FAB prefere caça sueco a francês

Clipping - Folha de S.Paulo - 5 de janeiro de 2010
Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos

O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo. O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado jornalista Polibio Braga,sem dúvida a petralhada perderá milhões de dólares de "BÔNUS" pela decisão técnica da FAB,optando pelo "Gripen NG" sueco.
É nisso que resulta votar num agitador de portão de fábrica.
Provocará mais um "desconforto" diplomático.
Agora,tardiamente,Sarkosy saberá com quem estava lidando: com um pretencioso, mentiroso e megalomaníaco comunista burro!
Por essa,o lulla-vampiro não contava.Já estava até contabilizado pelo Delúbio,obviamente.

Anônimo disse...

Mas quem disse que em uma ditadura um relatorio tecnico vale mais que os interesses do imperador?

teste disse...

O nome do relatório é "Relatório Técnico do Comando da Aeronáutica".

É para decidir sobre aviões.

Precisa dizer mais?

Só no Brasil.

Lembra o general Augusto Heleno quando perguntado sobre o FX-2 devolveu: Não comento. Não é minha área e tenho juízo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/