PIB deste ano é revisado brutamente pelo governo

Notícias da noite de terça-feira sobre o crescimento da economia:

MUNDO - O crescimento mundial pode ser negativo em 2009 pela primeira vez em muitos anos, afirmou o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss Kahn, nesta terça-feira, em Dar es Salaam, a capital da Tanzânia.

BRASIL - O governo não fala mais em crescimento de 4% a 4,5% este ano, sobretudo depois do anúncio de que no quarto trimestre o PIB despencou 3,7% (no ano, o PIB cresceu muito bons 5,1%, o que estabeleceu média de 5% ao ano nos últimos tres meses, o que também é excelente). Lula disse à noite que espera crescimento pouco superior à média mundial, ou seja, algo acima de zero por cento. O ministro da Fazenda ainda aposta em 2,5% a 3%. O governo está alarmado e revisou totalmente seu discurso ufanista inicial diante da crise. As medidas que tem tomado para enfrentar a turbulência são claudicantes e não são abrangentes e nem preventivas. O BIS, nesta terça-feira, no jornal Valor, avisou que o número estará em abaixo dos 2%. O pior cenário parece ter passado com o quarto trimestre de 2008 muito ruim e primeiro trimestre deste ano apenas ruim (muitos indicadores de fevereiro e março já são bem melhores). A menos que o front externo deteriore de maneira devastadora, muito mais do que ocorreu nos últimos seis meses, a economia brasileira poderá marchar melhor a partir do segundo trimestre.

- A economia do RS, segundo o IBGE, cresceu 3,8% no ano passado, depois de ter avançado 7% no ano anterior. A excelente safra de grãos garantirá PIB favorável, mas para garantir algo perto dos 3% de crescimento, a produção industrial terá que se recuperar do tombo que levou em janeiro e fevereiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nosso "culto, honesto e competente" presidente da república não consegue diferenciar um poodle de um rottweiler, assim classificou o que se apresentava internacionalmente como uma grave crise econômica, como uma marolinha para o Brasil! Vamos torcer para Deus ser muito, mas muito brasileiro, porque senão.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/