Você pode até bater de frente com os números, mas isto será apenas uma perda de tempo e não conduzirá à compreensão do que ocorre neste exato momento com a economia, mas os dados sobre as vendas e sobre a inadimplência de fevereiro em Porto Alegre, são os seguintes:
1) vendas, mais 2%.
2) Inadimplência, 11,6%.
. Em janeiro, as vendas recuaram 2% e a inadimplência bateu em 11,2% (este dado do SPC vale para todo o Estado).
. Vale a pena sublinhar que neste momento ocorre o pior cenário produzido pelo desembarque da crise global no Brasil, mas mesmo assim os números acima nem de longe são desastrosos (um deles é até muito melhor, o da inadimplência). No ano passado, em fevereiro, as vendas cresceram 4,7% e a inadimplência era maior, de 12,1%.
. Vilson Noer, o presidente da CDL de Porto Alegre, com quem o editor conversou as 15h, mostrava-se animado e otimista com o cenário local da economia, até porque acaba de conduzir uma exitosíssima liquidação municipal, o Liquida Porto Alegre.
- A economia gaúcha, que cresceu 7% em 2007 e 3,8% em 2008, poderá avançar alguma coisa como até 3% este ano, apesar da crise global, puxada por nova supersafra de grãos (com bons preços) e graças aos investimentos públicos estaduais já garantidos para 2009. O setor de serviços vai caminhando bem. Só a produção industrial inspira graves preocupações por enquanto, porque os primeiros números de janeiro e fevereiro são desastrosos (com a safra na rua, a tendência é que a agroindústria reverta as brutais quedas do bimestre). A economia local está descolada da crise nacional que ameaça derrubar o PIB para perto dos zero por cento este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário