Artigo - A política como epicentro da indignação: o caso do Pacotarso

Este artigo é intitulado "A política como epicentro da indignação". Ele é assinado por Antonio Estella, catedrático de direito da Universidade Carlos III, de Madrid, e foi publicado na edição desta quarta-feira do jornal El Pais.

. Quem acompanha o que acontece na Espanha (o caso não é diferente em Portugal, Grécia ou Itália) sabe que a sociedade civil, tal como ocorre também no mundo árabe, está insatisfeita com a ineficácia do Estado, porque este tem sido pouco representativo, transparwente e aberto, o que significa que não tem legitimidade social adequada.
Ensina o catedrático:  "La manera de volver a crear una alianza entre la gente y el Estado, sus instituciones y los políticos, es tomando en serio las reivindicaciones de aquellos que piden que se acometa una segunda transición política en nuestro país".

. A leitura tem tudo a ver com o momento por que passa o RS, onde seu governante trai toda a sua história e o seu discurso anterior - e do seu Partido, o PT - promovendo confiscos fiscais sem precedentes para suportar gastos desnecessários, quase todos ligados ao inchaço da máquina pública, produzido apenas para arranjar centenas de novas vagas para seus camaradas da base aliada. Esta percepção ficou mais aguda depois que um dos Partidos da base aliada, o PTB, revelou que seus deputados recebem o equivalente a R$ 80 mil cada um por mês, na forma de CCs no setor público estadual, para votar com o governo - uma espécie de mensalão gaudério escancarado.

. É prova disto o Pacotarso, conjunto de projetos meramente arrecadatórios (R$ 800 milhões por ano, a mais, para os cofres estaduais, por enquanto). O governo sequer conjuga o verbo "economizar", mantendo o déficit zero conquistado a duras penas e encaminhando discussões sérias para resolver os impasses fiscais imposto po dívidas e despesas impagáveis, como são os casos do déficit da previdência e a dívida com a União. É o Estado que precisa mudar antes que se proponha mudar a matriz econômica do RS.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo..

4 comentários:

Anônimo disse...

As palavras de Tarso pela manhã de hoje dão conta do dinheiro a ser arrecadado a mais, irão para os pobres.
LOGO: a) Lula/Dilma não esterminaram a pobresa no Brasil como disseram;

b)Objetivo dele é a permanência no poder mediante a compra de votos.

Surfista Prateado disse...

Opa... Os votantes no PT sempre acreditaram em estado gigantesco e inchado, para que muitos concursos fossem abertos para poderem concorrer e entrar para a boquinha eterna. E sempre fizeram de tudo para que os salários fossem inchados até atingir a estratosfera como hoje.

Anônimo disse...

Enquanto no Brasil nao houver um povo com "culhoes" como os do Norte da Africa por exemplo nao faltarao Tarsos e outros gatunos e mal intencionados do genero para fazer o mesmo povo de idiota como os petralhas fazem, deitando e rolando em cima de um povo literalmente "lobotomizado"!!!

Ivo Leo Hammes disse...

É... o povo gaudério do Rs deu uma mancada ao escolher este Tro$$o Genero$o. E isto aconteceu já no 1°turno. Pipi fora do pinico. E agora vamos culpar quem pelo nosso atraso?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/