A Tetra Pak avisou o governo gaúcho que vai implantar uma fábrica de embalagens cartonadas longa vida no RS. Líder mundial na área, a empresa tem duas unidades fabris, uma em São Paulo, na pequena Monte Mor, e a outra no Paraná, em Ponta Grossa. Elas fabricaram 8 bilhões de embalagens brasileiras no ano passado.
. O RS está triplicando sua capacidade de produção e processamento de leite, o que gera investimentos milionários diretamente no campo e na indústria, mas também atrai investidores de toda a cadeia produtiva. O caso da Tetra Pak é típico, como foi também a decisão do grupo Renner Hermann. Será de R$ 30 milhões o investimento que começou a fazer em setembro no Alto Uruguai. A fábrica produzirá pó de soro de leite, beneficiando 1,2 milhão de litros por dia. Será a maior transformadora de soro de leite do sul do Brasil, gerando 100 empregos diretos.
. O grupo Tetra Pak, que é sueco, também está interessado nas áreas de vinho e de sucos.
. Tetra Pak, empresa líder de mercado em soluções para a indústria de leite e derivados, sucos e outros alimentos, comemora 50 anos de atuação no Brasil.
Um comentário:
As embalagens Tetrapak produzidas no Brasil são ultrapassadas em termos de tecnologia e descartadas nos países desenvolvidos (Vc já viu leite ultimamente nos EUA em caixinha, a maioria são embalagens plásticas igual aquela que a Parmalat usa), pois tem um elemento presente nas embalagens que é o aluminio que é altamente poluente, alem destas não serem recicláveis. No país algumas empresas já embalam leite longa vida em embalagens plásticas (somente uma no RS - a Languiru de Teutônia)que são mais práticas, memos volumosas e com 100% de reciclagem além de um custo bem menor (procure se informar quanto pesa este tipo de embalagem no produto final, em alguns casos chega a 40%). Na Argentina grande parte do leite longa vida vem embalado em sacos plásticos. Além de ser a única, caracterizando um monopólio esta empresa coage e pressionam as empresas que não usam o seu produto. Esta na hora de abrir uma discussão sobre este produto que entulha lixões e daqui alguns anos com a decomposição da embalagem, o aluminio estará no lençol freáticos dos nossos manaciais hidricos (já há suspeita da relação do aluminio com Mal de Alzheimer, por isso descartei todas as panelas de aluminio da minha casa).
Postar um comentário