram bem-informados.

Ora, como é possível que quem se considera mal-informado sobre um assunto já tenha opinião formada sobre ele? Como é possível que 82% tenham dito que houve compra de votos no Congresso se só 18% se dizem bem informados sobre o caso?

Se, como diz a matéria, 46% dos entrevistados pelo Datafolha julgam que a cobertura do mensalão pela imprensa é parcial e só 39% julgam imparcial, esse dado desmonta a tese de que a maioria já se decidiu pela tese jornalística sobre o mensalão.

A pergunta do Datafolha sobre a influência do caso nas eleições mostra objetivo político-eleitoral. E a ausência de transparência na divulgação dessa pesquisa ao não reproduzir o questionário submetido aos entrevistados, sugere manipulação.

Faz-se necessário, portanto, que os partidos políticos afetados pela divulgação nebulosa dessa pesquisa representem à Procuradoria Geral Eleitoral exigindo a divulgação imediata do questionário submetido aos entrevistados e a auditória da sondagem.

Aliás, nem é preciso que partidos políticos passem recibo e invoquem a Justiça Eleitoral. Qualquer cidadão pode fazer isso.

Nas eleição de 2010, por exemplo, a ONG Movimento dos Sem Mídia conseguiu abrir investigação de pesquisas na Polícia Federal. O Datafolha, inclusive, está sendo investigado. Não custará nada, portanto, fazer nova denúncia à PGE.

Anônimo disse...

No grande País da advogacia veremos o que é "justiça"!

Aquiles disse...

O mesmo petralha CC comunista postou 4 vezes só nesta notícia, para se fazer passar por vários internautas.

Como já vem fazendo em outras notícias.

Toma vergonha na cara rapaz, e vai arranjar um emprego decente e respeitável.

Anônimo disse...

A direita é toda semi-analfabeta? Revisão no título, por favor.

Anônimo disse...

Políbio, os petralhas ladrões do dinheiro público, estão tomando conta do teu blog. Não dá acesso a essa corja no teu blog. Manda elles procurarem os blog do grupo RBS.

Anônimo disse...

Fraude é tudo com a esquerda , acusa os outros dos delitos que ela comete e como comete, não é por acaso que se uniu a Maluf e Collor!

Anônimo disse...

Ellas estão descontroladas!!

Anônimo disse...

Apoio e reforço o apelo do anônimo das 18:35 Políbio.

PARE DE POSTAR AS IMUNDÍCIES E INSANIDADES DE PETRALHAS E COMUNISTAS CC'S EM TEU BLOG !!

ELES QUE VÃO EMPASTELAR COM SUAS OPINIÕES RIDÍCULAS E DELIRANTES O VERMELHO.ORG, OU O SITE DA MANU, OU DA CARTA CAPITAL.

Anônimo disse...

Se o PSDB acha que vai sair de lombo liso dessa, esperem. Buscaram um Processo do PT posterires ao deles. Mas a porteira se abriu. Vai ser um atraz do outro, Furnas, Compra de Votos para reeleição, Mensalão do PSDB, etc.

Esperem!!!!!!

Anônimo disse...

Pena que na época do FHC não tinha um Procurador Geral da Répública tão atuante como Gorgel nomeado por Lula. Pois os Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro ARQUIVAVA tudo que vinha contra o Governo e amigos do Governo. Tanto que o "probo" Senador Pedro Simon apelidou o então Procurador Geral da República como "engavetador geral da república". Viva FHC do PSDB que sou nomear o chefe do MPF adequado ao ditames do seu Governo.

Anônimo disse...

Os petralhas estão desesperados. Quando qualquer pesquisa aponta contra eles, vem uma cantilena de falsidade, etc. Isto é puro desespero.
Eles de tão desesperados estão postando em todos blogs tentando alterar o sentimento do povo sobre o julgamento do mensalão.
Puro desespero, ainda mais pensando que poderá sair uma condenação e uma ordem do STF para que o LULA seja investigado, pois é lógico que ele sabia de tudo, está cada vez mais evidente e isto poderá resultar em necessidade de instauração de um processo específico para apurar a sua responsabilidade criminal no caso, que poderá resultar em uma condenação severíssima contra sua pessoa.
É certo que continua rolando muito dinheiro público na tentativa de defesa dos petistas, pois o cara que tem postado neste blog tentando desconstruir a imprensa e o PGR deve ser um cara preparado para isto, pois mostra capacidade discursiva e conhecimento de pesquisas e justiça, deve ser um jornalista do JEG subsidiado por orgãos estatais para defender os petralhas.
Isso explica como uma empresa como a Petrobras, nas mãos dos petralhas pode dar prejuizo.

Anônimo disse...

.....é o mesmo do eleitorado que bate na Porta do Politico para pedir CC, tijolo, remédio, terreno, $, asa, telha, etc. Troca de votos por "benecias".

Esquecem que os politicos eleitos são o espelho da sociedade e depois vem pregar "moral de cuecas", qnado são entrevistados.

Anônimo disse...

NUNCA ANTES na história deste blog os petralhas se mostraram tão ativos na defesa de seus passivos. É porque eles mesmo estão vendo como estão podres os seus casos com carecas e barbudos, até 40% do PAC periga rolar cachoeira abaixo. perante a opinião pública.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/