Tribunal revisa sentença que condenou Buchmann. Yeda vai recorrer.

Saiu nesta quinta-feira a revisão da sentença de condenação do ex-Diretor Geral do Detran do RS, Sérgio Buchmann,  na ação indenizatória por danos morais (calúnia e difamação) que lhe moveu a ex-Governadora Yeda Crusius. Yeda já tinha vencido o primeiro round no juizo singular, o réu apelou e os três Desembargadores da 6ª Câmera Civel do Tribunal de Justiça acataram a apelação por 2 x 1. O advogado de Yeda foi o Dr. Fábio Medina Osório. 

. O ex-Diretor Geral do Detran prestou depoimento à Polícia Federal em 2009, todo ele baseado em conversas inexistentes com o Secretário Adjunto da Administração, Genilton Ribeiro. Ele foi levado às escondidas aos policiais pelo Promotor Ricardo Harbstrich. O depoimento foi integralmente vazado para a midia, que imediatamente publicou o material.

. A repercussão pública das revelações do Diretor Sérgio Buchmann deram a senha e forneceram elemento estruturante para a rumorosa entrevista de seis Procuradores do Ministério Público Federal, a interposição de temerária ação de improbidade administrativa e da CPI contra o Governo Yeda. O depoimento não foi checado. A ação e os demais eventos foran acionados em cima desses depoimentos.

. Foi tudo construído em cima da versão contada na Polícia Federal por Sérgio Buchmann.

. Caberá a Yeda Crusius a apresentação de embargos infringentes, que serão julgados por outra turma, esta de cinco desembargadores, sendo tres os mesmos juizes da audiência desta quinta-feira. Estes embargos são possíveis, porque Yeda obteve vitória em primeiro grau e cnseguiu um dos tres votos na 6a. Câmara.

- Na semana passada, em Santa Maria, a Juiza Federal Simone Barbisan mandou exluir o Professor Carlos Crusius da ação por improbidade movida pelo MPF. A Juiza absolveu Carlos Crusius liminarmente, porque a denúncia foi considerada imprestável (sem provas materiais e testemunhais - e até sem evidências de tipo algum).

CLIQUE AQUI para ler a sentença do juiz singular. 

Nota do editor - Esta nota foi modificada, porque a edição anterior disponibilizou informação exatamente contrária ao que aconteceu. A informação original foi recebida de fonte crível, reconferida e disponibilizada, mas o editor foi alertado sobre o erro no início da noite pela advogada de Buchman. A versão acima da notícia, foi obtida na própria 6a. Câmara Cível do Tribunal, pessoalmente pelo editor.


11 comentários:

Anônimo disse...

Porque a dona Rosane de Oliveira e o veículo de comunicação de propriedade do sr. Sirotsky não comentam esse tipo coisa. Depois de jogarem M.... no ventilador, quando a justiça é feita, eles ignoram. Um dia a verdade sobre este jornal e as pessoas que o dirigem vai aparecer,

Anônimo disse...

Curioso é que a Zero Hora, não publicou absolutamente nada a respeito desta matéria. Mas quando foi para denegrir a imagem da Governandora, lá estavam todos os paus mandados. Isto é revoltante!

Anônimo disse...

Esta midia, com credibilidade em queda, vai posar inocente neste caso. Veria pagar pelo divulgação da difamação.

Anônimo disse...

Meus parabéns aos Sr Desembar-gadores da 6ª Câmera Civel do Tribunal de Justiça e a ex-Gov Yeda.
Só fico pensando o que a "xixi velha" da Rosane de Oliveira e a RBS ZH não comentam esse tipo coisa. Um dia a verdade sobre este jornal e as pessoas que o dirigem e apresentam vão aparecer, inclusive esses "tais" de cara ocultas - GG e Cid Martins (eu tenho fotos deles) um dia a casa cai como caiu a máscara do Caco Barcelos, que teve que fugir e se esconder. Esses dois vermes ainda vão ser desmascarados, para mim jornalista tem que se APRESENTAR e MOSTRAR A CARA - sejam homens.
Alfredo

Anônimo disse...

Fico pensando quando a PC/RS faz operações (com denúncias, gravações, apreensões, escutas etc) a RBS, ZH e outras contestam, atiram dúvidas, descaracterizam e desmoralizam a nossa PC e BM, mas quando se referem a PF/RS nada disso é contestado, aceitam tudo como "eles" da PF diz, quero ver um "cuiudo" afrontar a PF, só valem as palavras deles?
Alfredo

Anônimo disse...

Vai ser capa de Zero Hora... no dia 1º de Abril!

Silvana Brunetti Castilhos disse...

Parece-me que o Jornalista Polibio Braga está postando sua notícias com base "NO OUVIU DIZER", exatamente como diz que Buchmann fez. Seria muito oportuno que verificasse a realidade do julgamento de hoje, que POR MAIORIA, DERAM PROVIMENTO AO APELO DE BUCHMANN, REFORMANDO A SENTENÇA DE 1º GRAU, VENCIDO O REVISOR.

Anônimo disse...

O PREJUÍZO CAUSADO AO NOSSO ESTADO PELAS CALÚNIAS E DIFAMAÇÕES, QUE FIZERAM A YEDA PERDER AS ELEIÇÕES E ENTREGARAM A VITÓRIA DE BADEIJA AO SR. TARSO É MUITO MAIOR QUE OS R$ 50.000,00, POIS ESTE CIDADÃO NÃO TEM NENHUMA PENA EM TORRAR AS FINANÇAS DO ESTADO E DISTRIBUI-LAS AOS "CUMPANHÊROS" DO PARTIDO VIA CCs

Anônimo disse...

Opa, Políbio. É tão bom jornalista que publica notícias erradas. Cabe processo, hein? Caluniador é o senhor.

Fernando disse...

Políbio,
parabéns pela correção ética de tua postura profissional. A coragem moral de corrigir uma nota face a novas informações é uma característica cada vez mais rara nos meios jornalísticos. É o tipo de postura desconhecida pelo pessoal do Eixo do Mal. Segue em frente na tua luta. Ela é a luta das pessoas de bem.

Anônimo disse...

Bye bye Yeda não precisa voltar. Tudo aos poucos vota ao seu devido lugar. Quem pagara as despesas dos processo? as custas do recurso? Agora Buchmann devera processar a ex, basta o stf confirmaram a decisão do TJ.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/